VÍDEOS

Loading...

sábado, 20 de agosto de 2011

CONFIRA OS RESULTADOS DE HOJE (20/08) 1a. RODADA JOGOS DE IDA 2a FASE

CONFIRA OS RESULTADOS DE HOJE (20/08) 1a. RODADA JOGOS DE IDA 2a FASE

Coluna do Silvio Carlos - Jornal Diário do Nordeste


Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
Publicado em 20 de agosto de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
Clique para Ampliar
Emoções no kartódromo
Clique para Ampliar
Kauã
Emoções no kartódromo
Adrenalina a mil e muita emoção neste sábado (20/08), a partir das 14h, na pista do Kartódromo Internacional Júlio Ventura, no Eusébio. No roteiro a disputa da 4ª etapa do Campeonato Cearense de Kart 2011. Pilotos de todos os lugares do Estado estarão brigando pelas melhores colocações no pódio da competição cujo circuito sorteado para essa etapa foi o de número 8, com traçado curto e um miolo muito rápido que certamente dificultará o trabalho dos competidores. Na foto de Robério Lessa, pilotos em ação no Kartódromo Júlio Ventura.

Kauã
Ele joga bem no futebol de salão. É aluno do Colégio Provecto e filho do ex-craque Rômulo, que atuou pelos três times grandes da nossa Capital - Ferroviário, Ceará e Fortaleza -, no futebol. E além do futsal, o Provecto, frise-se, disponibiliza aos seus alunos e à comunidade escolinhas de vôlei, basquete, natação, judô, handebol, além de ballet, jazz e hidroginástica.

Os jogos de hoje
Ontem, na reabertura do Ginásio Aécio de Borba, tivemos três jogos já pela 2ª fase do Estadual 2011 de Futsal, com destaque para a estreia do invicto Fortaleza. O Tricolor do Pici encarou o Antônio Bezerra/Uneuva. E hoje, à noite, na cidade de Limoeiro do Norte, o Limoeiro recebe o Alto Santo; em Russas, o Afagu pega o Camocim; e no Ginásio Domingão, de Horizonte, teremos o jogo da TV Diário: Horizonte x Quixeramobim. A partir das 16 horas.

Hoje tem reunião
Às 9 horas de logo mais, no auditório do Ginásio Paulo Sarasate, estarão reunidos os dirigentes dos clubes de base para o congresso técnico dos times das categorias Sub 9, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. Para o dia 28/08 está marcada uma rodada das mais decisivas nessas categorias.

Os grupos
Eis como ficaram os grupos, daqui para a frente, no certame estadual 2011 de futsal: Grupo C - Afagu/Russas, Quixeramobim, Horizonte, Espaço Jovem/João XXIII, Camocim e Nordeste. Já no Grupo D estão as equipes do Fortaleza, Sumov, São Gonçalo, Alto Santo, Antônio Bezerra/Uneuva e Limoeiro do Norte. A 2ª fase do Estadual promete muitas emoções.

Cagece e futsal
Muito bom o encontro entre o novo presidente da Cagece, Gotardo Júnior, e os presidentes da Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS) e do Sumov Atlético Clube, com a presença da competente Cibelle. A Cagece continua a prestigiar o esporte cearense. Mais detalhes dessa reunião serão divulgados na coluna da segunda-feira (22/08).

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

HOJE O GINÁSIO AÉCIO DE BORBA SERÁ PALCO DE TRÊS JOGOS DO ESTADUAL DE FUTSAL

HOJE O GINÁSIO AÉCIO DE BORBA SERÁ PALCO DE TRÊS JOGOS DO ESTADUAL DE FUTSAL

Coluna do Silvio Carlos - Jornal Diário do Nordeste


Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
Publicado em 19 de agosto de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
Clique para Ampliar
Um sportsman
Clique para Ampliar
Separados na quadra
Clique para Ampliar
Nomes do esporte
Um sportsman
Isto ele já mostrou ser. Com vocês hoje na coluna o professor Evaldo Lima, titular da Secretaria de Esportes e Lazer do município de Fortaleza (Secel). Aqui Evaldo está ao lado de Renan Correa, uma liderança jovem que vem ganhando espaço. A propósito, o professor Evaldo foi uma das estrelas, junto com Ferruccio Feitosa, o homem-forte da Secopa, e o ministro do Esporte Orlando Silva, do Fórum Nacional - Seminário I - O Legado da Copa 2014 e o Desenvolvimento das Cidades. Esse evento foi realizado dia 12/08 passado, no Marina Park Hotel.

Separados na quadra
Acabou-se a moleza. Terminou a fase inicial do certame estadual e começa agora a etapa mais dura, aquela que indicará os times que vão para a 3ª fase e daí para o mata-mata. João César e Thiago aqui estão juntos quando treinaram pela Seleção Brasileira. Estão juntos também na vida social, mas na quadra o João vai pelo time do Leão e o Thiago pelo Horizonte.

Eleições na AABB
Muito bem detalhado e com redação clara e eficiente, Edmar Coelho está fazendo circular entre os sócios da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) uma conclamação para que todos os associados votem no pleito que vai acontecer próximo dia 22/08. A AABB, pela sua história, pelo conceito junto à nossa sociedade, não pode ser interrompida nesse processo de eleição. Marcos Tavares significa trabalho honesto em favor do clube. Um homem de bem.

Muay thai
A briga pelo cinturão das diversas categorias do Circuito Cearense de Muay Thai é a atração do próximo sábado (20/08) no CT Fighter Sport (Rua Luísa Miranda Coelho, 953). Entre os favoritos ao pódio Alisson Tenchiran e Leandro Naja. O evento tem início a partir das 10 horas.

Lourenço Filho
Embora tarde meu registro ao feito do Colégio Lourenço Filho, cuja seleção juvenil masculina de futsal sagrou-se campeã da Copa da Federação Cearense de Desporto Escolar (Fecede) após vencer o Darwin por 3 a 2 na decisão. Conhecida no Twitter como "TremBaladoLF", a seleção chegou à final após golear o time do Batista (10 a 0) e o Farias Brito (6 a 2).

Nomes do esporte
O subsecretário de Esportes e presidente do Vila União, onde tem forte liderança no bairro, Benigno Júnior, levou um grupo grande para a última festa no clube que ele dirige, no sábado passado (13/08). Zé Dorian estava entre eles, além do anfitrião. Ainda na foto (mas não na festa) o meu amigo Fábio Braga, com a sua esposa. Braga comanda a Regional I (que atende, dentre outros, os bairros Cristo Redentor, Pirambu, Jardim Iracema, Álvaro Weyne) com notável desempenho.

Lourenço Filho II
Os professores Cícero Ribeiro e Costa Neto estão orgulhosos com desempenho dos atletas Caíque Félix, Icaro Vinicius, Matheus Morais e Matheus Alencar (goleiros), João Pedro, Caio Marques, Luiz Filho, Anderson Lira, Milton, William Mendes, Bruno Hugo, Bruno Martins, Breno Barelle, Aristides Victor, Igor Alves, Dirceu Irineu, Gabriel Silva, Gabriel Almeida, George, David Santos e Israel na conquista do Lourenço Filho.

Os presidentes
Você quer saber quem já foi presidente do Sumov, clube cearense com mais títulos nacionais e internacionais? Pois não: Orlando Carneiro Siqueira; Odair Norões; José Clécio Barroso Martins; Murilo Pinto Pereira da Luz; José Eliseu Becco; Luiz Nivardo Cavalcante de Melo; José Aragão e Albuquerque Jr.; Francisco Antonio Rios, dentre outros.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Coluna do Silvio Carlos no Jornal Diário do Nordeste


Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
Publicado em 18 de agosto de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
Clique para Ampliar
Natação do Ari brilha
Clique para Ampliar
Narciso notável
Clique para Ampliar
Clube dos Diários
Natação do Ari brilha
A equipe de natação do Colégio Ari de Sá/Washington Soares, brilhou na etapa Fortaleza das Olimpíadas Escolares do Ceará, conquistando seis medalhas - duas de ouro e quatro de prata. Parabéns aos alunos Vasco Weyne, Marcelo Porto, Fabíola e Fernando Dantas. Todo santo dia passo pela frente do majestoso colégio que leva o nome de Ari de Sá e ali vejo o monumento de concreto, mas também a força da ousadia e da coragem de investir e o desprendimento de um homem: Oto de Sá Cavalcante. Figura da minha maior admiração pessoal.

Narciso notável
Este jovem vai longe. No fim de semana passado, no Rio de Janeiro (Barra), o cearense Narciso Pessoa, sobrinho do prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa e filho de minha amiga Marilza, ficou com o vice-campeonato brasileiro de beach tennis. Narcisoobteve cinco espetaculares vitórias fazendo dupla com Pablo (RS). E aqui na coluna aparecem Narciso e Pablo.

Líder em quadra
O time de futsal adulto masculino do Fortaleza, que fechou a fase classificatória do Estadual 2011 como líder geral, estreia nesta 6ª feira (19/08) na 2ª etapa do certame da Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS). A equipe dirigida pelo técnico Régis Ratto enfrenta o Antônio Bezerra/Uneuva, em jogo programado para as 18h30 no Ginásio Aécio de Borba. Sumov x São Gonçalo e Nordeste x Espaço Jovem, nessa ordem, completam a rodada.

Narciso II
Na decisão do título do torneio nacional de beach tennis Narciso, com o parceiro gaúcho Pádua, caiu para a dupla dos baianos Luiz Pedreira e Marcos Paulista. O beach tennis parte dentro em pouco para a criação da sua confederação e é um esporte que vem ganhando adeptos dia a dia.

Apcdec elogiável
Canindé recebe domingo a seleção de Santa Quitéria e dá início ao Intermunicipal de Futebol 2011. Há dois anos, apenas sete times, e agora, 30. Tony Pereira e o presidente Edilson Alves comemoram o feito e o secretário Gony Arruda já confirmou presença em Canindé. Tony está com a bola toda e o seu programa na "Verdinha" é um show de bola. Literalmente.

Clube dos Diários
Para se ter uma ideia do trabalho que o presidente Manoel Pereira realiza no Clube dos Diários só indo lá para conferir. O esporte e o social andam juntos (de mãos dadas) e o associado é quem ganha, efetivamente. Aqui o presidente Pereira é visto ao lado do grande Netinho de Paula (José de Paula Neto), cantor, ator, apresentador de televisão e atualmente político - exerce mandato de vereador em São Paulo -, quando da reunião da Confederação Brasileira de Clubes Sociais.

A Singer apoia
Esta marca de conceito mundial, com unidade fabril no Ceará, mais uma vez manifestou apoio ao futsal cearense. Os troféus dos campeões dos certames femininos serão conferidos pela Singer, do presidente Walter Bezerra. Carlos Cavalaris é o gerente nacional e Júnior Barreto e Borges Morais revendedores. A Singer está completando 160 anos e participou recentemente do Marquintex, formidável encontro de gente do setor.

Lívio Amaro
Deu um show de palestra na última reunião do Memofut. Meu amigo aqui ao lado, Tom Barros, disse-me que o homem tem uma memória extraordinária. Sou grato aos conceitos que o Lívio emitiu perante os presentes a meu respeito no futebol de salão. Elogios vindo de um homem sério como o Lívio, me honram. E o o futsal cearense agradece.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CONFIRA A TABELA DA 2a. FASE DO ESTADUAL DE FUTSAL

CONFIRA A TABELA DA 2a. FASE DO ESTADUAL DE FUTSAL

João Havelange está ajudando o futsal a virar esporte olímpico'


Presidente da Confederação Brasileira de Futsal diz contar com o apoio do presidente de honra da Fifa para realizar antigo sonho dos adeptos do esporte

Por Flávio Dilascio Rio de Janeiro
Aécio de Borba Vasconcelos, presidente da CBFS (Foto: Divulgação/CBFS)Aécio de Borba Vasconcelos quer Liga Futsal com
18 clubes em cada divisão (Foto: Divulgação/CBFS)
Presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Aécio de Borba Vasconcelos revela que, em breve, a Liga Futsal pode passar a ter mais de uma divisão, por conta da alta procura de clubes. Ex-técnico da seleção brasileira da modalidade, o dirigente de 80 anos diz contar com o apoio de João Havelange, presidente de honra da Fifa, para transformar o futsal em modalidade olímpica, sonho antigo dos adeptos deste esporte. Otimista, diz que o Brasil está no caminho certo para conquistar o seu sétimo título mundial, no próximo ano, na Tailândia, embora ressalte que o futsal não é uma "ciência exata."
SPORTV.COM: Que balanço geral o senhor faz do atual momento do futsal brasileiro?
AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS: O futsal brasileiro, ano a ano, vem tendo maior visibilidade mundo a fora, tanto é que o interesse da imprensa no futsal tem aumentado vertiginosamente nos últimos anos. Também tem a questão da qualidade, onde temos nos mantido com uma das principais potências do mundo. Nosso momento é tão bom, que muitos atletas de nível, que estavam jogando fora, voltaram para cá, no último mês.
Por que o senhor acha que agora muitos atletas de ponta estão preferindo jogar no Brasil do que na Europa? Por que isso não acontecia há cinco anos atrás?
Porque, naquela época, os clubes brasileiros não tinham condições de manter seus melhores jogadores aqui. Os patrocínios eram bem menores e não havia tantas grandes empresas envolvidas com o futsal. Hoje, ainda há atletas saindo do país, mas bem menos do que nos últimos anos. A maioria dos jogadores que saem são aqueles que despontam na base, mas têm poucas oportunidades no profissional. A saída do país é uma forma de tentar se firmar em um cenário novo.
Aécio de Borba Vasconcelos, presidente da CBFS (Foto: Divulgação/CBFS)Presidente crê que sucesso do Santos motivará outros clubes a investirem em futsal (Foto: Divulgação/CBFS)
O senhor acha que ter clubes de massa do futebol, como Santos, Corinthians e São Paulo, é uma necessidade para se ter competições de futsal mais atrativas?
Com certeza, é muito importante termos clubes de camisa envolvidos no futsal. Há muito tempo que vínhamos buscando isso e, agora, acertamos na fórmula, pois os clubes estão se associando a empresas interessadas única e exclusivamente na montagem do departamento de futsal. O Santos é um ótimo exemplo disso.
saiba mais
Falando em Santos, o senhor acredita que o sucesso do time santista - equipe de melhor campanha na Liga Futsal 2011 - motivará outros grandes clubes a investirem em futsal?
Sim. O sucesso do Santos, certamente, motivará outros clubes a olharem para o futsal. O próprio Corinthians se reforçou para a segunda fase da Liga, muito que provavelmente, motivado pela boa campanha do rival Santos.
Uma das queixas quanto ao futsal brasileiro é quanto à falta de estrutura de algumas quadras e ginásios. No jogo entre Florianópoilis e Joinville, uma goteira na quadra do Floripa atrasou o início da partida em 15 minutos. Por que isso ainda acontece?
O grande problema dos nossos ginásios é que a maioria deles são antigos. Como o futsal brasileiro começou há mais de três décadas, muitas das nossas quadras não estão no padrão Fifa e muitos ginásios estão gastos. Na Europa, como o futsal começou a menos tempo, todas os ginásios são novos e todas as quadras estão no padrão Fifa. Com o crescimento das nossas competições, vamos buscar corrigir esse problema.
Aécio de Borba Vasconcelos, presidente da CBFS (Foto: Divulgação/CBFS)Aécio aposta na renovação de talentos após o fim da
geração Falcão (Foto: Divulgação/CBFS)
Outra crítica tem sido quanto ao número excessivo de clubes (23) na Liga Futsal. O que tem a dizer sobre isso?
A Liga é uma competição que tem um destaque especial e é incomparável aos demais torneios brasileiros. Por isso, a procura de clubes interessados em participar dela é sempre muito grande. Como não temos equipes suficientes para fazermos uma segunda e uma terceira divisão, temos que concentrar todos os times em um único campeonato. Nossa ideia é termos três divisões da Liga Futsal, em breve.
E para quando seria isso? Quantos clubes teriam exatamente em cada divisão?
Não traçamos nenhum prazo para isso. Pode ser no ano que vem, no outro ou só daqui a três anos. Tudo vai depender da quantidade de clubes e da disponibilidade dos mesmos em participarem da Liga Futsal. A ideia é termos 18 times em cada divisão, podendo ter uma pequena variação deste número, para mais ou para menos.
Sobre a seleção brasileira, o senhor acha que o Brasil é favorito para a Copa do Mundo de 2012?
Não posso dizer que vamos ganhar porque o futsal não é uma ciência exata, mas posso dizer que estamos fazendo uma preparação para sermos campeões novamente. Hoje temos uma grande comissão técnica, preparadores físicos, médicos e uma das melhores estruturas em termos de centro de treinamento. Soma-se a isso o talento dos nossos jogadores. Vamos brigar pelo título.
O argumento que sempre nos foi passado é que o futsal não virou esporte olímpico por ser pouco praticado por mulheres. Acontece que isso mudou"
Aécio de Borba Vasconcelos
O senhor acredita que, após o fim da geração Falcão, o futsal brasileiro conseguirá se manter no topo?
Quem acompanha futsal vê que há novos craques surgindo, todos com condições técnicas privilegiadas. Posso dizer que já temos o ínicio dessa renovação e, certamente, vamos continuar tendo uma seleção forte.
Por que o Brasil tem esse talento para revelar tantos bons jogadores?
Investimos muito na base, o que ajuda a formação técnica dos atletas. Para uma federação ser reconhecida, ela tem de ter competições sub-15 e sub-13, o que só reforça a nossa preocupação em formar novos valores. Isso sem contar que temos muitas quadras espalhadas pelo país. Jogar futsal faz parte da rotina de muitas crianças, o que favorece o surgimento de novos talentos.
O que falta para o futsal virar modalidade olímpica?
Essa é uma luta nossa de mais de 20 anos. O argumento que sempre foi passado para a gente é que o futsal quase não é praticado por mulheres. Acontece que isso mudou. Hoje, temos vários torneios femininos, inclusive uma Liga Futsal de mulheres, que está em andamento. Acho que agora estamos no caminho certo e temos esperança de sermos incluídos na Olimpíada de 2016, no Rio.
A Fifa declarou, recentemente, ser a favor da inclusão do futebol de praia na Rio-2016. O senhor acha que isso pode prejudicar o reconhecimento do futsal como modalidade olímpica, já que ambos os esportes estão ligados à mesma confederação?
O que houve, na verdade, foi que o Blatter (Joseph Blatter, presidente da Fifa) e o Ricardo Teixeira levantaram a bola de incluir o futebol de praia na Olimpíada de 2016, já que o Rio é uma cidade de belas praias. Não acho que isso atrapalhará nossa indicação para ser uma das modalidades dos jogos. Podemos ter, perfeitamente, futsal e futebol de praia na mesma Olimpíada. Vamos continuar lutando por isso. Temos um grande interlocutor, o João Havelange (presidente de honra da Fifa), que está nos ajudando na indicação. O futsal merece esta oportunidade.

Coluna do Silvio Carlos no Jornal Diário do Nordeste


Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
Publicado em 17 de agosto de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
Clique para Ampliar
Bicampeão do mundo
Clique para Ampliar
Clube do Vôlei
Clique para Ampliar
Sertões bombando
Bicampeão do mundo
No mês em que se reverencia o aniversário de nascimento do grande e maior goleiro do mundo Beto Santana, uma foto histórica desse grande atleta quando levantava como capitão da Seleção Brasileira a taça de campeão mundial na Espanha, que era o bicampeonato do Brasil. Beto Santana, uma imorredoura saudade. O goleiro que também defendeu os times do Sumov e Círculo Militar, durante 14 anos atuou pelo selecionado nacional e dentre as qualidades em quadra tinha ótima colocação, agilidade, velocidade de reação, elasticidade e coragem.

Clube do Vôlei
Na promoção do Roberto Farias Destaque Empresarial, o Clube do Vôlei foi distinguido como melhor prestadora de serviços na área de escola de vôlei e academias. Seu titular, Airton Fernandes, aqui está com a esposa Teresinha e Erica Clemente. E por falar em Clube do Vôlei vem à mente os nomes de Lilianne e Carmen, que deram boa parte de suas vidas àquela escola.

Inácio Arruda
Quando vejo dentro do esporte pessoas que fizeram pouco na área (parece mentira), mas acho excelente. Agora mesmo quando o senador Inácio Arruda está sempre presente nos eventos ligados à Copa, entendo que o esporte deve se orgulhar de ter um homem de envergadura moral como ele envolto no projeto. O esporte deve estender tapete vermelho para Inácio, homem de prestígio e probo. E que ele, após a Copa, continue participando do esporte.

Triathlon
Os cearenses Evilásio Nascimento e Verônica Oliveira venceram o Brasil Cross Triathlon, competição realizada no sábado passado (13/08) em Fortaleza. Mais de 80 atletas participaram dessa prova que teve outro triatleta cearense, William Macedo, campeão no Cross Duathlon.

Vitória da Oi
Como já noticiei no domingo passado (14/08), a empresa Oi acaba de receber prêmio conferido pelo Ministério do Esporte de Melhor Amigo do Esporte. Essa companhia, através da sua Oi Futuro, recebeu tal premiação nos estados do Amapá e de Rondônia e o terceiro lugar no Ceará. Gostaríamos de saber o que fez ou o que faz a Oi pelo esporte cearense.

Sertões bombando
A décima nona edição do Rally dos Sertões chega nesta 4ª feira (17/08) ao oitavo dia. Os competidores deixam a cidade de Barra do Corda/MA, rumo a Teresina/PI. De acordo com a programação estabelecida pelos organizadores, o deslocamento inicial de pilotos e navegadores dos carros e caminhões, pilotos de motos e quadriciclos na prova de hoje será de 8km, com trecho especial de 160km e deslocamento final de 371km. No total dessa etapa serão percorridos 539km.

Vitória II
Na última tentativa que a Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS) fez junto ao comando local da Oi, a entidade nem resposta recebeu. E apesar dessa negativa da companhia laureada com prêmio de Melhor Amigo do Esporte, o Campeonato Cearense de Futebol de Salão adulto masculino, principal atração do calendário da FCFS, segue de vento em popa. E já foram definidos os 12 times para a 2ª fase da competição.

Ainda a Oi
Se ela aplica recursos em outros estados, nada contra. Mas que a Oi tem ponderável fatia de assinantes no Ceará isso é inegável, assim como inegável é a competência de seus dirigentes locais. O que o esporte cearense gostaria era de mais participação, de mais apoio, de mais presença. Bom dia meu amigo Jorge Ari. Bom dia Dr. Urbano.