VÍDEOS

Loading...

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Definidos os grupos do 6º Grand Prix de Futsal



Anápolis (GO) - Os grupos do 6º Grand Prix de Futsal foram definidos nesta quinta-feira (30/9). O sorteio foi realizado na cidade de Anápolis (GO), que receberá os 48 jogos da competição que começa no dia 17 de outubro. Serão 16 seleções de todo o mundo disputando o título do GP, que se estenderá até o dia 24 deste mês, com a definição do campeão.

No sorteio desta manhã, Brasil, Espanha, Itália e Rússia, os quatro primeiros colocados da Copa do Mundo de Futsal da Fifa de 2008, ficaram como ‘cabeças-de-chave’, ocupando, respectivamente, as chaves de A à D. As demais colocações foram definidas por meio do sorteio, que foi acompanhado por cerca de 400 pessoas, que lotaram o Teatro Municipal de Anápolis.

Os adversários do Brasil no grupo A serão Líbia, Costa Rica e República Tcheca, contra quem os hexacampeões mundiais estreiam no dia 17, às 10 horas, no ginásio Newton de Faria. Na chave B, os espanhóis terão a companhia de Catar, Romênia e Argentina. Já o grupo C tem, além da Itália, Zâmbia, Paraguai e Holanda. Por fim, Rússia, Irã, Guatemala e Portugal formam o chamado ‘grupo da morte’ do 6º Grand Prix de Futsal.

Na primeira fase as equipes duelarão diante dos seus respectivos adversários de grupo, em turno único. Classificando os dois melhores de cada chave para as quartas-de-final. A partir desta fase os jogos passam a ser eliminatórios, até a apuração do campeão.

Brasil
O Brasil busca o sexto título da competição internacional, considerada uma das mais importantes do cenário mundial. A convocação do Brasil para a disputa da competição foi divulgada na quarta-feira (29/9).

O técnico Marcos Sorato convocou uma equipe que mescla experiência com juventude, formando um time equilibrado. Ao mesmo tempo em que conta com jogadores experientes como é o caso do capitão Vinícius, do goleiro Franklin, do ala Falcão e do fixo André, o elenco também terá atletas em ascensão no cenário internacional.

A apresentação da equipe brasileira em solo anapolino deve ocorre por volta do dia 10 de outubro, quando o time iniciará uma série de treinos intensivos tentando otimizar a preparação para enfrentar o Grand Prix.

COLUNA DO PAPA NO DIÁRIO D0 NORDESTE

COLUNA

Sílvio Carlos

Clique para Ampliar
Sumov sentiu a falta de dois de seus principais craques
Clique para Ampliar
TV Diário deu show na transmissão de Horizonte e Sumov
Clique para Ampliar
Professor Emanoel e nadadores mirins Leonardo, Lara, Cauã e Louise Gabrielle
30/9/2010 
Sumov e Fortaleza

A derrota aqui do Sumov e o resultado negativo do Fortaleza em Quixeramobim atrapalharam os planos de quem pensava numa final entre duas forças da Capital. Pode até acontecer, mas isso dependerá da cobrança de penalidades. Se sumoveanos e tricolores vencerem os seus próximos jogos, a definição de quem vai para a decisão do título do Estadual 2010 de Futsal será nos pênaltis. Horizonte e Quixeramobim conquistaram o direito de jogar pelo empate no segundo confronto.

Thiago e Rude

O comentarista Cacá falou com propriedade. O Sumov sentiu mais a falta de Rude e Thiago que o Horizonte de Rafael. Os três não atuaram no jogo da 2ª feira que passou. Para a partida em Horizonte o Sumov já contará com o talento de Thiago, hoje na coluna. Aliás, Thiago foi eleito o melhor atleta de 2008 e Rude, o melhor de 2009. Já Rafael reforçará o esquema do técnico Ayres.

Um jogo de xadrez

eu fiquei impressionado com a movimentação tática e técnica na primeira partida entre Fortaleza e Quixeramobim. Foi uma sequencia de variações, o que comprova que jogar o futsal moderno de hoje exige do treinador amplos conhecimentos, e do atleta um poder de assimilação nunca antes exigido. Não basta ser bom de bola, o jogador tem que ter espírito de equipe, essa parece ser a máxima atual para chegar às vitórias e conquista de títulos.

Jogo de volta

Segunda-feira próxima (4/10), no Ginásio Paulo Sarasate, com transmissão ao vivo pela TV Diário, Fortaleza e Quixeramobim voltam a se encontrar. E o Tricolor tem a obrigação de ganhar para levar a decisão da vaga à fase final para as penalidades.

Mais tática

Para o Curso que a FCFS promoverá em dezembro, cujas inscrições encerrar-se-ão no próximo mês, Fernando Ferreti traz novidades que devem interessar a quem dirige, pratica e comanda times de futsal. No programa: Sistemas de defesa; Atitudes individuais que influenciam o bom funcionamento da defesa; Linha de pressão induzindo o passe; Pressão com diagonais - variação segundo o adversário que tem a bola.

A TV e o público

Merece uma nota dez o show de transmissão que a TV Diário deu na segunda-feira passada, levando para milhares de nordestinos as imagens do confronto Horizonte 2 x 0 Sumov. Kaio César, Cacá, Ana Cláudia e Hilton Alcântara se comportaram com isenção e talento. Cacá está cada vez melhor e até previu que sairia um gol quando o jogo ficou envolvendo quatro de um lado e cinco do outro. E observe que a frequência de público vem melhorando consideravelmente nos ginásios.

Mais tática II

Ainda no conteúdo programático do curso que o professor Fernando Ferreti ministrará no Ceará estão os temas Falsa meia-quadra; Marcação quadrante avançada; Do quadrante para a pressão. Além disso, Estudos e perfis do treinador moderno completam o roteiro das aulas de Ferreti, vitorioso treinador que comanda a poderosa equipe da Malwee/Jaraguá, no curso da FCFS para a formação de novos técnicos de futsal.

O esporte e a escola
No colégio Provecto a natação tem a sua escolinha, que é um sucesso. O professor Emanoel está hoje na coluna mais bem informada do amadorismo local e é visto com os nadadores mirins Leonardo, Lara, Cauã (cheio de estilo) e Louise Gabrielle. O grupo é a prova de que o Provecto utiliza o esporte como ferramenta para formar atletas e cidadãos.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

FCFS define data para as finais do 38o. Intermunicipal de Futsal

Limoeiro do Norte sediará Fase Final no período de 27 a 31 de outubro.



Foi definido na manhã desta quarta-feira (29/9), o período para a realização da Fase Final do 38º Campeonato Intermunicipal de Futsal Adulto Masculino 2010. O município de Limoeiro do Norte será sediante desta fase do certame que será realizado no período de 27 a 31 de outubro. O Ginásio José Nilson Osterne será o palco para as disputas do título 2010.

Na próxima terça-feira (5/9), o prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silva, e o secretário de esporte e juventude do município, Leovigildo Maia, estarão reunidos com o presidente da Comissão Executiva do Intermunicipal, Roberto do Vale, para a definição dos detalhes para a realização do evento. O Intermunicipal deste ano contou com a participação de mais de 40 equipes/municípios de todas as regiões do Estado.

Essa é uma competição exclusiva para atletas naturais de seus municípios ou que tenham domicílio eleitoral comprovado até o ano de 2006. Já estão automaticamente classificados para a fase final da competição o município sede, Limoeiro do Norte e Guarany/Colégio Sant’Ana/Sobral, atual campeão do certame. As equipes de Redenção e Camocim também garantiram suas vagas na fase final do torneio.

Ainda falta a definição de mais quatro equipes para as disputas da fase final. Essas equipes sairão dois dois últimos zonais da 3ª Fase do certame. O município de Santa Quitéria sediará um desses zonais no período de 7 a 9 de outubro com a participação das equipes de Russas, Maranguape/Edu River, Santana do Acaraú e Santa Quitéria (sede). O último zonal da 3ª Fase da competição será realizado no município de Crateús, no período de 14 a 16 de outubro e contará com a participação das equipes de Mombaça, Acarape, Guaiúba e Crateús/Unicred (sede).

COLUNA DO PAPA NO DIÁRIO D0 NORDESTE

COLUNA

Sílvio Carlos

Clique para Ampliar
Zé Wilson
Clique para Ampliar
Jair, Hélio Barbosa, Régis Vidal, Manoel Cabral e Amilcar Negreiros. Agachados: Barreirinha, Magno César, Fernandinho e Ilson
Clique para Ampliar
II Copa FB de Xadrez entra na fase final
29/9/2010 
Colombo Cialdini

No encontro com empresários e o governador a participação de Colombo Cialdini foi oportuna e inteligente. Ele perguntou se há outros projetos internacionais e nacionais ligados ao esporte nos quais o governo pretende investir, excetuando a Copa do Mundo. A resposta do nosso governador foi positiva e o administrador estadual ainda destacou a atuação da Secretaria do Esporte do Estado, a Sesporte, comandada pelo dinâmico secretário Ferruccio Feitosa, neste setor.

Zé Wilson

Um conciliador. Ele é mais amigo dos craques do que técnico. Mas entende muito de futebol de salão. Comandou o time de Quixeramobim no histórico jogo do sábado que passou, quando o representante do Sertão Central levou a melhor sobre o rival Fortaleza no primeiro duelo semifinal do Campeonato Cearense de Futsal 2010. Zé Wilson é um grande treinador.

Jorge Parente

Leitor quer saber o grande momento do esporte amador em Fortaleza e o produto ou empresa que apoiava mais o esporte. Eu respondo do alto dos meus 50 anos de jornalismo. Foi quando Jorge Parente Frota Júnior comandou a Brahma. Houve uma revolução no esporte local, com eventos importantes. A Brahma também viveu neste tempo momentos gloriosos de liderança do mercado. À frente da FIEC de novo Jorge mostrou seu apoio ao esporte.

Mudando o jogo

Enquanto se preocupava apenas com o seu time e o sistema de jogo do adversário, ele ganhou tudo. Passou a se preocupar com a arbitragem, vem perdendo jogos fáceis. Entretanto, é um vencedor. Com vocês, o técnico Elivésio Fernandes, ou El Bruxo.

A Sesporte reunida

Na tarde da quinta-feira que passou, o secretário Ferruccio Feitosa, o titular da Sesporte, levou para o Sirigaddo Country todo o seu staff de cúpula para um almoço de planos. Uma equipe que desde o início da gestão do atual governo trabalha com seriedade e denodo. No mes mo dia o secretário Ferruccio recebia em seu gabinete cerca de 40 lideranças do esporte.

Uma foto histórica

Régis Vidal prometeu e cumpriu. Aí está a foto histórica que revela um dos primeiros times do Francisco Lorda, que se ainda existisse estaria completando 50 anos agora em dezembro. O grupo que cuida dos festejos do cinquentenário volta a se reunir no dia 7 de outubro no Sirigaddo Country. Nesta foto do Lorda vemos em pé: Jair, Hélio Barbosa, Régis Vidal, Manoel Cabral e Amilcar Negreiros. Agachados: Barreirinha, Magno César, Fernandinho e Ilson (sem o h), um grande goleiro.

O Mucuripe
Um mundo. Uma obra gigantesca, que leva a marca da ousadia e da coragem de investir. E eu tive o prazer de lá encontrar meus dois amigos Fred e Zé Filho num momento em que empresários de vários setores discutiam com o governador temas dos mais importantes da vida do Estado. Zé Filho, além de um triatleta que projetou o Ceará, é um homem de visão olímpica também nos negócios. Fred, outra figura maravilhosa que encanta pela simplicidade. Foi boa a sexta-feira passada.

O xadrez na base

A II Copa Farias Brito de Xadrez entra na sua fase final. No dia 20/10 terá início a quinta e última das cinco categorias. A competição acontecerá no Centro de Xadrez do Colégio Farias Brito/Aldeota, a partir das 9 horas do dia 02/10. Inscrições e mais informações pelo e-mail moezio@fariasbrito.com.br ou através dos telefones 3486.9086 e 9135.8767.