VÍDEOS

Loading...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Coluna do Papa no Jornal Diário do Nordeste


COLUNA

Sílvio Carlos

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Goleiro Bilica e o ala Valdin
Clique para Ampliar
Dr. Francisco José Gomes
19/2/2011 
Orós e Morada Nova
Tudo (tudo mesmo) que Morada Nova tem de bom deve-se a Manoel de Castro. Depois dele, eu não sei o que de bom aconteceu ali. Tudo de bom no esporte, que a cidade de Orós tem, a começar pelo seu ginásio, deve-se a Wellington Rolim. E o presidente da Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS) decidiu que o campeão da 20º Copa Metropolitana deste ano levará a taça com o nome de Wellington, que está hoje na coluna. Uma das mais admiráveis figuras humanas que eu já conheci. Um homem na sua verdadeira expressão. Tenho dito!

Cearenses no Sul
O goleiro Bilica e o ala Valdin são cearenses e estão no timão do Santos/Cortiana que disputa a Liga Nacional de Futsal. Aliás, a equipe santista também conta com o talento do craque Falcão e a competência do técnico Fernando Ferreti. Falcão, Valdin e Ferreti fizeram história no time da Malwee/Jaraguá, de Santa Catarina, que foi várias vezes campeã da Liga Futsal.

Renato Bonfim
Esta grande figura humana já está de posse dos documentos assinados por Aécio de Borba, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e Sílvio Carlos, presidente da Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS), que atestam sua atividade ininterrupta na prática do futebol de salão há mais de 50 anos. E o mesmo ainda pratica o seu racha, agora no Clube Círculo Militar. Isso é o que podemos chamar de amor a um esporte.

Solidariedade
Neste sábado, às 19 horas, o time do Horizonte Futsal, atual bicampeão cearense, enfrentará o São Gonçalo no "amistoso da solidariedade". O confronto no Ginásio Joaquim Domingos Neto encerrará a campanha de ajuda para os desabrigados pelas chuvas iniciada pela prefeitura de Horizonte desde o dia 31/02.

Um "sportman"
Quando esteve à frente do departamento jurídico do Fortaleza Esporte Clube ele deu um show de organização e alcançou grandes vitórias na Justiça. Homem de elevados conhecimentos, o Dr. Francisco José Gomes é um personagem leve e preparado. No meio da semana que passou comemorou o seu aniversário com a família e amigos. E o Dr. Franzé Gomes está hoje na coluna, ao lado da biblioteca que lhe dá respaldo para encarar com segurança e competência as causas que defende.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Coluna do Papa no Jornal Diário do Nordeste


COLUNA

Sílvio Carlos

Clique para Ampliar
Francisco José Martins Câmara
Clique para Ampliar
Atletas convocados para a Seleção Cearense de Futsal Sub17
Clique para Ampliar
Butina
18/2/2011 
Desembargadores
Muitos nomes do esporte estarão logo mais na posse dos novos desembargadores. E entre eles meu amigo Francisco José Martins Câmara (foto), amigo aliás de longas datas. O outro é um ex-craque do basquetebol que jogou no time do Líbano na época de Aziz Jereissati. No caso o Dr. Waldsen Pereira. Logo mais estarei levando meu abraço não só aos dois, como aos demais, figuras distintas e de probidade comprovada. Os novos desembargadores do Poder Judiciário estadual serão empossados em sessão extraordinária do Tribunal Pleno.

Vicente Alencar

Um dos precursores do jornalismo para esporte amador e que no Diário do Nordeste escreveu coluna sobre o segmento. E acaba de me informar que está na ativa e a Rádio Parreão transmitirá o Estadual 2011 de Futsal. Vicente Alencar é preparado e uma figura humana fora de série.

Rui Filho
Um prazer reencontrar no gabinete de nosso diretor comercial Antônio Vidal a figura de Rui Filho, mesmo nome do pai Rui do Ceará, um dos maiores dirigentes de nosso futebol. No mesmo gabinete, Tahim, que foi do futsal e está no Diário do Nordeste, e Davi, ex-goleiro do Ceará no futsal é do depto. dirigido por Vidal. O caderno Jogada tem novidades para o futsal. O editor Guto cuida do tema. O sinal verde do Editor-geral Ildefonso Rodrigues foi dado.

A seleção
No superconfortável auditório do Colégio Farias Brito/Aldeota aconteceu na noite da 3ª feira que passou a apresentação dos atletas convocados para a Seleção Cearense de Futsal Sub 17 que vai a Maceió/AL participar do Brasileiro. Algumas mães e pais de jogadores compareceram, dando ao acontecimento destaque familiar. Branquinho e Júlio César falaram e já no dia seguinte, num dos ginásios do BNB Clube, aconteceu o primeiro treino, após a avaliação física do grupo. E na coluna hoje os convocados posam para as lentes de Kid Júnior.
 Santana do Acaraú
Todo ano é assim. Evanger Rocha manda dizer que Santana do Acaraú este ano disputará o Campeonato Estadual de Futebol de Salão adulto e assinala que o prefeito do município, Dr. José Maria Sabino, vem dando todo o apoio para a formação do selecionado que irá representar a cidade, que fica a 228 quilômetros de Fortaleza. O Dr. Sabino sabe que a população jovem do seu município gosta de praticar o esporte.

Jogadorzão
Pelo nome não se assustem. Mas o Afagu Russas contratou um dos melhores jogadores de futsal do Brasil. Butina é seu nome e estava no Paraná. E quem vibrou com essa contratação foi o Gil, que o conhece e dizia, ontem, para o colunista: "Papa, o homem joga demais e será o melhor do ano, pode anotar". Aliás, muita gente o considera um dos melhores pivôs do País.
 Reunião da Serie Ouro da Cpa Metropolitana
A FCFS marcou para o dia 1o. de Março a reunião com os representantes da Serie Ouro da Copa Metropolitana de Futsal.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Coluna do Papa no Jornal Diário do Nordeste


COLUNA

Sílvio Carlos

17/2/2011 
Um legado histórico
A passagem de Ribamar Bezerra pelo futebol, ou mais precisamente pelo Fortaleza, foi marcada pela grandeza de suas obras e pela maneira honesta de conduzir o clube. Formou um time à altura dos grandes do Brasil, encomendou à Volkswagen um ônibus especial para transporte a longa distância do clube, contratou auditoria contábil para fiscalizar a sua própria gestão e, enfim, uma série de outros fatos que levaria toda a coluna para falar sobre eles. Aliás, com Ribamar o Fortaleza ganhou o título estadual de 2005, mas perdeu o tetra em 2006.

Gony em ação
Ás vezes ele chega às 8h30 da manhã e só sai da Sesporte às 21h. Ainda não teve um contato pessoal e direto com o governador sobre seus planos, mas ouviu de Cid que o orçamento de sua pasta será maior. Gony Arruda compareceu no sábado (12/02) a um evento do futebol 7, quando encerrou o conclave. Na 2ª feira passada (14) teve encontro com o presidente da FCFS em um almoço no Dallas.

O CT do Fortaleza
Há uma obra em fase final de construção que não está merecendo da mídia, torcida, nem dos próprios tricolores a devida cobertura e especial atenção. O CT em Maracanaú, que graças ao prefeito Roberto Pessoa o Fortaleza conseguiu ali instalar, é uma obstinação deste jovem empresário que apesar da distância que dele me separa, não pode ser olvidada. Ali está não o futuro do Fortaleza, como uma demonstração clara e inequívoca da visão futurista de Ribamar Bezerra.

Mais Ribamar
Ele enxergou o futebol como um negócio muito antes do que os que agora o tratam assim. Um dia o CT Ribamar Bezerra será mostrado com toda sua amplitude e importância e um dia a visão de futuro de Ribamar será lembrada pela família tricolor como a grande obra deste clube que está próximo dos 100 anos.

Ainda o CT
Para concluir, faço este depoimento porque mesmo afastado há três anos do futebol fui empurrado por minha consciência a fazê-lo. E o faço porque toda vez que minha consciência me lembra alguma coisa, sempre fiz o bem, porque acima de qualquer suspeita, sou um homem de bem. Tenho dito! E ao Ribamar as honras da obra do século em termos de Fortaleza.

Falando em NAC/Flamengo
Este grupo representará a parceria Clube Náutico/Flamengo do Rio na Copa Metropolitana de Futebol de Salão deste ano. O elenco é bom e promete brilhar. E os professores Facozinho, um goleiro que fez história no futebol de salão do Ceará e do Brasil; Gustavo e Samuel também acreditam e confiam numa grande performance de seus pupilos na Metropolitana 2011. O NAC/Flamengo está inscrito para as disputas das categorias Sub 9, Sub 11 e Sub 13 da Metropolitana.

A Sesporte e o futsal
O maior campeonato regional de futsal do Brasil continua a ser o Cearense. A cobertura midiática deste ano será duas vezes maior do que a do ano passado. A interiorização do futsal, com várias cidades querendo participar, é algo que impressiona e o número de atletas inscritos é recorde. A participação do Estado em eventos nacionais tem sido maciça e o futsal hoje é jogado na calçada, nos ginásios, nos condomínios e nas quadras abertas. Seu avanço é estrondoso.

Mais Sesporte
Gony Arruda ouviu tudo isso, mas como desportista disse que já acompanha de há muito esta nova fase do futsal cearense. Ao lado de Gony, no encontro com o presidente da FCFS, estava Fernando Rodrigues, uma das válvulas pela qual a Sesporte respira. O relato do que ocorre no futsal cearense era ouvido também por este jovem e competente técnico, Frenando, que concordou com o nosso avanço.