VÍDEOS

Loading...

sexta-feira, 25 de maio de 2012

COPA HORIZONTE 100% FUTSAL


ESPORTE
Alunos de escolas públicas disputam a Copa Horizonte de Futsal
A inspiração para dar show nas quadras vem do sucesso do time de futsal do município e do campo, onde o Galo do Tabuleiro também se mostra forte

Em apenas 8 anos de vida, o Horizonte já se tornou o “grande do interior” e ganhou destaques nacionais em duas edições da Copa do Brasil. Agora, os adolescentes da cidade poderão fazer o mesmo na quadra. A Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS) e a Coelce realizam a Copa Horizonte 100% Futsal, de 26 de maio a 25 de agosto, no Ginásio Domingão.

A Copa envolverá as categorias sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15, totalizando 52 equipes e 672 meninos, todos da rede pública de ensino de Horizonte. Cada time receberá uma bola oficial e cada atleta, tênis, caneleiras, meiões e uma camisa oficial. A arbitragem será oficial, com árbitros do quadro da FCFS.

Se o time profissional do Horizonte é o grande do interior que, hoje, mede forças com Ceará e Fortaleza, os pequenos vêem, na Copa Horizonte, a chance de dar início ao que pode se tornar uma carreira cheia de conquistas.

Inspiração também no futsal profissional

Para o técnico de Futsal do Horizonte, Francisco Aires, “a Copa tem muita importância porque, hoje, nós ainda não conseguimos revelar nenhum talento para a equipe adulta. Agora, a gente já vai poder observar isso”.

Atualmente, Aires conta apenas com alguns juvenis, de 19 anos, na equipe. Anderson, Fabrício, Cacá e Joab são as pratas da casa que aparecem como promessas. “Foi o que a gente conseguiu, mas, em uma competição rara como esta, devemos observar novos jovens promissores”, ressalta o técnico.

O Horizonte está em primeiro lugar no Campeonato Cearense de Futsal deste ano, três pontos a frente do segundo, o Afagu Russas. Será contra o Afagu, aliás, que o Galo volta a jogar no mesmo dia da abertura da Copa Horizonte. O time entra em quadra às 20 horas.

Abertura

A solenidade de abertura da competição para a meninada será às 10 horas deste sábado (26), no Ginásio Domingão. Haverá desfiles de todas as equipes que irão competir e distribuição de lanches para os jogadores. Depois, às 11 horas, haverá o jogo de estréia entre times sub-15: Escola José Eduardo x Escola Raimunda Duarte.

Serviço:
Abertura da Copa Horizonte de Futsal
Local: Ginásio Domingão
Horário: 10 horas
Data: 26/05/12

Gerência de Comunicação – Coelce
Assessoria de Imprensa
(85) 3453.4883 / 3453.4822 / 9993.9553

Ceará empata com São Paulo em 1x1

No Sub-15, Ceará e São Paulo empatam e lideram grupo B
Zerosa Filho / CBFS

Joao Victor, autor do gol cearense, tenta impedir jogada do ala Giovanny
A quinta-feira do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Divisão Especial teve início com o jogo bastante pegado entre São Paulo e Ceará, que empataram em 1 a 1 e lideram sua chave com 4 pontos cada. O certame está sendo realizado no Ginásio Olímpico de Marabá (PA), e segue até domingo (27).

O jogo começou bastante estudado: as duas equipes sabiam que um simples erro poderia significar a perda dos três pontos e da invencibilidade. Logo no início da primeira etapa, o camisa 10 paulista arrancou pela ala esquerda e sofreu dura falta. Na cobrança, a equipe cearense tomou a bola e armou um perigoso contra-ataque.

Em outros lances, o Ceará chegava bem com os arremates de fora da área, já o São Paulo rodava a bola em busca de espaço. O jogo continuava truncado e faltoso, a cada lance mais arisco as comissões técnicas se exaltavam a ponto de o árbitro Eduardo José ter que intervir na partida.

O Ceará continuava mais vertical em quadra, tanto que, faltando 4 minutos para o fim do primeiro tempo, Lucas, camisa 10 cearense, driblou bonito e chutou forte, assustando o goleiro Matheus Pozzi.

Na segunda etapa o panorama era o mesmo, o jogo continuava bastante pegado com as duas equipes dividindo todas. Aos 3 minutos, Rodolfo recebeu lindo lançamento e de cabeça encobriu o goleiro cearense. São Paulo 1 a 0.

O gol paulista não abalou a equipe cearense, que intensificou as idas ao ataque. Com o resultado positivo os paulistas tentavam cadenciar a partida. Só que aos 10 minutos a seleção do Ceará chegou ao empate, depois de ótima arrancada pela ala direita: o camisa 8 Ednardo chutou cruzado à bola passou por toda zaga paulista e encontrou o pé direito do fixo João Victor, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Faltando 5 minutos para o fim do embate as duas equipes preferiram não arriscar com nenhum lance de perigo até que o empate prevaleceu com o apito final.
O resultado garantiu as duas seleções na liderança do grupo B com o mesmo número de pontos. Na terceira rodada, que ocorre nesta sexta (25), os selecionados do Ceará se encontram com o vizinho Piauí logo no primeiro jogo da tarde. No quarto jogo do mesmo dia, São Paulo encara o combinado de Santa Catarina. Avançam para a semifinal o primeiro colocado de cada grupo, mais o melhor segundo lugar das três chaves, a partir do índice técnico.

Coluna do Silvio Carlos no Diário do Nordeste

COLUNA

Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
25.05.2012
Um salto de qualidade

A presença deste capixaba, Aylton De Nardi, em Itarema, aliada a sua vontade de revolucionar o futsal, é um fato importante para a modalidade no Ceará. Empresário bem-sucedido e amante do esporte, De Nardi implanta no Vale do Acaraú política desenvolvimentista, com prêmios atraentes para os que mais se destacaram e com a participação direta do torcedor. Se ele conseguir levar para o Vale (seja qual for a cidade) as finais do Inter 2012 de Futsal contribuirá para mais um salto de qualidade do futsal dali. Ei-lo na coluna com líderes do esporte e da Acaraú FM, que junto com a Nutrimar patrocinam o Campeonato do Vale do Acaraú. Um bom dia, grande empresário Ruben Sales.

Horizonte

A abertura solene, neste sábado (26/05), da Copa Horizonte 100% Futsal é o acontecimento do ano. Mais de 600 meninos que estudam na rede pública daquele município ganharão da Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS), através do patrocínio da Coelce, pares de tênis, meiões, calções e camisas, isto é, um uniforme completo de jogo, algo que nunca se viu em se tratando de competição de futebol de salão. Uma festa para ficar na história e na memória desses alunos-atletas da região horizontina. A competição que será disputada nas categorias Sub 9, Sub 11, Sub 13 e Sub 15, será aberta às 10h, no ginásio Domingão. Aliás, bola branca para o prefeito Nezinho, de Horizonte.

O Intermunicipal
As cidades aqui citadas já enviaram representantes à FCFS à procura de informações do Inter 2012 de Futsal: Santa Quitéria, Irauçuba, Sen. Pompeu, Boa Viagem, Crato, Brejo Santo, Sobral, Tauá, Trairi, Crateús, Amontada, Solonópole, Caucaia, Paracuru, Pentecoste, Maranguape, Guaiúba, Redenção, Orós, Aracoiaba e Jaguaribe.

Maureen ainda

Eu me considero um privilegiado por cerca de 40 anos depois ter conversado com Maureen Schwartz. Teve um campeonato, me parece o Pan, que ela resolveu ir treinar em São Paulo, no Clube Pinheiros, porque as quadras de tênis do Náutico não poderiam ser ocupadas à noite. Estudando pela manhã e à tarde, só poderia treinar à noite.

Copa Integração
Depois da decisão, ontem, no estádio Gameleira, das semifinais do Quarentão, teremos neste sábado outra promoção da Federação Cearense de Futebol , a Copa Integração Jurídica, com times da Associação dos Magistrados, Defensores Públicos, Associação Cearense do Ministério Público, dentre outros. Todos os jogos serão na Unifor, a partir das 16h30.

Sucessão no tênis

De há muito não acontece disputa para o comando do tênis no Ceará. Mas este ano haverá, sim. O atual presidente da Federação David Zanotelli lançou o nome do Dr. Paulo Maria (aquele do Ferroviário, exatamente), que terá como vice o meu amigo Ricardo Studart. O ex-presidente Jesus Tajra é hoje membro da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

A festa do Recife: Edson Nogueira ainda soma pontos com a sua espetacular festa no Recife/PE para os 50 anos da Federação Pernambucana. Este registro traz uma foto do acontecimento, onde cearenses foram homenageados.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ceará vence Santa Catarina pelo Grupo B do Brasileiro Sub-15


Zerosa Filho / CBFS

Nordestinos conseguiram um bom resultado na estreia
Pela primeira rodada do Grupo B do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15, as equipes de Santa Catarina e Ceará fizeram uma partida morna na tarde desta quarta-feira (23). O time cearense teve ampla posse de bola, dominou a partida e venceu por 2 a 1.

O primeiro tempo começou empolgante, com a seleção cearense indo para cima. Os catarinenses pareciam perdidos em quadra, enquanto o Ceará chegava fácil na base do toque de bola, principalmente com o fixo e capitão da equipe, Leonardo.

Apesar do total domínio cearense, o gol só saiu no fim do primeiro tempo, com o ala Ian, que arrancou pela direita, passou pelo marcador e chutou cruzado. A bola ainda bateu no goleiro antes de entrar. 

No segundo tempo, o panorama da partida continuou o mesmo. O Ceará tocando bola e a seleção de Santa Catariana tentando pressionar, mas sem resultado. O time cearense perdia várias chances de gols, para o desespero do técnico José de Freitas.

Precisando do resultadol, os catarinenses foram para cima, usando o goleiro linha. Por sua vez, o Ceará se resguardava para sair nos contra-ataques. E em passe errado dentro da área cearense, Ian, que havia marcado o primeiro para o Ceará, interceptou o lance e chutou de sua área. Como o goleiro estava fora da meta, não teve como evitar o segundo gol da equipe nordestina.

A Seleção de Santa Catarina ainda conseguiu diminuir em um belo chute cruzado do camisa 9, Gustavo. Mas não havia tempo para mais nada. Vitória cearense.

Com o triunfo, a seleção do Ceará soma três pontos e na próxima rodada vai enfrentar o time do São Paulo. Enquanto que a seleção de Santa Catarina vai tentar sua recuperação contra o Piauí.

JOGO ENTRE JUAZEIRO X CANINDÉ FOI ANTECIPADO PARA 6a. FEIRA DIA 25 DE MAIO.

JOGO ENTRE JUAZEIRO X CANINDÉ FOI ANTECIPADO PARA 6a. FEIRA DIA 25 DE MAIO.
COLUNA

Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
23.05.2012
Aécio emocionado
Aécio de Borba, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), escreveu carta a bordo de um avião dirigida a todos os 27 presidentes de federações da modalidade do País. Mais uma vez, ele, fez um relato de sua luta para a renovação do contrato de patrocínio e em determinado trecho da missiva o presidente da CBFS diz: "não avoco para mim glória pessoal nem alardeio consecução de missão impossível ou realizado o parto da montanha. Credito o êxito ao prestígio conseguido pelo futsal com seu virtuoso crescimento alcançado graças ao trabalho de todos nós. Permitam-me apenas considerar como redenção do futsal". Aécio de Borba continua grande.

O Círculo Militar

A equipe de natação do Clube Círculo Militar de Fortaleza (master) faturou o título das primeira e segunda etapas do Circuito Cearense de Natação dessa categoria. As duas competições foram realizadas no parque aquático do próprio clube, no mês corrente. E nessas mesmas disputas o time master do Círculo bateu vários recordes. E vem aí o grande acontecimento esportivo que envolve os clubes sociais. A mais organizada olimpíada interna, a do Círculo Militar, que tem sua festiva inauguração programada para o próximo dia 9/06. O general Souza, presidente do Clube Círculo Militar de Fortaleza, aqui é visto com o general de divisão Gonçalves Dias, atual comandante da VI Região Militar.

Novo filiado

O Conselho Interclubes do Ceará a partir de agora já conta com um novo filiado. Trata-se do Clube dos Empregados da Petrobras, o Cepe-CE. A aprovação da filiação dessa entidade ocorreu na reunião realizada no Clube dos Diários. Essa agremiação tem um parque de esportes muito bom e é um dos mais movimentados clubes da terra.

Qual a cidade

Ainda não se sabe em qual cidade do Interior serão realizados os jogos finais que apontarão o campeão do Intermunicipal. Meu amigo Ailton De Nardi já pensa em levar para o Vale do Acaraú este audacioso projeto. O congresso técnico do Intermunicipal 2012 de Futsal está programado para o dia 2/06, no Ginásio Paulo Sarasate, às 10 horas.

Falcão brilha: Além de chegar aos 200 jogos, o craque do futsal Falcão pode se tornar o maior artilheiro do mundo dos esportes coletivos ligados à Fifa. Hoje ele divide a lista de gols mais bonitos com Nenê, do futebol de areia.

Sub 16

segunda-feira, 21 de maio de 2012


COLUNA

Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
21.05.2012
Cesar Asfor Rocha

Fui seu companheiro de secretariado quando ele era o procurador-geral do município. De lá até vibro com sua trajetória brilhante de um profissional do Direito que tem agido honestamente. Amanhã terá a sua fotografia aposta na galeria de presidentes do STJ, no salão nobre do 1º andar do Edifício dos Plenários em Brasília. Do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler eu recebo honroso convite para a solenidade.

Roberto Pessoa
Qualquer julgamento sobre a ação de Roberto Pessoa só será possível se o jogador conhecer Maracanaú de hoje e compará-la com a de ontem. Mas aqui na coluna, Roberto Pessoa é assunto porque sua cidade se destaca no esporte. O futsal mantém uma parceria com o Flamengo do Rio e o futebol está sobe não sobe para a 1ª Divisão. Roberto aniversaria hoje e o que posso dizer sobre este velho amigo é que se trata de um moço sério, bem-intencionado e com a vocação de servir. Desinteressado de valores materiais, generoso e acima de tudo solidário, é uma das grandes amizades deste veterano jornalista. Roberto e o neto Renê.

Limoeiro do Norte

Gostei, e muito do time de futebol de salão de Limoeiro do Norte na vitória sobre o Horizonte que a TV Diário mostrou. E quando o Cacá disse que o time era todo oriundo da cidade, mais feliz fiquei. Limoeiro tem tudo para ser campeão do Inter, novamente. Este Celinho joga demais. Aliás, não é surpresa e a cidade sempre tem se destacado no futsal.

Luana

A estrela do vôlei de praia Luana, cada vez mais linda e praticando vôlei de alto estilo, está sob os cuidados do fisioterapeuta Mário Amorim, um nome de ponta nos meios esportivos da terra. Dores na coluna levaram a garota ao Amorim. A atleta vai seguir na risca o tratamento para que em um curto espaço de tempo esteja de volta ao vôlei de praia.

O piloto cearense Armando Bispo, patrocinado pelo Beach Park, participará do maior evento de rally de velocidade do Brasil, a Mitsubishi Cup Sudeste, juntamente com a elite do off-road brasileiro. Com uma Triton L200, Bispo e o navegador Solon Mendes representarão o Nordeste na 3ª etapa, que ocorrerá em Matra (SC).

A seleção viaja

A seleção cearense de futebol de salão Sub-15 masculina que viaja logo mais as 14 horas, para Belém/PA e de lá para Marabá, já estreia no Brasileiro nesta quarta-feira contra Santa Catarina. A garotada viaja confiante e com a presença de alguns pais entre o grupo o que é mais importante ainda para o projeto de renovação porque passa o nosso futsal.

Nenhum centavo

Para representar o Estado do Ceará no Campeonato Brasileiro do Pará, a delegação cearense viaja esta tarde com belos uniformes. E a bem da verdade não recebeu um centavo sequer de qualquer órgão público. Salve os Bombeiros que abraçaram esta causa. E o bom-dia do colunista ao coronel Clayton. Um gigante, que tem se dedicado ao esporte.