VÍDEOS

Loading...

sábado, 3 de dezembro de 2011

Coluna do Silvio Carlos - Jornal Diário do Nordeste


Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
Publicado em 3 de dezembro de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
No Recife
"Vai ser a maior reunião de presidentes de federações de futebol de salão do Nordeste de todos os tempos. Do Amazonas à Bahia todos já confirmaram suas presenças. Vou estender tapete vermelho para recebê-lo aqui Silvio". De Edson Nogueira, o dinâmico presidente da Federação Pernambucana sobre o encontro dos dirigentes do futsal do Nordeste que acontece, neste sábado, na capital pernambucana. Assuntos sobre os novos rumos desse esporte na região serão discutidos.

O Mundial feminino
Começa nesta segunda-feira, dia 5, o Campeonato Mundial de Futebol de Salão da categoria Feminino. A competição traz ao Ceará categorizadas seleções. Este projeto visa difundir ainda mais no mundo a prática entre as mulheres deste fascinante esporte de quadra. As meninas do Brasil são vistas aqui.

Campeão de selo
O Ceará foi destaque na última exposição de selos, a Brapex 2011 realizada mês passado em Recife. O Estado mandou 22 coleções e foram conquistadas medalhas de ouro, prata, bronze prateado e bronze com as coleções de Anísio Araújo, Jackson Albuquerque, Elmar Faria S., Carlos Mendonça, Roberto Moreira e Benedito Fontenele, além de seis juvenis. Coube ao Ceará, a melhor participação do Norte e Nordeste. O ex-diretor do Cetrede, Jakcson Albuquerque agradece o apoio.

Aécio foi e gostou
Aécio de Borba chegou cedo ao Ginásio e quando todos pensavam que ele iria ver o clássico decisivo, disse que não. "Eu vim ver o time da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) que faz parceria com a cidade de Caucaia e que joga na preliminar". Viu e seu time ganhou e ainda bateu fotos com todos eles.

Marcos Coelho
Advogado de prestígio em toda a zona Norte do Estado, Marcos Coelho é um desportista e salonista vibrador. E foi ao lado dele que presenciei todo o primeiro jogo entre as equipes do Afagu Russas e Alto Santo. Com ele o vereador Jarbas, o Rei do Peixe na cidade de Camocim e uma liderança firme na região. Marcos foi o primeiro a garantir apoio à Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS) para o jogo do Brasil em Fortaleza.

No Darwin
As escolinhas de todas a modalidades esportivas que ali são praticadas continuam em atividade e juntando muita gente miúda. Crianças e jovens praticam atividades esportivas com empenho e dedicação. O Colégio Darwin prestigia o esporte em todas as suas frentes. E os alunos agradecem com gosto não só pelo esporte, mas também pelo estudo. Um geração saudável se faz com esporte.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Coluna do Silvio Carlos - Jornal Diário do Nordeste


Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
Publicado em 2 de dezembro de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
Uma festa bonita
Quem foi ao Paulo Sarasate, na última terça-feira, viu a final de um campeonato (o maior do País), organizado e com uma estação de TV transmitindo as emoções de Afagu Russas 5x4 Alto Santo, após 3x0 no tempo regulamentar. A solenidade de entrega dos troféus foi emocionante, com os craques se abraçando e comemorando o feito russano. Roberto Moreira, Evaldo Lima, o técnico Vander Iacovino, Benigno Júnior e Dvaldir Cavalcante entregaram os troféus e medalhas.

Civilizados
Os dois prefeitos finalistas do Campeonato Cearense de Futebol de Salão, edição 2011, se cumprimentam. Raimundinho do município de Russas foi o vencedor e Adelmo Aquino da cidade de Alto Santo ficou com o vice, vai para a Liga Nordeste e o Afagu vai para a Taça Brasil.

Portugal treina
Vice-campeão do 1º Torneio Mundial de Futsal Feminino, a seleção portuguesa iniciou sua preparação para a segunda edição da competição no Centro de Estágios e Formação de Rio Maior, em Portugal. O técnico da equipe Jorge Braz ainda não tem definido o grupo de 14 jogadores que vão participar do mundial, que ocorre entre os dias 5 e 10 de dezembro em Fortaleza (CE). Jorge Braz está animado com o espírito apresentado no período de treinos.

Copa Caetano
Maracanaú esteve em festas quando da realização da final da Copa Caetano de Futebol de Salão. Mais de 1.000 pessoas em torno da quadra. Nesta copa atuam craques que disputam o certame estadual. O prefeito Roberto Pessoa e o empresário Andre Skiz Eskinazi deram todo o apoio ao evento. O futsal ganha força em Maracanú.

Bom demais
O goleiro Reginho não pode deixar mais o futebol de salão cearense. Ele pega muito. Não reclama de nada e na reposição de bola mesmo quando leva um gol o faz com distinção e elegância. Um dos maiores goleiros que já passaram pelo nosso futsal nos últimos dez anos. Pertence ao Afagu Russas. Aliás, por falar em grandes goleiros, nosso Estado sempre tem revelado talentos nesta posição. O saudoso Beto Santana e também Lavoisier são exemplos.

Campeão Sub-15
O Tiradentes é o novo campeão cearense Sub-15. O Tigre marcou 1 a 0 sobre o Ferroviário, no último sábado, no estádio Antony Costa. O gol da vitória foi marcado por Paulo. O título foi muito festejado pelos jogadores do Tiradentes, pois conseguiram na final reverter uma vantagem que era do Ferroviário, que podia até empatar para ficar com o título do Sub-15. Na fase semifinal, o Tiradentes venceu o Estação por 2 a 0.

O Memorial Capablanca
Aconteceu na última sexta-feira, o encerramento do XXVI Memorial Capablanca, que teve como o principal patrocinador a entidade do Banco do Nordeste. O evento, organizado por Luiz Geraldo de Miranda Leão, aconteceu na própria sede do BNB Clube. Abaixo seguem os cinco primeiros colocados deste memorial: Sílvio Cunha; Jone Pinheiro; Máximo Jack; Marcelo Cunho e Marco Asfora.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Coluna do Silvio Carlos - Jornal Diário do Nordeste


Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
Publicado em 1 de dezembro de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
Clique para Ampliar
O Ceará na Cat. 40 +
Clique para Ampliar
Colégio São João
Clique para Ampliar
Colégio São João II
O novo campeão
Com o placar de 3x0 no tempo regulamentar e 5x4 nos pênaltis. Foi assim que o Afagu Russas ganhou o certame de 2011. Deu Afagu Russas na cabeça. O time resolveu se tranquilizar, sabia que tem elenco bom e na final não quis conversa com o adversário. Venceu o jogo no tempo normal e nos pênaltis mostrou categoria. O prefeito Raimundinho foi o comandante deste feito memorável além do grande Fernando que se afastou ao apagar das luzes do campeonato. Mereceu.

Colégio São João
A minha força é a tua força. Este era o lema do Colégio São João que chegou a ter quatro deputados federais numa só legislatura e elegeu três misses, sendo uma Ceará. Elza Laureano. Nos meus 50 anos de jornalismo a homenagem a este educandário pelo qual passaram personagens ilustres de nosso povo.

Antonio Bezerra
Notável o interesse do grupo que faz esporte no bairro de Antonio Bezerra mantendo aquele time que teve inclusive um jogo ao vivo pela TV. O projeto tem o apoio de Carlinhos, da Solrac; Lopes, da Pay Modas Íntimas e Geovane, da Madeireira Geovane. Arquimedes Pinheiro é o presidente. Aliás no Antônio Bezerra o esporte ganha força e incentivo. Os moradores conquistaram recentemente a reforma do seu estádio de futebol.

Marcos Fernandes
Por onde passou deixou a marca da competência e da obstinação. Está fazendo verdadeira revolução no Palácio do Progresso que mais parece um prédio novo. Ele foi homenageado no dia 25 último pela Federação de Musculação Desportiva e Fitness (antigo fisiculturismo). A solenidade em Maracanaú foi prestigiada, Marcus é um grande amigo deste colunista.

O Ceará na Cat. 40 +
O Ceará na categoria 40 mais sagrou-se vice-campeão brasileiro de basquetebol na categoria master no recém-findo torneio realizado na cidade de São Luiz, no Maranhão. O time campeão está hoje na coluna. Os campeões utilizaram durante o certame os atletas Ronaldo Francklin, Sidney, Carlinhos, Jimy, Cláudio e Paulo Eduardo. Os veteranos craques do basquete cearenses mostraram a força do esporte local também fora do Estado.

North Shopping
O interesse do público aliado ao bom desempenho dos atletas servem como indicativo do sucesso alcançado na primeira edição do Campeonato Cearense de Futebol de Habilidade - Free Style. Com apoio do North Shopping, patrocínio da Fort Motos e Cacau Show, a Gol de Placa Comunicação e Eventos Esportivos lançou e organizou a competição que já está inserida no calendário dos grandes eventos de 2012.

Colégio São João II
Quem me deu estas fotos e que agradeço com carinho foi Fred Caminha, sobrinho do Dr. Braveza e ex-aluno do São João. A foto é da maquete que ele fez do Colégio São João. À direita o campo de areia e à esquerda a quadra que levava o meu nome. O Dr. Odilon Braveza no dia em que era feita a fusão com o Farias Brito. A professora Hilda Prisco e o colunista ladeando o venerando, amado e estimado mestre.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Coluna do Silvio Carlos - Jornal Diário do Nordeste


Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
Publicado em 30 de novembro de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
Clique para Ampliar
Vander Iacovino
Clique para Ampliar
Jessiquinha, atleta do Jacareí Futsal, de São Paulo
Clique para Ampliar
Uma boa goleira
Vander Iacovino
Sua passagem pelo futebol de salão cearense foi notável. Como atleta, craque puro, talentoso, decisivo nas horas mais importantes. Como homem, correto e distinto, profissional acima de tudo. Ele integrou o elenco milionário do Banfort, time que marcou época em nosso Estado e ganhou só tudo o que disputou enquanto existiu. Ele dirige a Seleção Brasileira Feminina que no próximo dia 5/12 inicia em Fortaleza, no Ginásio Paulo Sarasate, a caminhada rumo ao título do II Torneio Internacional. O Brasil é o atual campeão da competição.

Seleção Brasileira
A morena charmosa da foto é Jessiquinha, atleta do Jacareí Futsal, de São Paulo, e que também integra o elenco da Seleção Brasileira Feminina que disputará em Fortaleza, a partir do dia 5/12, e até o dia 10, o II Torneio Internacional. O Brasil estreia no certame contra a seleção da Venezuela, no último jogo da primeira rodada (5/12), às 20h, no Ginásio Paulo Sarasate.

Náutico/Flamengo
Inegável que o feito do Náutico quebra longa trajetória de vitórias do Sumov e foi um acontecimento marcante para a história do clube. Mais interessante foi a participação dos pais, que prestigiaram a atuação dos seus filhos, e de outros familiares. Guedes já prepara feijoada para homenagear os campeões, os garotos que praticam esporte com determinação e disciplina. E palmas para Facozinho, ex-grande goleiro e hoje um garimpador de craques.

Os melhores
No intermunicipal em Mombaça Gerlânio Chaves foi apontado como o melhor goleiro. O melhor jogador, Olavinho, de Crateús. O artilheiro, Domar, de Limoeiro do Norte. E a dupla de árbitros que melhor trabalhou foi composta por Manoel Araújo e Djacir Fontenele.

O torneio vai empolgar
Eu já não tenho mais dúvidas de que o Torneio Internacional Feminino de Futsal, versão 2012, empolgará a partir de 5/12, pois as seleções que já estão desembarcando em nossa Capital chegam precedidas de enorme cartaz por praticarem no momento futsal de alto nível como Brasil, Venezuela, Portugal, Rússia e Espanha. Angola e Argentina são seleções estreantes.

Uma boa goleira
Ela é a goleira da Seleção Brasileira no II Torneio Internacional de Futsal Feminino, competição que começa no dia 5/12 e aqui já treina no CT da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), em Iparana, Caucaia. Jozi, que atualmente joga na Espanha e defende a equipe do CD Burela, esteve na cidade de Maracay, na Venezuela, e foi um dos destaques do time verde-amarelo comandado pelo técnico Vander Iacovino na campanha do tetracampeonato sul-americano.

Ingressos gratuitos
A CBF não realizará venda de ingressos para os jogos do II Torneio Internacional Feminino de Futsal. A entrada será gratuita para os torcedores cearenses que se deslocarem até o Ginásio Paulo Sarasate durante a fase classificatória da competição. Já nas fases semifinal e final certame haverá uma simbólica cobrança de um quilo de alimento não-perecível. E a CBFS definirá depois qual ou quais instituições serão beneficiadas.

Elenco do Brasil
O grupo de 15 atletas do Brasil que disputará o II Torneio Internacional, em Fortaleza, além de Jozi, terá as goleiras Júlia e Giga; as fixas Taty e Cilene e Gaby; as alas Neguinha, cearense e que defende o time da Nacional Gás/Unifor, Vanessa, Jéssika, Jessiquinha, Marcela e Ari; e as pivôs Jú Delgado, Lucileia e Cely. Vander Iacovino é o técnico.