VÍDEOS

Loading...

sábado, 22 de maio de 2010

Sumov vence e vai à final contra o Bonadiman

Fortaleza (CE) - Uma verdadeira guerra, no bom sentido, definiu o segundo finalista da Taçca Brasil Masculina de Clubes Sub-20. No clássico cearense entre Espaço Jovem/Fanor-CE e Sumov-CE, melhor para o Sumov que venceu pelo placar de 3 a 2. Com o resultado o time, além de ratificar a vaga anteriormente conquistada pelo futsal cearense na Divisão Especial, já que a semifinal foi disputada por dois times cearenses, conquistou vaga na decisão do torneio, contra o Bonadiman-MS.

O Sumov começou bem e por pouco não abriu o placar em finalização de Evim, que o goleiro Ítalo voou para defender no ângulo esquerdo. Depois disso a partida ficou mais truncada e o confronto se desenvolveu mais no meio de quadra que em qualquer outra parte da mesma, devido à forte marcação dos times.

Mas em uma jogada individual a equipe do Espaço Jovem conseguiu a abertura do placar. Risada recebeu passe pela esquerda de ataque, conduziu a bola até o meio da entrada da área, se livrando de marcadores no caminho, e bateu no ângulo contrário do goleiro do Sumov, que foi pego no contra pé. Um belo gol, certamente.

No segundo tempo de jogo o Sumov voltou mais aceso e logo chegou ao gol de empate, em forte chute de Bim. Mas o mesmo Bim acabou sendo expulso pouco depois, deixando sua equipe com três atletas em quadra por dois minutos. Nesse tempo o time de amarelo foi guerreiro e conseguiu suportar a pressão sem sofrer gol.

O resultado era de 1 a 1 e o jogo pegava fogo, inflamando a torcida que acompanhava o clássico cearense. Na sequencia o Sumov perdeu duas chances incríveis, em finalizações seguidas de Jo e de Lorim. Mas na terceira chance Bruno não desperdiçou a oportunidade, driblando o goleiro Ítalo e colocando no fundo das redes.

Risada passou a atuar como goleiro-linha do Espaço Jovem, que passou a pressionar muito em busca do empate. Mas quem marcou mais uma vez foi o Sumov. Andim recebeu passe depois de boa triangulação pelo meio de sua equipe e concluiu para o fundo das redes, marcando o terceiro de seu time. Risada descontou para a Fanor, mas não conseguiu o empate no final.

Andim, artilheiro do torneio com 9 gols e autor do tento que deu a classificação à seu clube, festejou a chegada à final. “Foi um jogo muito difícil, já que as duas equipes se conhecem bem e trabalham de forma muito organizada em quadra. Mas mostramos que o Sumov tem uma camiseta que pesa, de tradição e nos classificamos para a final”, sorriu o atleta.

Bonadiman conquista vaga para MS na Divisão Especial

Fortaleza (CE) - O time do Bonadiman-MS está na Divisão Especial da Taça Brasil Masculina Sub-20 ao vencer a UCB-DF pelo placar de 3 a 1, na semifinal da competição, que está sendo realizada no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). Com o triunfo, conquistado na tarde deste sábado (22/5), os sul-mato-grossenses também chegaram à final do torneio, onde enfrentarão ou Sumov ou Fanor.

O início de partida foi muito movimentado e logo no primeiro minuto de jogo a equipe do Bonadiman conseguiu a abertura de placar. Lineker recebeu passe no meio, na intermediária de quadra, ajeitou a pelota e mandou uma bomba no canto esquerdo do goleiro brasiliense, que não conseguiu a defesa.

O confronto permaneceu equilibrado mesmo com a abertura precoce de placar. A UCB foi ao ataque para tentar o empate, mas esbarrou na defesa sul-mato-grossense que estava marcando muito bem. O Bonadiman, por seu lado, tentava se aproveitar dos contra ataques para marcar seu segundo gol.

Depois de muito esforço a UCB chegou ao empate. Em boa jogada dos irmãos gêmeos, Dannilo e Danniel, o primeiro tocou por cobertura por cima da marcação servindo o segundo que bateu bem na saída do goleiro adversário. A bola bateu no travessão e caiu dentro do gol, para a comemoração do clube brasiliense.

Lineker comandava as ações do time de Sidrolândia-MS e era o jogador mais lúcido de sua equipe. Por pouco ele não ampliou em forte chute de fora da área, que o goleiro Philippe espalmou para escanteio. Até o final do primeiro tempo os times continuavam no ataque, mas o placar permaneceu o mesmo.

No segundo tempo Lineker levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Mas foi seu time que criou a primeira chance para marcar, em finalização de Claudeir, que bateu no travessão da meta da UCB. Durante o restante do tempo com um a menos, o Bonadiman se segurou bem atrás e impediu o gol brasiliense.

Melhor em quadra o Bonadiman fez o segundo. Alexandre Assis interceptou passe pela direita de defesa e conduziu a bola pelo meio, costurando a marcação. De lá mesmo arriscou o chute que foi no cantinho da meta brasiliense, sem defesa. No fim, Alexandre Assis marcou mais uma vez, por cobertura, para o time de Mato Grosso do Sul, fechando o placar.

Antônio Bitencourt, técnico do Bonadiman, comemorou muito a classificação junto ao seu time. “Mato Grosso do Sul que se prepare que conseguimos a classificação para a Divisão Especial. Este grupo está de parabéns, pois soube superar as dificuldades em quadra. Viemos de mais de 4 mil quilômetros para chegar até esse momento e conseguimos”, constatou.

RESULTADOS DA 4a. RODADA DO ESTADUAL DE FUTSAL 2010

CAMPEONATO CEARENSE 2010

4ª RODADA

22/Maio – (Sábado)

CADE (Maracanaú)
20:00 – Adulto Masculino
Maracanã Futsal 3X2 Fortaleza Futsal

Luzardo Viana (Caucaia)
20:00 – Adulto Masculino
Caucaia Futsal 2X4 Antônio Bezerra/UNEUVA

Dr. Jorge Luiz C. Maia (Morada Nova)
20:00 – Adulto Masculino
Ferroviário/Morada Nova 2X2 Quixeramobim/Posto G

Waldemar Alcântara (São Gonçalo)
20:00 – Adulto Masculino
São Gonçalo do Amarante 1X0 Sagrada Família/Canindé

Sen. Carlos Jereissati (Tianguá)
20:00 – Adulto Masculino
Tianguá Futsal 1X3 Horizonte Futsal

VIÇOSA DO CEARÁ
11:30 - Adulto Masculino
Viçosa/J Frios 1 x 1 Horizonte Futsal

JOGOS DO ESTADUAL DE FUTSAL 2010

CAMPEONATO CEARENSE 2010

4ª RODADA

22/Maio – (Sábado)

CADE (Maracanaú)
20:00 – Adulto Masculino
Maracanã Futsal X Fortaleza Futsal

Luzardo Viana (Caucaia)
20:00 – Adulto Masculino
Caucaia Futsal X Antônio Bezerra/UNEUVA

Dr. Jorge Luiz C. Maia (Morada Nova)
20:00 – Adulto Masculino
Ferroviário/Morada Nova X Quixeramobim/Posto G

Waldemar Alcântara (São Gonçalo)
20:00 – Adulto Masculino
São Gonçalo do Amarante X Sagrada Família/Canindé

Sen. Carlos Jereissati (Tianguá)
20:00 – Adulto Masculino
Tianguá Futsal X Horizonte Futsal

23/Maio – (Domingo)
Antônio Honório Passos (Viçosa do Ceará)
11:30 – Adulto Masculino
Viçosa/J.Frios X Horizonte Futsal

24/Maio – (Segunda-feira)
Paulo Sarasate (Fortaleza)
20:30 – Adulto Masculino – TV DIÁRIO
Mombaça Futsal X Limoeiro Futsal

26/Maio – (Quarta-feira)
Aécio de Borba (Fortaleza)
19:00 – Adulto Masculino
Clube dos Diários X Espaço Jovem/Fanor

Coluna do Papa no Jornal Diário do Nordeste

A AABB viaja

"É chegada a hora, a delegação da AABB Fortaleza está de malas prontas para participar em São Luís/MA, no período de 22 a 29 deste mês, do XVI Campeonato de Integração dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil. São 120 pessoas, associados da AABB e seus dependentes, que, sob a coordenação de Vandemberg, Kataoka, Edmar, Lima e Marlowe, vão à procura de confraternização e integração. O CINFAABB, maior evento promovido pela Fenabb, é também considerado o maior ponto de encontro dos aposentados do banco".

Bom treinador

O secretário de Esportes do Município de Viçosa, o desportista Amaury, visto aqui, acertou em cheio na contratação do novo treinador que assumiu o lugar do também competente técnico Elivésio. Com vários cursos ministrados e uma trajetória de títulos, ele mostra-se um moço competente e determinado. Seu último título foi de campeão da Copa Verão em Recife, apontado também como melhor treinador. Ricardo Matos me manda extenso curriculum que pelo espaço diminuto fica difícil de se publicar.

Tianguá

Com boa vontade tudo é possível. Josemar Machado, que faz esporte com seriedade na Serra da Ibiapaba, o Mazinho, facilitou e teremos hoje em Tianguá o time da casa contra o Horizonte. Já o jogo entre Viçosa e Horizonte ficou para amanhã domingo. A prefeita de Tianguá Natália Félix da Frota, a mais nova do Brasil vem dando todo o apoio ao esporte naquele município.

Cel. Davi

Ele é uma figura notável do esporte e um cestinha do nosso basquetebol, integrante que foi da equipe de ouro do Círculo Militar. Durante as comemorações dos 175 anos da Polícia Militar ele vai ser distinguido logo mais com a mais alta comenda da instituição que é a que leva o nome de Martiniano de Alencar. Davi Azim é nota 10.

O show do Belmino

Tanto na 5ª como na 6ª da semana passada, muita beleza, charme e classe no programa Grande Jogada da TV Diário. Danielle e Fabiana, que integram o seleto grupo que dirige o programa Sócio Torcedor, estiveram ao vivo no programa e o Belmino passou a ser o mais novo sócio do Leão, embora diga que vai sortear entre aqueles que realmente amam o Fortaleza. Como bom profissional que é, Belmino deu o seu recado e aumentou a credibilidade do programa. Danielle está aqui na coluna hoje porque sábado é dia de beldades.

Manhã festiva

Amanhã no Ginásio Paulo Sarasate acontecerá a disputa da grande final da Taça Brasil de Futebol de Salão, quando se conhecerá a equipe campeã. Os semifinalistas foram conhecidos na rodada de ontem.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sumov vence, se classifica, e define semifinais

O Sumov teve trabalho, mas buscou a vitória e se classificou
Fortaleza (CE) - O Sumov-CE ficou com a última vaga às semifinais da Primeira Divisão da Taça Brasil Masculina de Clubes Sub-20 ao vencer a Unic-MT, pelo placar de 5 a 2, em confronto realizado na noite desta sexta-feira (21/5), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). O resultado levou o clube cearense ao segundo lugar da chave A com sete pontos ganhos.

Com a classificação do Sumov, também se decidiram os jogos das semifinais da Taça Brasil Sub-20. No primeiro jogo a UCB-DF, primeira colocada da chave A, encara o Bonadiman-MS, segundo do grupo B, a partir das 15h. Na sequência o Espaço Jovem/Fanor-CE irá enfrentar o Sumov-CE, no clássico cearense. Os dois vencedores seguem para a final.

A partida começou muito movimentada e logo o placar foi aberto. Quem marcou primeiro foi a equipe do Sumov, com Madson, aos 37 segundos de partida, se aproveitando de um rebote da defesa adversária. Logo no ataque seguinte a Unic empatou, em forte chute de Alysson, com um minuto de jogo.

Apesar dos gols nos primeiros instantes, a partir daí o confronto ficou mais preso no meio de quadra, com as equipes buscando se defender bem e buscar o ataque somente de forma organizada. O Sumov era mais ofensivo, já que precisava vencer para se classificar para as semifinais.

Porém, quem chegou ao segundo tento foi a equipe do Unic. Café recebeu passe no ataque e bateu bem, deslocando o goleiro adversário, que saia tentando a defesa. Até o final da primeira etapa os cearenses buscaram o ataque, mas a defesa cuiabana esteve bem postada, evitando a maioria dos ataques, levando, assim, a vantagem para o intervalo.

Na segunda etapa de jogo o Sumov criou a primeira chance real de gol, em finalização de Adison, que carimbou a trave direita da meta mato-grossense. Mas na jogada seguinte o clube cearense teve maior sorte, chegando ao empate. Depois de jogada pela esquerda de ataque, a bola foi centrada para Ricardinho, que bateu de chapa de pé e igualou o placar.

Melhor em quadra e sendo apoiado por sua torcida, o Sumov chegou ao terceiro gol em finalização de Adison. Ele recebeu lançamento na esquerda de ataque e bateu bem na saída do goleiro Sodonio, que não conseguiu a defesa. Era o gol da virada do time de Fortaleza, que voltou muito mais aceso na segunda etapa.

Na reta final da segunda etapa a Unic passou a jogar com goleiro-linha e, com isso, ficou vulnerável aos contra golpes do Sumov. Dito e feito. Em um rápido contra ataque, Madson conduziu a bola ao ataque e finalizou bem, marcando o quarto de seu time. Andim marcou o quinto e encerrou a contagem.

Fanor bate Treze e classifica-se ao lado do Bonadiman

O Espaço Jovem está na semifinal do torneio
Fortaleza (CE) - O Espaço Jovem/Fanor-CE venceu a equipe do Treze-PB pelo placar de 4 a 2, em partida ocorrida na noite desta sexta-feira (21/5), em confronto válido pela Primeira Divisão da Taça Brasil Masculina de Clubes, categoria sub-20, realizada no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

O resultado classificou o Espaço Jovem para a semifinal na primeira colocação da chave B, enquanto o Treze perdeu a vaga para o Bonadiman-MS, que teve mais algo saldo de gol average do que os paraibanos. Com isso definiu-se ao menos, uma das semifinais, onde se enfrentarão Bonadiman e UCB-DF.

O jogo esteve muito movimentado desde o começo. As duas equipes marcavam muito bem e as infiltrações no ataque se tornaram mais difíceis. A temeridade de sofrer um gol fazia com que as equipes se preocupassem muito com a defesa, que esteve sempre muito bem postada, de ambos os lados.

O primeiro lance de perigo saiu a favor do Espaço Jovem. Em cobrança frontal de falta, Tomaz soltou a bomba e o goleiro João Neto defendeu com segurança. Em outra chegada a equipe cearense arrematou com Robert, para nova defesa do goleiro paraibano, que estava muito bem na noite.

O time cearense estava melhor e depois de algumas tentativas, conseguiu abrir o placar em finalização de Jefferson, aos 15 minutos de partida. No final do primeiro tempo o clube paraibano foi ao ataque, mas acabou concluindo mal as tentativas que teve, fazendo com que o Fanor levasse a vantagem para o intervalo.

No segundo tempo o Treze começou melhor e logo teve chance para empatar. Daniel recebeu bom passe pelo meio e notou a defesa aberta. Ele emendou um chute certeiro no canto esquerdo do goleiro Allan, que praticou grande defesa, evitando o que seria o gol de empate do time paraibano.

O jogo se mantinha movimentado e o Treze continuava lutando pelo empate. O problema é que o time paraibano subia ao ataque e deixava espaços em sua defesa. Com isso a Fanor se aproveitou e chegou ao segundo gol, anotado por meio de Robert, depois de um rápido contra ataque.

O Treze partiu para cima em busca do gol e, depois de algumas chances perdidas, o gol acabou saindo dos pés de André. Mas no minuto seguinte o clube de Fortaleza chegou ao terceiro gol, anotado por Robert. O Treze não desistiu e descontou novamente, em nova finalização de André. No final, a Fanor ainda marcou com Tomaz, encerrando a contagem.

O técnico Pedro Alcantara elogiou o nível da competição e disse que seu time, a Fanor, está preparado para as semifinais. “O nível está muito alto e, confesso que não esperava essa dificuldade toda para conseguir a classificação. Mas nosso time está preparado, crescendo a cada jogo, para buscar o título”, avaliou.

Bonadiman vence e aguarda resultados para buscar classificação para as semi finais

Fortaleza (CE) - O Bonadiman-MS fez sua tarefa de casa e venceu o CRB-AL pelo placar de 9 a 1, em partida ocorrida na tarde desta sexta-feira (21/5), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). Com o triunfo, o time chegou aos sete pontos ganhos, mesma pontuação do Treze-PB que é líder da chave B.

Agora o clube aguarda o segundo jogo de sua chave na Primeira Divisão da Taça Brasil Masculina de Clubes Sub-20, que será entre o próprio Treze-PB e o Espaço Jovem-CE. Os sul-mato-grossenses torcem por vitória do Treze para se classificarem, sem precisar fazer contagem do gol average. Sem pontos, o CRB acabou rebaixado juntamente com o representante alagoano da competição no ano que vem.

O Bonadiman precisava vencer para continuar sonhando com passagem para as semifinais e iniciou o confronto buscando o ataque, embora tenha encontrado pela frente uma equipe bem postada. O CRB estava seguro na defesa e não deixava que o clube sul-mato-grossense criasse oportunidades para abrir o placar.

Tanto que o time alagoano conseguiu a abertura de placar. Depois de boa jogada ofensiva a bola ficou com Tony que ajeitou e bateu forte para abrir o marcador. Mas no ataque seguinte o Bonadiman chegou ao empate. Em ataque pelo meio, a bola foi passada para Bruno, que estava livre pela direita. Ele tocou na saída do goleiro para igualar o placar.

No segundo tempo o jogo permaneceu igual. O CRB atuava muito bem e não deixava que o Bonadiman chegasse com facilidade à sua meta. Além disso, o clube alagoano criava algumas oportunidades no ataque que assustavam a defesa adversária, já que o time de Mato Grosso do Sul saía em busca do resultado positivo.

Mas quem acabou marcando foi o Bonadiman. Em chegada pela esquerda, Lineker fez cruzamento para dentro da área alagoana. Ramon tentou cortar de carrinho e acabou colocando a bola para dentro da meta de seu clube, em um momento de rara infelicidade.

O tento animou os sul-mato-grossenses que logo na sequência marcaram dois gols. Marcus fez o terceiro se aproveitando de boa jogada ofensiva e Maicon, o quarto, em momento de muita técnica. Ele recebeu a bola de costas para o goleiro, fez o giro e, sofrendo o abafa do arqueiro alagoano, deu um leve toque por cobertura, marcando um belo tento. No final o Bonadiman ainda ampliou com mais três gols de Marcus, um de Lineker e um de Bruno, encerrando a contagem.

Juazeiro bate CRB e ainda tem chances de seguir em frente

Fortaleza (CE) - O Juazeiro Futsal-BA venceu o CRB-AL em confronto realizado no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), pelo placar de 7 a 3. Com o resultado o clube baiano chegou aos seis pontos ganhos na chave B e ainda aspira possibilidades de classificação, já que chegou aos seis pontos e depende de derrota do Espaço Jovem e ao menos empate do Bonadiman, que jogam contra Treze e Campo Grande, respectivamente.

O CRB começou melhor e perdeu uma grande chance para abrir o placar quando Tony recebeu bom passe pelo meio e, livre de marcação, bateu forte, mas para fora. Na sequência o Juazeiro Futsal chegou ao seu primeiro gol. Soró tabelou e saiu livre pela direita de ataque, batendo forte para marcar.

O confronto ficou muito movimentado depois do gol baiano. O CRB estava bem em quadra e chegava por várias vezes seguidas à meta defendida pelo goleiro João Paulo, mas sem acertar as finalizações em gol. O clube baiano se defendia bem e tentava se aproveitar se sua velocidade no ataque para ampliar a vantagem.

Aos poucos, porém, o CRB passou a atacar com afinco e o goleiro baiano se tornou o nome mais importante da partida no primeiro tempo. Ele realizou ao menos três grandes defesas impedindo o gol alagoano. Mas o Juazeiro reagiu e chegou ao segundo tento por meio de Diogo, aos 15 minutos de jogo.

O CRB se manteve no ataque e logo descontou em arremate de Tony. Ele se aproveitou de um rebote do goleiro João Paulo e com um toque sutil, empurrou a bola para o fundo das redes. O Juazeiro foi novamente ao ataque e marcou outra vez mais. Em cobrança de lateral pela direita, a bola Maradona desviou contra o próprio gol e marcou contra.

Na segunda etapa de partida o CRB passou a atuar com o goleiro-linha e o Juazeiro se aproveitou para ampliar a vantagem com Alan, em chute por cobertura. Pouco depois Leandro marcou mais uma vez para o Juazeiro. O CRB descontou duas vezes, com tentos de Bruninho e Tony. Tico e Alan finalizaram o placar a favor do CRB.

Unic passa pelo Campo Grande e decide vaga nesta sexta

Fortaleza (CE) - A Unic-MT conseguiu um bom resultado ao vencer o Campo Grande-AC pelo placar de 5 a 2, em partida ocorrida na noite desta quinta-feira (20/5), em Fortaleza (CE). Com o resultado os cuiabanos chegaram aos seis pontos ganhos a chave A da Primeira Divisão da Taça Brasil Masculina de Clubes Sub-20, ficando na segunda colocação.

Na última rodada o time encara o Sumov buscando a vaga às semifinais. O Campo Grande-AC, por sua vez, permaneceu sem somar pontos e, com isso, o futsal do Acre está muito próximo de ser rebaixado para a segunda divisão do torneio, para o próximo ano.

O jogo se mostrou duro para os dois lados desde os primeiros minutos de partida. Impondo uma marcação muito forte, tanto a defesa mato-grossense quanto a defesa acreana estiveram melhores sobre os dois sistemas ofensivos, que se mostraram sem criatividade na primeira metade da etapa inicial.

Observando isso, o técnico Marcus Penna, da Unic, pediu tempo para reorientar sua equipe. Nos primeiros momentos o jogo ficou mais acelerado, mas aos poucos os dois times voltaram a se defender bem, impedindo qualquer possibilidade de abertura de placar na primeira etapa.

No segundo tempo a Unic voltou mais acesa e logo conseguiu abrir o placar. Em rápida jogada individual pelo meio de quadra, Tapanache passou pela marcação de dois adversários e bateu forte para o gol. O goleiro Estefeson fez grande defesa, mas deu rebote. O próprio Tapanache se aproveitou e bateu no alto para marcar.

Mas em uma bobeira na saída de bola do time cuiabano, o Campo Grande se aproveitou e chegou ao empate. Em uma troca de passes, a bola foi interceptada por Ederson que bateu forte para igualar o placar. No ataque seguinte, porém, a Unic chegou ao segundo gol em jogada individual de Lucas, que passou pelo marcador e bateu rasteiro em gol.

O terceiro tento veio em finalização de Alysson, tento este que deu certa tranquilidade ao clube mato-grossense no jogo. Alysson e Gel ainda marcaram mais uma vez para a Unic, enquanto o Campo Grande descontou com Iangre, finalizando o placar.

Para Marcus Penna, técnico da Unic, sua equipe não teve uma boa apresentação. “Em competições como essa é normal a equipe sofrer algumas oscilações, mas temos que ir bem amanhã diante do Sumov, que será, para nós, uma semifinal antecipada, por se tratar de uma decisão.”

COLUNA DO PAPA NO DIÁRIO D0 NORDESTE

Tudo perfeito

Policiamento, banda de música, ambulância, jogos começando no horário, a Taça Brasil Sub-20 é um exemplo de organização que a CBFS impõe em suas promoções e que a FCFS vem cumprindo com profissionalismo e competência. O Cel. Gomes

O melhor infanto

André, aqui recebendo troféu, foi o melhor craque infanto do vôlei cearense no ano que passou. Pertence ao BNB Clube.

Diários e Sumov

Depois da transmissão ao vivo da TV Diário do jogo Fortaleza 4 Diários 3, o comentário no Paulo Sarasate no dia seguinte era a exibição dos meninos do Sobral, numa alusão ao trabalho sério que o professor Abelardo realiza à frente deste jovem time. Só ouvi elogios e transmiti isto ao comandante maior do grupo que é o presidente Pereira e ao próprio Sobral. Investir na base é tudo. E na coluna os garotos Sub-9 do Sumov. Um exemplo.

Festiva solenidade

Os dez times se perfilaram no centro da quadra do Ginásio Paulo Sarasate. A banda de música do Corpo de Bombeiros executou o Hino Nacional e os pavilhões do Brasil, do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza hasteados respectivamente pelo presidente da CBFS, Aécio de Borba, pelo professor Fernando Marques, representando o secretário Ferruccio Feitosa e pelo jornalista Sílvio Carlos, presidente da FCFS. Aécio desejou boa sorte a todos e declarou aberto o certame.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O 38o. INTER DE FUTSAL - Adulto/Masculino

INSCRIÇÕES PARA O 38º INTERMUNICIPAL DE FUTSAL - 2010

CATEGORIA: ADULTO/MASCULINO


CIRCULAR Nº 006/2010 - DT


A Federação Cearense de Futebol de Salão – FCFS, fixou até o próximo dia 05 de JUNHO as inscrições para participação do 38º INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL DE SALÃO – 2010 na Categoria ADULTO MASCULINO.

01. PERÍODO DE DISPUTA
A competição será disputada entre os meses de JUNHO a AGOSTO de 2010;

02. INÍCIO DA COMPETIÇÃO
A FCFS fixou os meses de JUNHO e JULHO para a realização dos Zonais da 1ª (primeira), 2ª (segunda) e 3ª (terceira) Fases da Competição.

03. PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS

3.1 Participarão desta competição somente atletas naturais dos Municípios inscritos, que sejam cadastrados ou não, na FCFS ou CBFS;
3.2 Atletas naturais de outros Municípios, mas que tenham o seu domicílio eleitoral ATÉ O ANO DE 2006 no Município pelo qual está se inscrevendo;
3.3 Cada Município poderá inscrever gratuitamente o número de 15 (quinze) atletas e 3 (três) membros de Comissão Técnica. A equipe que desejar inscrever mais atletas ou membros da Comissão Técnica além desta quantidade pagará uma taxa adicional de R$ 30,00 (trinta reais), por cada nova inclusão.

04. FÓRMULA DE DISPUTA

4.1 Fase Classificatória - O presente Campeonato será disputado na sua primeira Fase, de princípio, em ZONAIS REGIONALIZADOS, quando as equipes inscritas serão divididas criteriosamente dentro das Regiões, sendo disputados tantos Zonais classificatórios de 4 (quatro) ou 3 (três) equipes no mínimo, sejam necessários, de forma que classifiquem para a Fase Final, as 06 (seis) melhores equipes;
4.2 Fase Final - Será realizada de 25 a 29 de Agosto em LIMOEIRO DO NORTE (Patrocinador) a Fase Final entre 06 (seis) equipes oriundas da Fase Classificatória, mais o Guarany/Colégio Sant’Ana/Sobral atual Campeão do Intermunicipal de 2009, totalizando 08 (oito) equipes.

05. ZONAIS REGIONALIZADOS
a. A equipe que desejar patrocinar algum Zonal em sua Cidade na 1ª (Primeira) Fase, deverá formalizar através de ofício endereçado a FCFS fazendo tal pedido até o dia do CONGRESSO TÉCNICOo;
b. Se classificado desejar sediar algum Zonal nas fases seguintes, segunda e terceira fase, procederá da mesma forma exigido na primeira fase, e pagará uma taxa de R$ 500,00 (quinhentos reais), a fora as obrigações estabelecidas nesta circular;
c. O período de disputa do Zonal terá que ser escolhido de forma que sua rodada final, seja realizada até no máximo, Domingo pela manhã;
d. As rendas dos jogos serão integralmente do Município patrocinador;
e. A equipe patrocinadora terá como responsabilidade fornecer alojamento para a hospedagem das equipes participantes do evento até 18 (dezoito) pessoas por cada Delegação, e que tenham sua Sede a mais de 100 Km. do local da competição. A alimentação e o transporte serão de exclusiva responsabilidade das equipes que se deslocarem;
f. Caberá também ao Patrocinador do Zonal o pagamento das Taxas de Arbitragens, no valor de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) por jogo, além de transporte, alimentação e pousada para a equipe de arbitragem e o Delegado da FCFS. A hospedagem e refeição da equipe de arbitragem nunca poderá ser feita no mesmo local onde esteja hospedada equipes participantes da competição;
g. O valor das despesas com Arbitragem e Transporte da equipe da FCFS terá que ser pago antecipadamente no prazo estipulado pela Comissão Organizadora previamente divulgado. O pagamento terá que ser feito em depósito bancário ou na sede da FCFS. Não será aceito por hipótese alguma, pagamento na sede dos jogos.

06. TAXA DE INSCRIÇÃO:
a. A Taxa de Inscrição de participação na Competição, será de R$ 550,00 (Quinhentos e Cinqüenta Reais);
b. A Taxa de quem desejar sediar algum zonal da segunda fase em diante obedecerá o que consta na letra “b” do Item 5 desta circular;
c. Poderão se inscrever uma ou mais equipes por Município.

07. PRAZO PARA PAGAMENTO DE TAXAS:
a. O prazo final para pagamento da Taxa de Participação no 38º Intermunicipal de Futebol de Salão, será por ocasião da reunião do dia 05 de JUNHO de 2010.

08. PRAZO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS:
a. Até 72 (setenta e duas) horas antes do início dos Zonais da primeira fase as equipes terão que apresentar junto a FCFS o Formulário com a Relação de Atletas e Comissão Técnica datilografada ou digitada para ganhar condição de jogo. O Formulário com a relação de Atletas e Comissão Técnica terá que ser entregue com cópia de qualquer documento de fé pública que possua fotografia, acompanhado de 2 (duas) fotos 3x4 coloridas e recentes de cada participante da relação para a confecção das respectivas carteiras da FCFS.
b. Não será aceito de forma alguma inscrição de atletas ou Membro de Comissão Técnica por ocasião dos jogos do zonais.

09. PAGAMENTOS EM DÉPOSITO NA CONTA DA FEDERAÇÃO:
- BANCO: BRADESCO S/A
- AGÊNCIA: 0678-5
- CONTA CORRENTE: No 0011807-9
- EM NOME DA: Federação Cearense de Futsal
- Se optar pelo depósito bancário após efetuar o mesmo enviar cópia do comprovante de depósito para FCFS.

10. LOCAL DA REUNIÃO (Congresso Técnico):
- DIA: 05 de Junho de 2010;
- LOCAL: SINTUF-Ce - Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Ceará, Situado à Rua Valdery Uchoa Nº 50, esquina com a Av. 13 de Maio, na Pracinha da Gentilândia no Bairro Benfica;
- HORÁRIO: 10:00 Horas da Manhã.

11. PREMIAÇÃO: (Campeão, Vice Campeão e Artilheiro)

R$ 5.000,00 (cinco mil reais)

- Maiores informações, na Sede da Federação Cearense de Futebol de Salão, ou pelo Telefone/Fax: (85) 3251.1292 / 3251.1517 Celular: (85) 9906-06 04

Site: www.futsalcearense.com.br
Blog: http://futsalcearense2010.blogspot.com
E-mail: futsalcearense2009@globomail.com

Fortaleza, CE, 20 de Maio de 2010


Jornalista Sílvio Carlos Vieira Lima
Presidente

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Espaço Jovem se reabilita diante do Bonadiman

O Espaço Jovem voltou a lutar pela classificação depois da vitória
Fortaleza (CE) - O Espaço Jovem/Fanor-CE conseguiu se reabilitar na disputa da Primeira Divisão da Taça Brasil Masculina de Clubes, categoria sub-20, ao bater o Bonadiman-MS pelo placar de 3 a 1, em partida ocorrida na noite desta quarta-feira (19/5), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). Com o resultado os cearenses chegaram aos seis pontos ganhos no grupo B da competição, ficando na liderança ao lado do Treze-PB. Com três pontos, o Bonadiman ficou em terceiro.

Logo nos primeiros instantes de jogo, já podia se notar que a partida seria de grande equilíbrio. Os dois times disputavam com afinco a posse de bola e o primeiro gol anunciava-se a qualquer momento. E foi o que ocorreu quando Robert recebeu passe na frente e bateu muito bem para marcar.

Na sequência o Bonadiman teve a chance de empatar, mas o goleiro Ítalo cometeu uma falta fora da área e foi expulso. Por dois minutos seguidos, os sul-mato-grossenses tentaram o empate, mas não conseguiram. Com isso o Fanor chegou ao segundo tento, anotador por Raydan, depois de um contra golpe bem encaixado.

A partir daí o time cearense passou a tomar conta do jogo. Imprimindo uma boa marcação no meio de quadra, o Espaço Jovem impedia que o clube de Mato Grosso do Sul chegasse com liberdade e facilidade em sua defesa. E no ataque as jogadas saíam de forma rápida, como na do terceiro gol, quando houve boa tabela antes da finalização de Abdel.

Na segunda etapa o Bonadiman teve uma baixa. O goleiro Mário acabou cometendo falta mais dura e foi expulso. Com isso o Espaço Jovem teve dois minutos para marcar outra vez mais, porém acabou parando na defesa do clube de Sidrolândia, que se defendeu muito bem e evitou sofrer mais um tento.

No final da partida o Bonadiman descontou com gol anotado por Marcus. Ele se aproveitou de um rebote em um chute cruzado pela esquerda de seu time e, de carrinho, colocou a bola para dentro. Os sul-mato-grossenses buscaram mais gols nos últimos minutos, mas o Espaço Jovem segurou o placar até o fim.

UCB VENCE O SUMOV DE VIRADA

A UCB bateu o Sumov de virada e segue na luta pela classificação

Fortaleza (CE) - A UCB demostrou poder de reação na noite desta quarta-feira (19/5). Em partida válida pela Primeira Divisão da Taça Brasil Masculina de Clubes, categoria sub-20, o clube brasiliense venceu o Sumov pelo placar de 6 a 4, em partida ocorrida no Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). Com o triunfo o time do Centro-Oeste somou seus primeiros três pontos na chave A, ficando na terceira posição, com três pontos. O Sumov, com quatro pontos, está em segundo lugar.

Precisando do resultado positivo para se manter na liderança da chave A, ao lado da Tuna Luso amazonense, que venceu seu compromisso na partida anterior, o Sumov logo iniciou a disputa buscando o ataque. E não tardou a conseguir seu primeiro gol na partida. Aos cinco minutos de jogo, Madson recebeu no ataque e bateu bem, para abrir o placar.

O gol sofrido fez com que o clube brasiliense sentisse o resultado. Vendo isso o Sumov continuou no ataque e chegou ao segundo tento, anotado por João Paulo três minutos depois. Até o fnal do primeiro tempo a UCB tentou marcar seu gol, mas não teve possibilidade para isso.

No segundo tempo o Sumov começou melhor novamnente e não demorou a marcar o terceiro tento, anotado por Andim. Mas a UCB, que ainda não havia mostrado seu verdeiro futsal, iniciou uma boa reação. O clube teve pênalti a favor que Dannilo bateu bem para descontar.

Segundos depois de ter marcado seu primeiro gol no jogo Dannilo marcou novamente para os brasilienses, que passaram a jogar melhor. Mas em um contra ataque a equipe cearense chegou ao quarto gol, anotado por William UCB, que tentou cortar passe e acabou colocando para dentro do seu próprio gol.

O tento sofrido não abalou a UCB que continuou atacando em busca do empate. O clube brasiliense chegou ao terceiro gol em arremate de João Paulo. Faltando um gol para igualar o placar, Luan foi atuar como goleiro-linha do time do DF e por pouco não empatou, ao acertar a trave da meta do Sumov.

E dos pés de Luan saiu o gol e empate. Na pura raça ele roubou a bola de um advesrário que seguia para o seu gol, avançou pelo meio e passou para Pedro igualar o placar. Abatido, o Sumov não conseguia reagir e acabou sofrendo o quinto gol. Em jogada individual pelo meio, Murilo passou pela marcação e bateu no ângulo cearense, marcando um bonito gol. No final, Pedro ainda marcou mais uma vez, finalizando o placar.

Para André de Oliveira, técnico da UCB, seu time sofreu algumas baixas antes da viagem, que atrapalharam a primeira partida do time na noite anterior. "Perdemos quatro atletas muito importantes por contusão. E no jogo de ontem, o Luan sofreu uma lesão que assustou a nossa equipe. Mas hoje o time foi bem e conseguiu o resultado positivo que é muito importante para nós", disse.

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS PARA O FINAL DE SEMANA

CAMPEONATO CEARENSE DE FUTSAL 2010

4ª RODADA 1a FASE
22/Maio – (Sábado)


CADE (Maracanaú)
20:00 – Adulto Masculino
Maracanã Futsal x Fortaleza Futsal

Luzardo Viana (Caucaia)
20:00 – Adulto Masculino
Caucaia Futsal x Antônio Bezerra/UNEUVA

Dr. Jorge Luiz C. Maia (Morada Nova)
20:00 – Adulto Masculino
Ferroviário A.C/Morada Nova x Quixeramobim/Posto G

Waldemar Alcântara (São Gonçalo)
20:00 – Adulto Masculino
São Gonçalo Futsal x Sagrada Família/Canindé

Sen. Carlos Jereissati (Tianguá)
20:00 – Adulto Masculino
Tianguá Futsal x Horizonte Futsal

23/Maio – (Domingo)

Antônio Honório Passos (Viçosa)
11:30 – Adulto Masculino
Viçosa do Ceará/J.Frios x Horizonte Futsal

24/Maio – (Segunda-feira)
Paulo Sarasate (Fortaleza)
20:30 – Adulto Masculino – TV DIÁRIO
Mombaça Futsal x Limoeiro Futsal


26/Maio – (Quarta-feira)
Aécio de Borba (Fortaleza)
19:00 – Adulto Masculino
Clube dos Diários/Marquise x Espaço Jovem/Fanor

COLUNA DO PAPA NO DIÁRIO D0 NORDESTE

Facó, a bomba

E como prometeu, o Ferroviário/Morada Nova cumpriu e disparou na tarde de segunda-feira passada a grande bomba deste campeonato de futebol de salão. E foi bomba mesmo.
O goleiro Facó, um dos melhores do País e que foi o destaque do Fortaleza no certame passado, já acertou tudo com o time coral e já treinou inclusive na tarde de segunda-feira passada. Ele será o treinador da equipe.

Vitória do Fortaleza

Por 4x3, o Fortaleza venceu o jovem e combativo time do Clube dos Diários. Jovem no sentido integral da palavra, este grupo comandado por Abelardo e que tem a presença do presidente Pereira nos jogos. A TV Diário mostrou os garotos dos Diários praticando um futsal livre e solto, desenvolto, alegre e muito bonito. A cada dia este grupo mais se aprimora. Seus craques têm talento. O triunfo do Fortaleza foi justo sim, mas o Clube dos Diários me impressionou outra vez. Marcelo e Evaldo conduziram o jogo com tranquilidade.

O esporte no Darwin

O professor Sílvio (Gaúcho) é o novo coordenador de esportes do Colégio Darwin, esta escola que tem estimulado a prática do esporte entre seus alunos. E hoje na coluna o time de futsal infanto com o professor Neto no comando.

O Ideal e o esporte

E não poderia ser diferente. Há um interesse do novo comando do Ideal Clube de intensificar dia a dia o esporte interno naquela agremiação. O Ideal tem tradição no tênis, na natação, no vôlei e no basquete e já teve também escolinhas de futebol de salão. Os Drs. Enísio Gurgel e Daniel Liebman são dirigentes do Ideal e interessados neste projeto.

Barbalha

Esta cidade será sede em setembro de um evento enxadrístico que traz ao Ceará o grande mestre nacional Darci Lima e o mestre Fide Luismar Brito, de Pernambuco. Serão 11 mil reais oferecidos de premiação.

Futebol 7 do Brasil

Em carta endereçada ao Sr. Roberto do Vale, o presidente da Confederação de Futebol 7 do Brasil, Vitor Lopes Diniz diz de sua satisfação em ter a federação cearense como filiada e ser a única no Ceará.

TV Fortaleza

Itamar Monteiro, Carlos Frederico e Anchieta deram um show de debate no programa Esporte e Cidadania que a TV Fortaleza levou ao ar na segunda-feira que passou. Este jornalista lá esteve falando de futsal e do Fortaleza, ou melhor de sócio torcedor. E eu volto a insistir. Não há outra maneira mais inteligente para você ajudar o Leão do que ser sócio torcedor. Está para aparecer outra maneira.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Tuna busca empate no final diante do Sumov

Fortaleza (CE) - Sumov-CE e Tuna/Fazenda São Pedro-AM, empataram em 4 a 4, em confronto ocorrido na noite desta terça-feira (18/5), em Fortaleza (CE). Com o resultado os dois times somaram um ponto cada na classificação da chave A da Primeira Divisão da Taça Brasil Masculina de Clubes, categoria sub-20, e chegaram aos quatro pontos ganhos, ficando ambas em primeiro lugar no grupo.

Jogando em casa e buscando se impôr deste os primeiros momentos de partida, o Sumov logo partiu para o ataque, marcando bem a saída de bola da Tuna/Fazenda São Pedro e imprimindo um ritmo forte, que lhe permitiu a abertura do placar logo nos primeiros minutos, por meio de João Paulo.

Mas a Tuna logo se organizou em quadra e chegou ao empate pouco depois de sofrer o primeiro tento. Evandro recebeu passe em um rápido contra ataque e bateu bem na saída do goleiro adversário, igualando a contagem.

O confronto se manteve equilibrado a partir daí, sendo que nenhum dos dois times conseguiu criar chances claras de gol, tampouco assustar o adversário com alguma chegada mais ofensiva. Isso até o último minuto quando Andim marcou o segundo gol do Sumov, depois de receber lançamento pela direita.

Na segunda etapa, porém, o confronto ficou mais corrido e os dois times passaram a atacar mais. Melhor para a Tuna, que voltou mais acesa e logo conseguiu o empate, em finalização de Ruan. O ânimo surgido com a igualdade manteve os manauaras no ataque e logo o clube virou o confronto com gol de Tiago.

O Sumov se reorganizou em quadra e, depois de alguma insistência, o clube cearense conseguiu o empate. Andim recebeu passe na frente e bateu bem para marcar o terceiro de seu time. No final Madson bateu forte e recolocou o Sumov na frente. No último minuto, porém, a Tuna empatou novamente com Carequinha, definindo o placar.

Em jogo movimentado, Juazeiro vira diante do Espaço Jovem/Fanor

O Juazeiro jogou bem e aproveitou as chances para vencer o Espaço Jovem
Fortaleza (CE) - Em uma partida eletrizante, o Juazeiro Futsal-BA conquistou um grande resultado ao bater o Espaço Jovem/Fanor-CE pelo placar de 4 a 3, em confronto ocorrido na noite desta terça-feira (18/5), em Fortaleza (CE). Com o resultado os baianos somaram seus três primeiros pontos na chave B, se igualando a Bonadiman-MS, Espaço Jovem-CE e ao Treze-PB, todos com três pontos. Somente o CRB não pontuou na chave, que é válida pela Primeira Divisão da Taça Brasil Masculina de Clubes, categoria sub-20.

Na primeira etapa de jogo os cearenses tentaram impor seu futsal desde o princípio. Com isso, o Espaço Jovem conseguiu a abertura do placar logo com um minuto de bola rolando, em finalização de Abdel. O gol logo no início fez com que o Juazeiro fosse ao ataque em busca do empate.

O clube baiano se manteve ofensivo durante a maior parte da primeira etapa, marcando muito bem a saída de bola do Espaço Jovem. Com isso a pressão aumentou até que o Juazeiro Futsal conseguiu a igualdade no placar por meio de Soró, em boa finalização que levou a igualdade para o intervalo.

No segundo tempo o jogo permaneceu muito movimentado, com os dois times buscando incessantemente o ataque, o que fez com que os goleiros Ítalo, do Espaço Jovem, e João Paulo, do Juazeiro Futsal, tivessem trabalho dobrado, realizando boas defesas para impedir a mudança de placar.

Mas o jogo se modificou quando Ceará, do Espaço Jovem, foi expulso de quadra por jogada mais dura. O Juazeiro Futsal se aproveitou do jogador a mais em quadra e chegou ao segundo gol. Depois de uma blitz sobre a defesa cearense, no rebote do goleiro Ítalo, Tico chegou batendo da entrada da área e virando o placar.

Mas o feitiço se voltou contra o Juazeiro quando Leandro também foi expulso por falta mais forte. Com isso o Espaço Jovem iniciou uma enorme pressão durante o período em que esteve com um atleta a mais em quadra. Dois gols foram perdidos até Tomaz acertar bom chute da entrada da área para igualar a contagem.

O time cearense, porém, que havia atuado com o goleiro-linha em busca do empate, acabou mantendo a tática depois de marcar seu segundo gol. E em uma saída de bola errada de sua defesa, o ala Tico roubou a posse de bola e bateu do meio de quadra para o gol vazio, marcando o terceiro do Juazeiro.

O quarto gol baiano saiu da mesma jogada. Depois de uma interceptação de passe no meio de quadra, Soró carregou a bola livre de marcação e a escorou para o fundo das redes. O Fanor reagiu em chute de Tomaz, anotando o terceiro dos cearenses. No final a pressão não surtiu efeito e o placar se manteve.

Cristiano Dias, técnico do Juazeiro Futsal, avaliou como boa a vitória de sua equipe. “Viemos muito focados especificamente para esse jogo, pois conhecíamos a equipe do Espaço Jovem muito bem. Estávamos tão focados neles, que esquecemos de atuar no jogo da estreia. Mas, enfim, hoje tivemos o nível de superação e de técnica que espero desse grupo do Juazeiro.”

Mais uma vez o Ferroviário inova na escolha de seu treinador

Após alguns dias de negociações o Ferroviário acertou ontem o nome de seu novo treinador, Olivaldo Facó, ou simplesmente, Facó, 39 anos, goleiro consagrado com atuação em várias equipes do País e que há três anos defendia o Fortaleza, encara pela primeira vez o desafio de ser treinador e substitui a Anderson, o mais jovem treinador do Futsal local, que saiu após o empate com Russas, no último sábado.

Em contato com Facó o mesmo afirmou que se sente preparado e a experiência de conviver com grandes treinadores foi bastante válida. "Sinto que há espaço para inovações, para renovação e quero representar isto, posso ajudar ao Futsal também fora da quadra".

Mas, para quem pensa que pode ser o fim da carreira do grande goleiro, pode estar enganado, afinal Facó até queria permanecer jogando, recebeu vários convites inclusive da nova gestão do Fortaleza mas, como afirmou, não se sentiu motivado em continuar com as condições que foram oferecidas. " Betinho, (ex diretor do Fortaleza), sempre foi muito profissional e fica difícil alguém transmitir a mesma segurança que ele oferecia".

Ricardo Matos

NOVO TÉCNICO DO VIÇOSA/J. FRIOS

Paulo Mendonça considera-se um estudioso do Futsal

Após o pedido de saída de Elivésio que não concordou com a redução em seus salários, a negativa de Paulo Monte, ex Fortaleza e a pedida não aceita de Régis Rato, o Viçosa do Ceará, que estava sob o comando do interino Geraldo, decidiu investir em uma novidade e trouxe o Paraibano Paulo Mendonça, com larga experiência internacional e um estudioso do Futsal. Paulo foi uma indicação pessoal de um amigo cearense que logo fez contato com a direção de Viçosa e teve seu pedido aceito pelo Secretário Municipal Amauri, e a plena concordância do elenco.

Paulo Fernando Montenegro Mendonça, 39 anos, Paraibano, formado em Educação Física, traz em seu currículo estágio para treinadores feito na Malwee/Jaraguá, sob a supervisão de Ferreti, além de vários cursos, inclusive o ministrado pela Federação Cearense todos os anos, aqui no Ceará, voltado para treinadores. Com larga experiência internacional, Paulo que já foi Campeão da Liga Francesa estava atualmente no GYPAETUS Futsal Clube, da Grécia, semifinalista da Copa Grega de Futsal onde desenvolvia um bom trabalho mas, face à crise financeira que assola aquele país, foi obrigado a retornar ao País pois seus salários receberam uma drástica redução que impossibilitou sua permanência. Atualizado, Paulo mentém até um blog (www.paulinhomendonca.blogspot.com)

Tem como característica principal de seu trabalho a criatividade na montagem de seus treinamentos técnicos e táticos sempre aliados à ciência. Com vários títulos no currículo, destaca-se:

• 2009 – Campeão da Copa Verão – Recife/PE
• 2009 – Melhor treinador da Copa Verão – Recife/PE
• 2008/09 – Campeão da Liga Francesa
• 2008 – Campeão Paraibano Feminino Categoria Adulto
• 2005 – Quinto Lugar na Fase Final do V Campeonato Brasileiro de Seleções categoria sub-15 – São Paulo/SP.

• 2005 – Campeão da Eliminatória “C” do V Campeonato Brasileiro de Seleções categoria sub-15 – Aracaju/SE.
• 2005 – bicampeão Paraibano categoria sub-15.
• 2005 – Melhor Treinador do Ano na Paraíba (Troféu Bola de Ouro)

Paulo também tem vários cursos e clínicas ministrados, como:

• 2009 – Curso de Futsal: da base ao rendimento – João Pessoa/PB
• 2008 – Curso Futsal: Princípios Táticos – Campina Grande/PB
• 2008 – Curso de Técnica e Tática do Futsal Moderno – Aracajú/SE
• 2007 – Clínica de Técnica e Tática de Futsal – Valência/Carabobo/Venezuela
• 2007 – Clínica de Fundamentos Técnicos do Futsal – Cumaná/Sucre/Venezuela
• 2005 – I Curso para Técnicos de Futsal “Da Iniciação ao Alto Nível” – Campina Grande/PB.
• 2004 – Metodologia do Ensino do Futsal para os Professores de Educação Física da Rede Municipal de João Pessoa/PB.

Paulo Mendonça se diz motivado e deslumbrado com a possibilidade de mostrar seu potencial em um dos certames estaduais mais disputados do Brasil e que conhece o potencial do elenco de Viçosa do Ceará.

Ricardo Matos

Noticias do Futsal na Coluna do Papa

O timão do Sumov

Amigo meu que foi ao Ginásio Aécio de Borba na noite de sábado que passou, e que foi craque deste esporte chegando à seleção cearense, voltou do ginásio impressionado com a qualidade técnica do grupo do Sumov. E me fez uma revelação: "este time vai à final... Não sei contra quem, mas o time é bom, Sílvio". E nada mais disse.

Time bom

Dentro de um projeto simples, mas competente, o Espaço Jovem/Fanor João 23 vai se impondo com a classe e a categoria de seus atletas e o comando de Vinícius Aguiar. Fez 4x0 no Maracanã sem dificuldades.

Prossegue a taça

Às 15h30 de hoje no Ginásio Paulo Sarasate jogam Unic do Mato Grosso contra UCB do Distrito Federal. Logo a seguir CRB de Alagoas x Treze da Paraíba. Às 20 horas, teremos Sumov x Tuna Luso que não é do Pará e sim do Amazonas. Antes tem Espaço Jovem/Fanor x Juazeiro Futsal da Bahia. Jogos pela Taça Brasil Sub-20 que se realiza em Fortaleza.

FORTALEZA VENCE E CHEGA AO SEGUNDO TRIUNFO

No fechamento da terceira rodada do Campeonato Cearense de futsal, o Fortaleza bateu o Clube dos Diários por 4 a 3 de virada, ontem, no Ginásio da Faculdade Católica, na Capital.

Foi o segundo triunfo do time tricolor, que na estreia, semana passada, havia derrotado o time do Antônio Bezerra por 5 a 2. Com seis pontos em dois jogos, o Fortaleza está atrás do líder do Grupo B, Sumov, que tem nove pontos, mas já fez três partidas.

No duelo de ontem, a equipe leonina deu trabalho para o goleiro Luis Carlos no início do duelo, com belas defesas. Porém, o time do clube dos Diários abriu o placar com Tiaguinho. O Fortaleza empatou com Felipe. Antes do intervalo, a virada tricolor surgiu com Júnior.

No segundo tempo, o Clube dos Diários empatou com Eduardo. Mas o Fortaleza fez o terceiro, com Paulo Rogério, e o quarto, com Júnior. No finalzinho, Bergson descontou fechando o placar em 4 a 3.

Outros resultados
3ª rodada

Viçosa do Ceará 2x4 Crateús

Horizonte 6x1 São Gonçalo

Ferroviário 1x1 Russas

Canindé 1x1 Tianguá

Espaço Jovem 4x0 Maracanaú

Sumov 6x0 Caucaia

Quixadá 1x4 Limoeiro

Quixeramobim 2x2 Mombaça

segunda-feira, 17 de maio de 2010

SUMOV GOLEIA CAMPO GRANDE (AC)

1a. Divisão da Taça Brasil Masculina de Clubes, categoria sub-20, conquistou um bom resultado em sua estreia ao vencer o Campo Grande-AC, em seu primeiro jogo pelo placar de 7 a 1. Com o resultado da partida ocorrida em Fortaleza (CE), os cearenses marcaram seus três primeiros pontos no torneio, chegando à liderança da chave A ao lado da Tuna-AM. O Campo Grande permaneceu sem pontos.

Atuando no ataque desde os primeiros momentos de jogo, os cearenses logo conseguiram a abertura de placar. Depois de uma rebatida da defesa acreana, Andim apareceu livre de marcação e da entrada da área bateu forte para anotar o primeiro tento da equipe do Sumov.

O Campo Grande, em desvantagem, partiu para o ataque e quase chegou ao empate em finalização de Iangre, a qual o goleiro do Sumov teve que defender com o pé direito. Como quem não faz o gol, acaba levando, em outro ataque o Sumov chegou ao segundo gol, novamente anotado por Andim.

Na segunda etapa o jogo permaneceu igual. Segura na defesa, a equipe do Sumov explorava a velocidade dos contra ataques querendo chegar ao terceiro gol. O Campo Grande até criava algumas oportunidades, mas a pontaria dos seus jogadores não estava muito calibrada.

Com isso o Sumov cresceu no jogo e passou a pressionar em busca de mais um gol. Por duas vezes a trave parou o time cearense, mas na terceira oportunidade, os cearenses não desperdiçaram, anotando mais um gol por meio de Andim, o nome do jogo, que marcou pela terceira vez na noite.

O clube acreano passou a se arriscar mais no ataque, utilizando-se das subidas de seu goleiro. O espaço que surgia valeu para que o Sumov chegasse ao quarto gol, anotado por Ricardinho, por cobertura. O quinto saiu dos pés de Andim, que bateu da entrada da área para ampliar. No final Lorim e Madson, enquanto Jorge descontou para o Campo Grande.

Para Andim, autor de quatro gols no primeiro jogo, a vitória do Sumov representa muito. "Isso prova que estamos no caminho certo e que nosso trabalho está rendendo frutos. Agora temos que seguir bem e conseguir mais um resultado positivo amanhã", observou o artilheiro.

FORTALEZA VENCE CLUBE DOS DIÁRIOS POR 4X3

JOGO REALIZADO NO GINÁSIO DA FACULDADE CATÓLICA COM O FORTALEZA VENCENDO O CLUBE DOS DIÁRIOS POR 4X3 EM JOGO MUITO DISPUTADO.

O TÉCNICO DO FORTALEZA PEDRO ERNESTO VENCEU SEU SEGUNDO JOGO NO ESTADUAL DE FUTSAL 2010.

O CLUBE DOS DIÁRIOS DO TÉCNICO SOBRAL MOSTROU MUITA QUALIDADE TÉCNICA E UMA EQUIPE MUITO JOVEM.

Espaço Jovem/Fanor inicia campanha vencendo o CRB

O Espaço Jovem/Fanor iniciou a disputa com triunfo diante de alagoanos Fortaleza (CE) - O Espaço Jovem/Fanor-CE provou ser um dos postulantes ao título da Primeira Divisão da Taça Brasil Masculina de Clubes, categoria sub-20, ao bater o CRB-AL pelo placar de 6 a 1, em partida ocorrida na noite desta segunda-feira (17/5) no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

Com o resultado o time comandado pelo técnico Pedro Alcântara chegou aos seus três primeiros pontos ganhos na disputa da chave B do torneio, ficando na liderança ao lado do Bonadiman, que também venceu em seu primeiro jogo. O CRB permaneceu sem pontuar.

Na primeira etapa os dois times buscaram o ataque, mas as defesas dos dois lados, tanto a alagoana quanto a cearense, se portaram bem e evitaram a abertura imediata do placar. Mas, contando com um toque de bola envolvente, logo o Espaço Jovem/Fanor conseguiu a abertura do placar em finalização de Robert.

O primeiro tempo seguiu movimentado, mas o Espaço Jovem continuou bem organizado em quadra e, antes do final do primeiro tempo, conseguiu seu gol, marcado por Tomaz, em boa finalização depois de grande troca de passes pelo meio. A vantagem de dois gols, assim, seguia para o segundo tempo.

Na segunda etapa os cearenses continuaram melhores em quadra e chegaram ao terceiro gol, marcado por Abdel. A partir daí o jogo ficou quente e os dois times tiveram atletas expulsos. Robert pelo lado o Espaço Jovem e Ramon, pelo CRB, receberam cartão vermelho e saíram do jogo mais cedo.

O CRB teve a chance de descontar a vantagem cearense, mas acabou perdendo um pênalti. Com isso o Espaço Jovem continuou atacando e chegou ao quarto tento anotado por meio de Tomaz, seu segundo gol na partida. Tony descontou para o CRB, mas o Espaço Jovem fechou a contagem com dois gols, anotados por PP e Abdel.

TAÇA BRASIL DE CLUBES SUB 20 - 1a. DIVISÃO - MASCULINO

Congresso Técnico é realizado no Paulo Sarasate


Congresso Técnico foi realizado nesta segunda-feira

Fortaleza (CE) - O Congresso Técnico, reunião que define organizacionalmente a disputa da Primeira Divisão da Taça Brasil Masculina de Clubes, categoria sub-20, foi realizada na manhã desta segunda-feira (17/5), no Auditório VIP do ginásio Paulo Sarasate, local de disputas do torneio.

Contando com a presença de todos os clubes participantes do torneio, que são os cearenses Sumov e Espaço Jovem/Fanor; a Tuna Luso-AM, a UCB-DF, a Unic-MT, o Campo Grande-AC, o Treze-PB, o CRB-AL, o Juazeiro Futsal-BA e o Bonadiman-MS, completando dez clubes.

Durante a reunião o representante da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal, José Maria Lopez Martinez, desejou sorte aos clubes competidores e pediu atenção ao cumprimento das regras do Regulamento dos Certames Nacionais. “Que todos façam uma boa competição e muita sorte para vocês”, disse.

O torneio terá início nesta segunda-feira com a disputa de quatro jogos, sendo que a primeira partida será entre as equipes da Unic-MT e a Tuna Luso-AM, a partir das 15h30. Na sequência, jogam Bonadiman-MS x Juazeiro Futsal-BA; Espaço Jovem/Fanor-CE x CRB-AL e Sumov-CE x Campo Grande-AC.

Coluna do Papa no Jornal Diário do Nordeste

Começa a Taça Brasil

Às 18 horas de hoje, no Ginásio Paulo Sarasate, começa a Taça Brasil Sub-20 de futebol de salão. O Sumov como patrocinador e o Espaço Jovem/Fanor como campeão do Estado são os clubes cearenses que estarão nas disputas. Robert, este jovem e talentoso craque que foi convocado para a seleção brasileira, é um dos destaques do time comandado por Vinícius Aguiar.

Um craque

Os jogos de hoje. Eis a programação que abre esta tarde no Paulo Sarasate a 28ª Taça Brasil de futsal Sub-20 masculino. 15h30 - Unic/MT x Tuna Luso (AM) do Amazonas mesmo. Às 17 horas - Bonadiman/MS x Juazeiro da Bahia. 18h30 - Espaço Jovem/Fanor x CRB de Alagoas. E às 20 horas - Sumov x Campo Grande do Acre. No intervalo do 3º para o 4º jogo acontece a solenidade.

Viçosa forte

Elivésio não é mais o treinador do Viçosa, mas segundo relato que consegui direto daquela cidade, o grupo continua firme e forte. O prefeito vai dar o mesmo apoio de sempre e o secretário Amauri mantém o mesmo entusiasmo. Esta semana o time teve jogo importante contra Crateús e segundo Victor Hugo, um dos integrantes do grupo, a vontade ali é de ganhar a vaga para a etapa seguinte.

Os melhores

Na festa do vôlei o BNB Clube foi destaque e este grupo aqui celebra a conquista no infanto. André, Lincoln, Mateus, Igor, Leonardo, Jonatas, Tomás, Alison, Jackson, Mateus Pará, Mikael, Walban e JB. Um timão.

Jovens talentos

Thiago e João Vítor são primos. João Vítor acaba de brilhar no Brasileiro de Tênis de Mesa em Aracaju. O primeiro é filho de Antônio Andrade e Tatiana e o 2º de João Belfort e Germana. E ainda mais: Meu afilhado. Um futuro campeão.

Nelber Emygdio

Ele é um nome que soma. Riso fácil, foi destaque do nosso basquete na década de 70/80 e um amigo da família Gazelli. Falo de Nelber Emygdio de Castro cujo livro "Análise e sugestões para futebol melhor", está nas livrarias.

O jogo da TV DIÁRIO

A TV Diário transmite hoje, a partir de 20h15, da noite desta segunda-feira, o jogo Fortaleza x Clube dos
Diários pelo certame estadual de futebol de salão e que já teve no fim de semana nove jogos.

domingo, 16 de maio de 2010

JOGOS DO GRUPO B - Campeonato Estadual de Futsal 2010

CAMPEONATO CEARENSE DE FUTSAL 2010

- JOGOS DE IDA - GRUPO B

- DATA: 22-MAIO-2010 4a. RODADA

- LOCAL: MARACANAÚ
- JOGO: Maracanã Futsal X Fortaleza Futsal
- LOCAL: CAUCAIA
- JOGO: Caucaia Futsal X Antonio Bezerra/Uneuva
- LOCAL: FORTALEZA
- JOGO: Clube dos Diários X Espaço jovem/Fanor

* FOLGA: Sumov Atlético Clube

- DATA: 29-MAIO-2010 5a. RODADA

- LOCAL: FORTALEZA
- JOGO: Fortaleza Futsal X Caucaia Futsal
- LOCAL: FORTALEZA
- JOGO: Antonio Bezerra/Uneuva X Sumov A Clube
- LOCAL: MARACANAÚ
- JOGO: Maracanaú Futsal X Clube dos Diários

* FOLGA: Espaço Jovem/Fanor

- DATA: 05-JUNHO-2010 6a. RODADA

- LOCAL: FORTALEZA
- JOGO: Antonio Bezerra/Uneuva X Maracanã Futsal
- LOCAL: CAUCAIA
- JOGO: Caucaia Futsal X Clube dos Diários
- LOCAL: FORTALEZA
- JOGO: Sumov A Clube X Espaço Jovem/Fanor

JOGOS DO GRUPO C - Campeonato Estadual de Futsal 2010

CAMPEONATO CEARENSE DE FUTSAL 2010

- JOGOS DE IDA - GRUPO C

- DATA: 22-MAIO-2010 4a. RODADA

- LOCAL: FORTALEZA
- JOGO: Mombaça Futsal X Limoeiro Futsal
- LOCAL: MORADA NOVA
- JOGO: Ferroviário/Morada Nova X Quixeramobim/Posto G

* FOLGA: Russas Futsal e Quixadá Futsal

- DATA: 29-MAIO-2010 5a. RODADA

- LOCAL: LIMOEIRO DO NORTE
- JOGO: Limoeiro Futsal X Russas Futsal
- LOCAL: QUIXERAMOBIM
- JOGO: Quixeramobim/Posto G X Quixadá Futsal

* FOLGA: Mombaça Futsal e Ferroviário/Morada Nova

- DATA: 05-JUNHO-2010 6a. RODADA

- LOCAL: RUSSAS
- JOGO: Russas Futsal X Mombaça Futsal
- LOCAL: QUIXADÁ
- JOGO: Quixadá Futsal X Ferroviário/Morada Nova

* FOLGA: Limoeiro Futsal e Quixeramobim/Posto G

PRÓXIMOS JOGOS DO GRUPO A DO ESTADUAL DE FUTSAL 2010

CAMPEONATO CEARENSE DE FUTSAL 2010

- JOGOS DE IDA - GRUPO A

- DATA: 22-MAIO-2010 4a. RODADA

- LOCAL: SÃO GONÇALO DO AMARANTE
- JOGO: São Gonçalo Futsal X Sagrada Família/Canindé
- LOCAL: VIÇOSA DO CEARÁ
- JOGO: Viçosa/J. Frios X Horizonte Futsal
- LOCAL: TIANGUÁ
- JOGO: Tianguá Futsal X Horizonte Futsal

* FOLGA: Crateús/Unicred

- DATA: 29-MAIO-2010 5a. RODADA

- LOCAL: HORIZONTE
- JOGO: Horizonte Futsal X Sagrada familia/Canindé
- LOCAL: CRATEÚS
- JOGO: Crateús/Unicred X Tianguá Futsal
- LOCAL: SÃO GONÇALO DO AMARANTE
- JOGO: São Gonçalo Futsal X Viçosa/J Frios

- LOCAL: CANINDÉ - (data a confirmar)
- JOGO: Sagrada familia/Canindé X Crateús/Unicred