sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O Grande Secretario do Esporte que marcou época "FERRUCCIO"

´Levamos o esporte para todo o Interior´

Clique para Ampliar
Ferruccio está com atenções voltadas à Secretaria Especial da Copa 2014, novo órgão que comandará a partir do início de 2011
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Clique para Ampliar
Ferrúcio Feitosa
31/12/2010 
Em seu último dia à frente da Sesporte, Ferruccio Feitosa faz um balanço do que foi feito desde 2007, quando assumiu a Pasta e mostra a base construída para a criação da Secretaria Especial da Copa 2014 
Qual a sua avaliação do desempenho da Sesporte em 2010?
Conseguimos dar passos importantes para o esporte no estado do Ceará desde 2007, quando começamos a pulverizar as ações esportivas, não focando somente em uma, duas ou três, mas tentando abraçar a maioria das modalidades esportivas existentes hoje no mundo. Com isso implantamos uma série de núcleos no Estado, passando a ser o único Estado brasileiro que conseguiu implantar núcleos de esporte em todo seu território. Temos números extraordinários. Ao todo, foram 787 bolsas-esporte concedidas.

Além disso, foram treinadas, desde 2007 até 2010, mais de 10 mil pessoas em várias modalidades esportivas, como árbitros e técnicos. Nós demos oportunidade das pessoas de encontrarem um emprego e chegamos a apoiar mais de 6 mil pessoas para participar de competições fora do Ceará, sendo algumas até fora do País. Também alcançamos o número de mais de 300 obras em todas as regiões do Ceará. 

Além disso, destaco a criação do projeto Esporte na Minha Cidade, onde, somente em 2010, tivemos a oportunidade de visitar 50 municípios e 35 bairros, contemplando mais de 270 mil pessoas com essa ação que levou um verdadeiro circo esportivo aos finais de semana no interior do Estado e nos bairros periféricos de Fortaleza.

Quais projetos você destaca?
Dou um destaque todo especial para os núcleos de esporte que foram criados. Ao todo, foram 356 núcleos. Com eles, estamos tratando com vidas e esse é o bem maior que existe.

Como a sociedade tem participado da execução das políticas implementadas pela Sesporte?
Ao iniciarmos a gestão, a primeira coisa que nós fizemos foi o Encontro Estadual do Esporte, exatamente para saber quais eram os anseios, as necessidades das entidades, da sociedade que vive o esporte, que vive a saúde, que vive a educação, e aí escutamos as pessoas em todas as regiões do Estado, fazendo um grande encontro na cidade de Fortaleza.

Qual a importância disso?
Não faltaram exemplos de que começamos um novo caminho, onde o desenvolvimento do esporte anda de mãos dadas com a educação e o social. Tão importante quanto o volume de investimentos é a capacidade que temos de mobilizar a população para criar e propor soluções. Hoje, os cidadãos cearenses não são apenas beneficiados pelas políticas públicas.

Como a Sesporte compara o desempenho deste ano com o de 2009?
As metas que foram colocadas para 2010 eram maiores do que as metas de 2009. E nós conseguimos ir além dessas metas de 2010. Houve um aumento de cerca de meio milhão de pessoas que passou a frequentar os eventos e projetos públicos de esporte e lazer e acompanharam a criação de mais 65 novos equipamentos construídos somente pela Sesporte de forma regionalizada para seu benefício. Ou seja, nos dois últimos anos da administração, mais de um milhão de pessoas recebeu positivamente o impacto de ações criadas com o intuito de promover um aumento da autoestima de uma população que voltou a enxergar os benefícios da prática esportiva.

A Copa de 2014 já começou para a Sesporte?
Sim. Ela começou a ser trabalhada pela Secretaria do Esporte em 2007, quando houve a candidatura da cidade Fortaleza, onde nós conseguimos êxito total em todo o processo. Acredito que tenhamos sido a única cidade brasileira escolhida que conseguiu fazer um plano de investimento bem elaborado, unindo as três esferas de governo, municipal, estadual e federal. 

Além disso, acompanhei todas as reuniões, todas as informações que nós tínhamos que prestar junto ao LOC (Comitê Organizador Local) e à FIFA. Agora vivemos um novo momento, em que assumo o desafio de dirigir a Secretaria Especial da Copa, onde nós vamos focar mais ainda na estrutura que Fortaleza está montando pra esse grande evento.

O Castelão fecharia no fim deste ano para as reformas. O Governo retroagiu da ideia?
Não é retroagir, na verdade é consenso. Nós entendemos que o futebol é a grande paixão do povo cearense. Com o pensamento voltado para essa paixão, entendemos que temos um Estadual que reúne 12 clubes onde não é justo que os times da Capital fiquem sem um estádio para realizar os seus jogos. Foi aí que, depois de diversas discussões com os técnicos do governo do Estado e com o vencedor da licitação, descobrimos que era possível fazer as obras nos três primeiros meses na área externa do estádio. Depois de finalizado o primeiro turno do Campeonato Cearense de 2011, iniciamos então as obras na área interna do estádio.

FERNANDO MAIAREPÓRTER

Coluna do Silvio Carlos no Jornal Diário do Nordeste

COLUNA

Sílvio Carlos

31/12/2010 
Paz no judô
O natal foi comemorado num ambiente de confraternização e de paz entre os faixas pretas do judô da Academia Budokai. O evento contou com a presença de várias personalidades desta nobre arte marcial, dentre elas o Shihan Milton Moreira, Marcelo Frazão, André Carlos, Gláucia Lima, Caroline Esteves, Raphael Sampaio e outros que aparecem na foto. Aliás, o clima natalino contribui para desarmar os espíritos e espalhar uma aura de harmonia e entendimento entre os seres humanos. E os judocas da Academia Budokai deram o exemplo.

Festa na BD Sports
O aniversário de Gislaine, herdeira da rede BD Sports, foi comemorado na manhã de 3ª com um "gordo" café no escritório central, onde despacha (comanda) o grande Eládio Bedê. E o prazer deste colunista de participar de encontro tão gostoso e simpático, com a presença ainda do Elano e do Júnior. Lá embaixo Robério dirige o setor de venda de uma loja que é líder no mercado esportivo local.

Catunda Rezende
Trabalhei com ele na redação de O Povo e o encontrei na manhã de 3ª que passou, no centro da cidade, "cheio até a tampa", como nós costumamos dizer. Falo de meu amigo Catunda Rezende, que hoje é ministro conselheiro da embaixada do Brasil na República Dominicana. Depois dele, só o embaixador. Como voltará em breve, pediu que transmitisse a todos os seus amigos da imprensa seu abraço. Catunda deixou o jornalismo pela diplomacia e vem se dando muito bem.

Pirrolho
Ele é um mestre na organização de eventos e a última festa do Colégio Santo Inácio foi um sucesso, ao contrário do que me disseram. Pirrolho continua fortalecido junto aos amigos e quando dirige um evento sozinho, melhor fica este evento. Uma figura do meu maior bem querer.

Gesto louvável
Com o objetivo de unir a educação e o esporte e de oferecer uma melhor oportunidade de vida para crianças e adolescentes carentes, o Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil dos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte (Sinfac/CE.PI.MA.RN) promoveu no início de dezembro, no Lar Beneficente Clara de Assis, em Caucaia, torneio de futsal para crianças e adolescentes do projeto Craque Nota 10.

Lucinho
Lúcio Flávio Figueiredo Cruz, o Lucinho, com grande passagem pelo futebol cearense, integrou também o elenco de futebol de salão do Francisco Lorda. Aliás, na quadra do Sesc/Centro (próximo do Mercado São Sebastião) Lucinho, na adolescência, encantou os espectadores com jogadas magistrais do craque que se firmou tanto nas quadras quanto nos gramados. E na festa do cinquentenário do Lorda, o irmão Tertulino recebeu a medalha póstuma de Lucinho das mãos de César Vieira.

Mimos
A AD 2 marcou um golaço neste fim de ano. E a mensagem é singela: "Que 2011 nos lance a voos ainda mais altos rumo à realização de nossos sonhos". A camisa é "chic", distinta e leve. Renato Bonfim partiu na frente com suas tradicionais agendas. Mas a da BD Sports foi a sensação de todas. Marquise também na lista dos brindes e as lembranças de fim de ano de Mário Feitoza extrapolam pela qualidade. Um 60 anos na lista, com pedido de não-inclusão do nome. E que venha 2011.

Solidariedade
Pelo segundo ano, os funcionários da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) de Fortaleza realizaram o Natal Solidário do Futsal. Eles arrecadaram valores, através de uma rifa, para ajudar as instituições Casa de Jeremias, Casa de Nazaré e Casa Vida.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sesporte homenageia 15 profissionais que marcaram época

Sesporte homenageia ex-jogadores do futebol cearense



A homenagem é um reconhecimento à 15 profissionais que marcaram época
A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) homenageia 15 ex-jogadores do Ceará, Ferroviáriio
e Fortaleza das décadas de 50 a 80 nesta quinta-feira, dia 30, no auditório do Blanchard Girão 
(Castelão) às 10 horas.  Segundo o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, a 
homenagem é um reconhecimento àqueles que marcaram época. “Nossa iniciativa surgiu após 
uma conversa com a Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap), em que 
manifestamos o desejo de homenagear aqueles que fizeram história no futebol cearense”, disse.
Entre os homenageados estão os ex-jogadores Gildo Fernandes, Francisco Nunes, mais conhecido 
como Pacoti, e Wilkson Saraiva. Gildo, ídolo do Ceará nas décadas de 60 e 70, já foi considerado 
o Pelé no futebol cearense. O ex-jogador não participará da solenidade, pois está se recuperando 
de cirurgias realizadas recentemente no joelho.
Servindo ao Ferroviário, Pacoti fez história no futebol local na década de 50. Nos anos 60, jogou também 
no Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, e no Futebol Clube do Porto, em Portugal. Atualmente, ele é 
aposentado e diretor administrativo da Agap. Já Wilkson, que tem título de vice-campeão brasileiro pelo 
Fortaleza, foi consagrado pelo público, na década de 60, como jogador do leão. O ex-atleta atua hoje 
como dentista.
Veja a lista completa dos homenageados:

• Otávio Martim de Sousa - Mangaba - Ceará
• João Rômulo dos Santos - Fortaleza
• Marcos Francisco - Ceará
• Luis Paes o Ferroviário
• Francisco Barbosa Pinheiro Filho - Ferroviário
• Lídio Pereira Neto - Fortaleza
• Francisco Rodrigues Nunes (PACOTI) - Ferroviário 
• Gildo Fernandes de Oliveira - Ceará 
• Orlando Facó - Ferroviário 
• Amilton Brasileiro Rocha - Fortaleza 
• Mirandinha - Ferroviário 
• Wilkson Barbosa Saraiva - Fortaleza 
• Luiz Francisco do Rego - Fortaleza 
• Argeu dos Santos – Ceará
• Edmar Oliveira Araújo - Ferroviário

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará