VÍDEOS

Loading...

sábado, 29 de maio de 2010

RESULTADOS DA 5a. RODADA DO ESTADUAL DE FUTSAL 2010

CONFIRA OS RESULTADOS DOS JOGOS REALIZADOS DIA 29/MAIO/2010.

CAMPEONATO CEARENSE DE FUTSAL ADULTO/MASCULINO

- MARACANÃ 1 X 2 CLUBE DOS DIÁRIOS/MARQUISE
- SUMOV 6 X 2 ANTONIO BEZERRA/UNEUVA
- HORIZONTE 4 X 4 SAGRADA FAMILIA/CANINDÉ
- RUSSAS FUTSAL 5 X 4 LIMOEIRO FUTSAL
- QUIXERAMOBIM/POSTO G 5 X 0 QUIXADÁ FUTSAL
- CRATEÚS/UNICRED 8 X 4 TIANGUÁ FUTSAL
- SÃO GONÇALO FUTSAL 1 X 3 VIÇOSA/J FRIOS

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CBFS LANÇA CURSO - TREINAMENTO PARA GOLEIROS

A constante evolução do futsal brasileiro e mundial, tanto da parte técnica, física e tática, fez com que se tornasse necessária a preparação específica do goleiro.

O futsal, em relação a outros esportes, se caracteriza por movimentos específicos diferenciados, em que o goleiro tem um papel fundamental. Os jogadores de futsal executam todas as funções técnicas e tácticas, e o goleiro também faz parte deste conjunto. Desta forma, o goleiro se torna responsável direto por algumas ações durante todo o tempo.

Os treinadores de futsal devem não só dar atenção aos jogadores de linha, mas também aos goleiros. Assim, pensamos que a prepação de goleiros deve ser planejada, com o intuito de auxiliar na execução de atividades físicas, técnicas e táticas, fazendo jus à importância que o goleiro exerce em uma equipe de futsal.

Com base neste contexto, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal (CBFS), promoverá o Curso para Treinadores de Goleiros, no período de 5 a 9 de julho. A base do curso será no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, que fica em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza).

Além de contar com toda a estrutura do Centro de Treinamentos, construído para atender às necessidades do salonismo nacional, o curso será ministrado simultaneamente a uma Clínica de Goleiros, promovida pela CBFS, em que se reunirão 16 jogadores da posição, que estão se destacando nos seus clubes.

Os goleiros passarão por um processo de avaliação física e técnica durante este período, que servirá também para unificar e realizar o intercâmbio de informações entre os preparadores de goleiros da Seleção Brasileira: Marcus Bianchi (Guaiba), Carlos Bracali e Carlos Frederico (Frede).

RICARDINHO E LEVI CONTRATADOS PELO BAURU (SP)

OS ATLETAS RICARDINHO E LEVI QUE DISPUTARAM A TAÇA BRASIL SUB 20 PELA EQUIPE DO ESPAÇO JOVEM/FANOR ESTÃO SE TRANSFERINDO PARA O FUTSAL PAULISTA.

OS DOIS ATLETAS PERTENCEM AO BNB CLUBE DE FORTALEZA E ESTAVAM EMPRESTADOS PARA O ESPAÇO JOVEM/FANOR PARA AS DISPUTAS DA 28a. TAÇA BRASIL DE CLUBES SUB 20.

COLUNA DO PAPA NO DIÁRIO D0 NORDESTE

O Inter do Salão

No 1º dia de inscrição para o Intermunicipal de Futebol de Salão, nove cidades mandaram seus representantes à sede da FCFS: São Gonçalo, Ipu, Aracati, Pires Ferreira, Amontada, Cruz, Itarema, Palhano e Boa Viagem. Há um interesse generalizado em todo o Interior por esta competição. O prazo de inscrição termina no dia 5 de junho próximo.

Homenagem

Quando da realização do desafio de futsal que traz ao Ceará o maior time do Brasil (a Malwee) e o maior craque do mundo (Falcão), o Sumov vai entregar os títulos de beneméritos a quatro nomes de destaque da vida pública do Estado. A prefeita Luizianne Lins, vista aqui, o vice-governador do Estado Prof. Francisco Pinheiro, o vice-prefeito Tin Gomes e o presidente da Cagece Henrique Vieira serão distinguidos com esta honraria do clube cearense que mais títulos nacionais e internacionais possui. O Cel. Gomes comandará a festa.

Mais Inter

No Inter do salão só joga craque que tenha nascido na cidade pela qual ele vai disputar ou então tenha votado em 2006 naquele município. E isto enseja o certame a ser genuíno, e a revelar novos craques para o futsal.

A volta de Ipu

Alegra-me como desportista saber que Ipu está voltando ao futsal oficial e que vai disputar este ano o Intermunicipal. Seu prefeito Sávio Pontes é um homem que gosta do esporte e que realiza ali um bom trabalho.

Revelações

Madson é craque do futsal e integra a nova geração de talentos que tem brilhado aqui e lá fora.

Ferruccio vê o jogo

Como um homem "antenado" em tudo que acontece no esporte, Ferruccio Feitosa viu pela TV Diário, na segunda-feira, todo o jogo Limoeiro 5 Mombaça 2 e fez comentários elogiosos ao índice técnico dos dois times. Aqui ele está ao lado do treinador Régis Pinheiro que vai prestar seus serviços ao esporte bancário.

O jogo da TV

Decidido. Espaço Jovem/Fanor x Sumov/Cagece é o jogo que a TV vai transmitir ao vivo, segunda-feira próxima, direto do Ginásio Paulo Sarasate, uma boa pedida para os desportistas que curtem o Estadual de futsal.

Liga do Nordeste

Dois times do Ceará vão disputar a Liga Nordeste de Futebol de Salão este ano, na cidade de Moita Bonita (Sergipe). O Horizonte, campeão do Estado e o Fortaleza, vice-campeão. O resto é especulação.

Líderes do Estadual lutam para continuar invictos

Sete jogos no sábado movimentam a quinta rodada do Campeonato Cearense de Futsal 2010

As três equipes que ocupam, até agora, a liderança dos grupos A, B e C na fase inicial do Campeonato Cearense de Futsal 2010, respectivamente Horizonte, Sumov e Limoeiro, ainda permanecem invictas nesta competição.

Os dois representantes do Interior e um da Capital voltam à quadra, amanhã, para mais um compromisso pelo Estadual. E o desafio é manter a ponta e a invencibilidade em suas chaves.

Horizonte, que tem 10 pontos ganhos, e o Limoeiro, com oito, farão o quinto jogo no campeonato. Já o Sumov, que soma nove pontos em três vitórias, fará a sua quarta participação.

Jogos

O time horizontino dirigido pelo treinador Francisco Ayres receberá em casa a equipe do Sagrada Família/Canindé no Ginásio Joaquim Domingos Neto, o Domingão, às 20 horas; no Ginásio Aécio de Borba o Sumov, enfrenta o Antônio Bezerra/Uneuva, também às 20 horas; enquanto na quadra da Escola Normal Rural de Limoeiro do Norte, o time da casa pega o Russas, às 20 horas.

Luta pelo bi

No início da campanha em busca do bicampeonato o quinteto horizontino superou com goleadas os times do Crateús (5 a 2) e São Gonçalo do Amarante (6 a 0), fez 3 a 1 no Tianguá e empatou com o Viçosa por 1 a 1.

Já o Sumov, além dos 100% de aproveitamento neste início do Estadual, tem um dos melhores ataques. Com destaque para o ala Thiago, artilheiro com seis gols, a equipe de Gêra balançou por dezoito vezes as redes adversárias nas goleadas sobre Clube dos Diários (7 a 3), Maracanã (5 a 2) e diante do Caucaia (6 a 0).

Ascensão

Depois de dois empates nas duas primeiras partidas contra Ferroviário (3 a 3) e Quixeramobim (2 a 2), o Limoeiro venceu os dois últimos jogos: 4 a 1 no Quixadá e goleada por 5 a 2 no Mombaça, quando chegou à ponta do Grupo C do Estadual.

Números

Em 33 partidas já tivemos 187 gols. O ataque do Viçosa também fez 18 e a defesa do Espaço Jovem sofreu um gol. O artilheiro do Estadual é Wendel (Quixeramobim), com nove gols.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

FALECEU HOJE(27/05) MARCOS MELO (ANOTADOR/CRONOMETRISTA) FCFS

FALECEU HOJE(27/MAIO)NA CIDADE DE IRACEMA(CE) AO MEIO DIA O ANOTADOR/CRONOMETRITA DA FCFS, Sr. MARCOS ANTONIO DE HOLANDA MELO, MAIS CONHECIDO COMO "MARCOS MELO".

O NOSSO PROFUNDO PESAR AOS FAMILIARES E AMIGOS.

Noticias do Futsal na Coluna do Papa no DN

Paulo Mendonça

Este é o nome do novo técnico do time de futsal do Viçosa. Ele tem uma passagem vitoriosa pela França e estava ultimamente na Grécia. Tem curso de treinador ministrado pelo Ferretti e pelo saudoso Gláucio de Castro. 39 anos, paraibano, ele mantém um blog (wwwpaulinhomendonça.blogpot.com).

Bermuda do Sr Aécio

Estou sendo forçado hoje a entrar numa área que não entendo. Leitores desta coluna invadiram meu site perguntando o que achei da bermuda que o Dr. Aécio de Borba usou no Ginásio Paulo Sarasate, domingo, ao meio-dia. Se eu fosse um colunista social diria chiquérrima... como não o sou, preferi mandar a foto para um consultor de moda masculina que me disse o seguinte: Ele estava certo. O azul da camisa combinando com o azul claro da bermuda isto a gente chama tom sobre tom. E nada mais disse. E eu complemento: quem já passou quase 30 anos usando paletó e gravata na Câmara Federal tem o direito de ficar livre num domingo. Em sociedade, tudo se sabe.

Placas no ginásio

As transmissões da TV Diário têm mostrado ao longo de duas horas as imagens de marcas e empresas locais que reservaram espaços publicitários para o certame estadual. E para o jogo Sumov x Falcão, ou melhor, Malwee do Falcão, ela vai colocar à venda somente dez espaços.

Daniele na seleção brasileira

Daniele Carvalho convocada para o Mundial da Alemanha. No período de 14 a 16 de maio, em seletiva, no Rio de Janeiro, para o 50º Campeonato Mundial de Tiro a ser realizado na Alemanha, Daniele Carvalho, do Clube de Tiro Gun House, classificou-se em 1º lugar na prova de Pistola de Ar. A representante do tiro cearense foi convocada pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo para compor o seleto grupo que representará o Brasil na Alemanha. Daniele competirá em Munique no dia 8 de agosto de 2010.

A "safra" de craques

Sobre o tópico aqui inserido de que é boa a "safra" de bons craques no futebol de salão, principalmente na categoria Sub-20, recebi inúmeros e-mails. Todos concordam com minha opinião e avalizam de que se o Ceará foi campeão brasileiro em Palmas e o Sumov campeão brasileiro aqui, a "safra" é mesmo boa. E na coluna hoje um dos destaques Sub-20 do momento, o talentoso Ricardo.

Manifestações

A Federação Cearense de Futebol de Salão está recebendo seguidas manifestações de regozijo por sua subida para a Divisão Especial do futsal brasileiro da categoria Sub-20. É o nosso futsal sempre marcando presença.

Boa notícia

Recebemos convite para o workshop "Comunicação e a notícia da vida", além de entrega do prêmio Gandhi de Comunicação hoje às 18h30, no auditório da Fiec. O convite vem da agência Boa Notícia.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Futsal na Coluna do Papa no Diário do Nordeste

Na Divisão Especial

Mais um degrau que o futsal cearense sobe na sua luta para recuperar a hegemonia nacional deste esporte. Antes mesmo de terminar a Taça Brasil, pelo fato de dois cearenses estarem nas semifinais, o nosso Estado já garantia sua subida para o grupo de elite do futsal Sub-20. Espaço Jovem/Fanor e Sumov/Cagece jogaram no sábado e como um dos dois iria para a final no domingo, o Estado do Ceará já galgou esta posição porque sobem dois para o andar superior.

O melhor jogador

Um grupo de pessoas que viu todo o campeonato, a pedido deste jornalista, indicou o craque Andin (Anderson) do Sumov como o melhor jogador do certame. Ele foi ainda o artilheiro com nove gols. Recebeu o troféu das mãos do padrinho Wilame Alencar, prefeito de Mombaça.

Armando Gondim

Com a esposa Sílvia e acompanhando D. Mavi e o Dr. Aécio, nas cadeiras do Ginásio Paulo Sarasate, Armando Gondim, ex-zagueiro fixo do Sumov e da seleção cearense. Armando dizia que o índice técnico dos craques era muito bom para a idade deles. Volta no dia 22 para ver a Malwee e o Sumov.

Juazeiro

O que se passa em Juazeiro do Norte com relação ao comando da cidade que a gente só observa notícias de brigas? E o esporte amador dali como vai?

Nove anos depois

Após a dramática vitória do Sumov sobre o campeão do Mato Grosso do Sul, o mais cumprimentado dos sumoveanos era o seu presidente Cel. Gomes. De há muito abandonado pelos cardeais do antigo clube da Sumov, ele recebeu o abraço de um que não abandona nunca o clube, o Dr. Vicente Armando que lá estava. Registre-se que faziam nove anos que o Sumov não ganhava um título brasileiro. Agora em vez de nove estrelas verdes serão 10. As azuis (títulos internacionais) continuam duas. O Sumov é um orgulho do esporte cearense.

Discrição

Ele chegou dirigindo o seu próprio carro. Calça jeans, camisa pólo verde, foi direto às cadeiras reservadas aos convidados. Ficou ao lado do presidente da CBFS, Aécio de Borba e do ex-atleta Gêra, seu amigo de "racha". Sem pompa, sem segurança, agradável no conversar, viu todo o jogo e emocionou-se no final quando a partida tomou destino de dramaticidade. Entregou o troféu, cumprimentou os vencedores, foi cumprimentado e abraçado e saiu. Nem parecia que era a 2ª maior autoridade do Estado. Bom-dia vice-governador Francisco Pinheiro, na manhã de domingo no Ginásio Paulo Sarasate vendo a final da Taça Brasil de Futsal. Ao lado de Aécio de Borba, Cel. Gomes, Branquinho e o diretor de seleções da CBFS Dr. Emir.

Aloísio Júnior

Mário Feitosa foi o dono da noite no Sirigaddo da Varjota. E ainda me ensejou um encontro nostálgico com esta admirável figura de gente que é Aloísio Ximenes Júnior. Os bons tempos do "timão" do Arsul que contava com o apoio de seu pai Aloísio, foram revividos para alegria deste colunista já que meu compadre e filho porque não, José Roberto Santana era o goleiro do Arsul. Mário está em peregrinação em mais um desafio que ele enfrenta com coragem, competência e determinação.

Limoeiro goleia o Mombaça pelo Cearense

Pela 4ª rodada do Campeonato Cearense de Futsal 2010, o Limoeiro venceu ontem, no Ginásio Paulo Sarasate, o Mombaça pelo placar de 5a 2.

Os gols do Limoeiro foram marcados por Domar (2), Marcony, Preá e Denílson. Para o time do Mombaça Futsal descontaram Véi e Gil.

Com a vitória, o Jaguar do Vale vai para a primeira colocação do Grupo C, com oito pontos ganhos. Já o Mombaça cai para a segunda posição, permanecendo com sete pontos.

Na próxima rodada, no sábado (29), às 20h, o Limoeiro enfrenta o Russas Futsal, em casa, no Ginásio Escola Normal Rural. Já o Mombaça folga na tabela juntamente com o Ferroviário e o Morada Nova.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

COLUNA DO PAPA NO DIÁRIO D0 NORDESTE

Jovem talento

Já disse que segunda-feira é dia de jovens talentos na coluna. E com vocês, Sonaly apontada como a melhor jogadora infanto de vôlei do ano que passou. Aqui, com o troféu de destaque do ano.

Estaria voltando

É só no que se fala. Roberto Mamede Studart, o Betinho, que mostrou competência enquanto dirigia o time de futsal do Fortaleza, estaria retornando e seria o coordenador de futsal do Ferroviário. Se isto acontecer, será muito bom. Betinho é muito sério em tudo que faz.

Nota fiscal

Dos nove estados que participaram em Fortaleza da Taça Brasil de Futebol de Salão, dois deles trazem na sua camisa publicidade de campanhas de notas fiscais numa maneira de se apoiar o esporte e ter contrapartida. Em alguns ginásios do Brasil, já se observa pela TV também faixas alusivas ao esforço das secretarias de todo o País em apelo para o consumidor pedir sua nota. Na camisa do Mato Grosso do Sul, a propaganda é sobre a nota eletrônica.

Bom goleiro

Ele é um dos maiores goleiros do Brasil e integra o elenco da UCS. Está na relação dos convocados para a Seleção Brasileira de Futebol de Salão que no início de junho viaja para a China. Basílio é o nome da "fera".

O apoio de Evaldo

Para se trazer a Fortaleza um time do tamanho, da dimensão e do prestígio internacional que a Malwee tem, uma série de providências tem que ser tomada. O secretario Evaldo Lima, sempre interessado em trazer para Fortaleza grandes espetáculos, contornou alguns problemas de datas que o Ginásio Paulo Sarasate de modo que o jogão de bola entre Sumov e a Malwee fosse ali realizado. Mostrou mais uma vez sua sensibilidade política e esportiva. 22 de junho é a data.

Um clássico

Hoje na TV Diário, direto do Ginásio Paulo Sarasate para o jogão de bola entre as equipes do Limoeiro do Norte e Mombaça. Dois fortes concorrentes ao título de campeão do Estado. Uma noite de muitas emoções.

Morada Nova

Lamentável. Está sendo desfeita a parceria que o futsal do Ferrão vinha mantendo com Prefeitura de Morada Nova. Ferrão i ficará só e a FCFS oficializou retirada do nome da cidade de Gláucio de Castro.

domingo, 23 de maio de 2010

Sumov é campeão da Primeira Divisão da Taça Brasil

Fortaleza (CE) - O Sumov-CE sagrou-se campeão da Primeira Divisão da Taça Brasil Masculina de Clubes, categoria Sub-20, ao bater a boa equipe do Bonadiman-MS na final pelo placar de 2 a 1, em partida ocorrida na manhã deste domingo (23/5), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). Os dois times levaram o futsal de seus estados para a Divisão Especial em 2010.

Na primeira etapa de partida o equilíbrio foi latente. Os dois clubes buscaram o ataque, mas antes se preocupando em não deixar espaços abertos em seus sistemas defensivos. A vontade de ser campeão era grande, mas a prudência mandava tomar bastante cuidado com a ânsia ofensiva no confronto.

O primeiro tempo, desta forma, foi truncado, e seguia dando a impressão de que o gol não sairia até o intervalo. Mas em um lance de velocidade o clube cearense abriu o placar. Depois de uma bela roubada de bola na defesa Madson conduziu a pelota ao ataque e, livre de marcação, bateu na saída do goleiro adversário.

O técnico sul-mato-grossense pediu tempo para reorganizar seu time. A tática deu certo e o gol de empate do Bonadiman saiu logo depois. Marcus foi ao ataque pela linha de fundo na esquerda e cruzou para o meio da área. Neste local estava Claudeir que bateu bem ao gol, igualando o placar.

Na segunda etapa a equipe do Sumov chegou ao segundo gol. Em boa jogada pela direita de ataque, o chute saiu forte e cruzado. Houve a defesa parcial do goleiro Matheus, mas no rebote Evim bateu forte para o fundo das redes e recolocou o time da casa em vantagem no placar.

O Sumov por pouco não ampliou a vantagem quando Jo fez boa jogada individual e bateu forte para grande defesa do goleiro adversário. O Bonadiman respondeu com finalização forte por parte de Bruno, que foi defendida com dificuldade pelo arqueiro do Sumov. No final o clube do Centro-Oeste passou a atuar com o goleiro-linha em busca do empate, mas a pressão não surtiu efeito e o Sumov comemorou o título.

Andim foi o artilheiro do certame com nove gols

Fortaleza (CE) - O pivô Andim ficou com a artilharia da Taça Brasil Masculina Sub-20, em sua Primeira Divisão, que foi disputada durante toda esta semana no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). Ele anotou nove gols, um deles, inclusive, sendo o decisivo na vitória diante do Espaço Jovem-CE, por 3 a 2, na semifinal.

Andim ficou dos mais felizes com a conquista do título de goleador máximo do torneio. “Trabalhamos muito para chegar neste momento e creio que consegui ajudar muito minha equipe na disputa da competição. Fico mais feliz ainda pelo fato de termos sido campeões”, disse o jovem atleta.

Fair Play
O Fair Play da competição acabou ficando com a equipe do Treze-PB. O clube, que por pouco não se classificou para as semifinais do torneio, terminou sua participação com 24 pontos, não podendo ser alcançado por nenhuma outra agremiação. Vale lembrar que o Treze contou com o reforço de atletas, comissão técnica e diretoria do Benfica-PB para esta disputa. A terceira colocação do torneio ficou com o time da UCB.