VÍDEOS

Loading...

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Coluna do Papa no Jornal Diário do Nordeste


COLUNA

Sílvio Carlos

Clique para Ampliar
Roberto do Vale
Clique para Ampliar
Facozinho
Clique para Ampliar
Souza, Gazinneo e Macedo Júnior
12/2/2011 
Futsete
Dentro dos objetivos ousados do presidente da Federação Cearense de Futebol Sete, Roberto do Vale, o Curso de Capacitação para árbitros/primeiros socorros foi aberto, ontem, no auditório do Sesc/Educar. E até amanhã (13/02) o professor Aldinei Dias, instrutor da Confederação Brasileira de Futebol Sete do Brasil, ministra aulas sobre as regras da modalidade. Já a segunda etapa do curso que tem apoio da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), será de 18 a 20/02.

O trabalho de Facó
Quem viu me disse. É extenuante e de uma paciência de frade o trabalho que o goleiro Facozinho realiza à frente das equipes de base de futebol de salão do Clube Náutico Atlético Cearense, que ele prepara para a Copa Metropolitana deste ano. E ei-lo aqui no Ginásio Meton César Vasconcelos, do clube alviverde, que o Roberto Bastos batizou de "templo do esporte".

Carnaval da Saudade
A venda de ingressos (eu falei venda) para o Carnaval da Saudade deve bater todos recordes, tal a movimentação que a gente sente. E o esporte é um dos segmentos presente no evento. Eu posso assegurar, a partir de hoje, que as duas mulheres mais bonitas do Ceará (inegavelmente) estarão à mesa deste colunista, que já reservou seu espaço nesta festa. E quem são elas? Muita calma nesta hora.

Baturité
Li na sua coluna a ausência de Baturité nos certames estaduais de futebol de salão. Isto é uma lástima. Ali tem dinheiro para tudo, menos para o esporte. O desabafo é do leitor João Furtado, que chegou para o colunista via e-mail. Para um bom entendedor, meia palavra já basta...

Sesc Ativo
No Sesc Iparana acontece, amanhã (13/02), o Desafio de Férias Mountain Bike, competição que reunirá 150 ciclistas do Estado do Ceará. O evento faz parte do calendário de provas do projeto Sesc Ativo para o ano de 2011 e movimenta os praticantes dessa modalidade radical do ciclismo.

Três generais
Na coluna hoje, três generais da minha maior admiração pessoal: Souza, Gazinneo e Macedo Júnior, este o comandante da 10ª Região. A foto das três personalidades militares foi realizada durante a Olimpíada do Círculo Militar, num dos momentos de descontração. A propósito, o General de Divisão Hélio Chagas de Macedo Júnior foi empossado, ano passado, como presidente de honra do Círculo Militar.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Coluna do Papa no Jornal Diário do Nordeste


COLUNA

Sílvio Carlos

Clique para Ampliar
Andinho
Clique para Ampliar
Ígor e Pedro Ernesto
Clique para Ampliar
Benigno Júnior e Manoel Tobias
11/2/2011 
Andinho pretendido
Ele foi o artilheiro Sub 20 do certame da categoria no ano passado e aqui recebe o troféu a que fez jus. Andinho está em Mombaça mas já tem convites para jogar em Alto Santo ou Sumov. Trata-se de um jovem valor, de enorme talento, e que sabe fazer gol. Aliás e a propósito, no blog do Cláudio Moura - de Russas, descobrimos a informação: "Como destaque o Alto Santo também terá o jovem Andinho, uma realidade de nosso futsal, campeão brasileiro Sub 20, da Segunda Divisão da Taça Brasil pelo Sumov em 2010, e revelado pelo Mombaça".

De volta ao Leão
Ele é um educador físico e de enorme credibilidade no setor em que atua. Conhece bem o futebol de salão e está de volta ao Leão como técnico de sua equipe, que vai disputar a Copa Metropolitana deste ano. Pedro Ernesto está hoje na coluna, ao lado do excepcional goleiro Ígor, destaque do time de futsal do Tricolor do Pici, que lutará pelo título da 20ª Metropolitana.

Distinto e agradável
Estes adjetivos bastariam para definir o que foi o jantar que os filhos de César Vieira lhe ofereceram, na noite de 2ª feira que passou, no excelente "Regina Diógenes", nos altos da Casa Delitalia da Santana Júnior. Ray Miranda deu o toque musical e lá reencontrei uma família exemplar e digna como a que César construiu. Gerardo Rumenigue e este colunista bateram o papo mais demorado num assunto que interessa ou desagrada aos dois: gordura. Citar nomes é omitir nomes.

Com Tin Gomes
O coronel Gomes saiu satisfeito do encontro que manteve durante a 3ª feira passada com o deputado estadual Tin Gomes. O Sumov continuará a ser prestigiado por este "sportman" que é uma referência de apoio ao esporte, assim como terá a ajuda do deputado Francisco Pinheiro.

Camurça na parada
Cresce o movimento dos amigos em torno de Humberto Camurça visando o ano que vem. Homem de um milhão de amigos, com certeza, ele está sendo conversado para ingressar na política. E vem observando este movimento com muita simpatia e não será nenhuma surpresa se ele aderir ao mesmo. Um homem de bem e um grande amigo.

Duas lideranças
A foto ao lado foi colhida no gabinete da presidência do Clube Círculo Militar de Fortaleza, quando o Conselho Superior da Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS) aprovou as contas da entidade. Benigno Júnior é o sub do professor Evaldo, que faz um correto trabalho na Secretaria de Esporte e Lazer do município (Secel), e Manoel Tobias é um nome mundial. Os dois têm nas mãos o relatório técnico, administrativo e financeiro da federação relativo ao ano que passou.

Camocim
Marcos Coelho é uma liderança que se impôs em Camocim e tem ajudado, na medida do possível, o futebol de salão daquele município. Seu escritório de advocacia é um dos mais requisitados na região. Vinícius é o goleiro que pegou quase tudo em Limoeiro do Norte quando da disputa da etapa final do Inter 2010 de Futsal. E o que se pergunta é se Camocim vem este ano para o Campeonato Estadual adulto da modalidade.

Opinião generalizada
Régis Rato não gostou de saber pelos jornais de que não seria mais o treinador do Sumov Atlético Clube. Ele confidenciou a um amigo seu que se o coronel Gomes da Silva, presidente sumoveano, não o queria mais no comando do time amarelo e preto, deveria tê-lo dito logo após o término do Campeonato Estadual do ano passado.
Curso de Arbitragem de Futebol Sete
Hoje será a aula inaugural do Curso de Capacitação em Arbitragem de Futebol Se7e/Primeiros Socorros, no auditório do Sesc/Educar na av. José Bastos 813 ao lado do Hiper Bom Preço da Bezerra de Menezes. 90 profissionais da area de educação fisica se inscreveram para participar do curso que tem o apoio da Sesporte.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Coluna do Papa no Jornal Diário do Nordeste


COLUNA

Sílvio Carlos

Clique para Ampliar
Náutico estreia novo time de Futsal, pós-parceria com o Flamengo
Clique para Ampliar
Carlos Alberto Felipsen
Clique para Ampliar
Equipe de vôlei feminino do BNB Clube
10/2/2011 
NAC/FLA
Há uma certa expectativa com relação à estreia do novo time do Náutico no futebol de salão. E este jogo terá um significado todo especial porque é a primeira vez na história que o clube alviverde do bairro Meireles disputará um certame da modalidade. Os garotos treinam forte na quadra do Ginásio Meton César Vasconcelos visando já o próximo compromisso. Contando com a parceria do Flamengo, a participação da equipe do Náutico na edição 2010 da Copa Metropolitana certamente dará mais charme a essa tradicional competição.

Branquinho
Carlos Alberto Felipsen, este gaúcho que hoje é mais cearense, com passagens vitoriosas pela Seleção Brasileira e ostentando título mundial como craque, foi escolhido, ontem, à tarde, como novo técnico da Seleção Cearense de Futsal Sub 17 que vai a Maceió/AL, em março próximo. Branquinho é um profissional que faz futsal com competência e obstinação.

Baturité não
Pacoti e Palmácia, sim. Foi-se o tempo em que Baturité formava times fortes no futebol e futsal. Lá surgiu o artilheiro Niltinho, que chegou à Seleção Cearense. Na Metropolitana 2011, que reunirá 124 equipes, há times de Palmácia e Pacoti, mas não de Baturité. Detalhe:o presidente da Câmara Municipal é o ex-craque Niltinho. E por falar no Maciço, meu abraço ao amigo radialista Rufino Silva.

Ingresso de graça
O carnaval da Saudade é uma festa com a qual o Náutico capta alguns recursos para cumprir suas obrigações do ano inteiro. Os clubes sociais não vivem uma fase financeira excelente e seria de bom alvitre que se evitasse o pedido de cortesia.

Ingresso II
A festa é cara, o clube é privado e este negócio de pedir entrada de favor está fora de moda. Vocês vão dizer que na Europa é diferente. É sim. Nunca me esqueci de uma capa da "Veja" mostrando um presidente da França (me parece o François Mitterrand) na fila de um teatro esperando a vez para comprara seu ingresso para ver a peça. Na França é assim. Todos pagam.

O vôlei do BNB
Na coluna o fantástico grupo de atletas do vôlei feminino do BNB Clube, uma instituição inserida no contexto dos clubes que dão destaque ao esporte. E a modalidade vôlei ali é uma das mais prestigiadas. Aliás, a sede Aldeota do BNB dispõe de seis quadras esportivas, piscinas semiolímpicas, um centro de fisioterapia, uma academia de musculação, além de salão de jogos. Já a sede praia da entidade benebeana oferece campos de futebol society adulto e infantil, quadra de vôlei de areia.

Reunião importante
O novo presidente da Cagece, Jurandir Santiago, recebe dia 16/02, em audiência especial, o presidente da FCFS jornalista Sílvio Carlos e o presidente do Sumov, coronel Gomes. A Cagece tem sido ao longo da última administração uma parceira importante nos processos de apoio ao esporte. E falam muito bem do novo titular, que conheci na Caixa Econômica, quando lá estive com o prefeito Roberto Pessoa tratando de assuntos de Maracanaú. A Cagece tem seu nome intrinsecamente ligado às boas causas do esporte.

A relevância do curso
A capacitação hoje é a mais importante ferramenta neste mundo globalizado e tecnologicamente evoluindo espantosamente. Chegam ao colunista alguns nomes dos participantes do curso que a FCFS promoveu no fim do ano passado, com presença aqui do treinador Fernando Ferreti. Dos 145 inscritos, 89 foram da Capital; 21 da região metropolitana; 30 do interior; e cinco de outros estados. Nada menos de 23 estudantes participaram do curso e 86 professores. Outros, 36. Os dados foram compilados pelo professor Adriano Camurça, que comandou o processo de seleção.