VÍDEOS

Loading...

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

XII Congresso de Oficiais de Arbitragem será em SC


Estão abertas as inscrições para o XII Congresso de Oficiais de Arbitragem, 
que em 2011 será promovido pela Associação Catarinense de Oficiais de 
Arbitragem de Futebol de Salão (Ascofutsal). A reunião será realizada entre 
os dias 28 e 30 de janeiro, em Florianópolis (SC). 
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de janeiro e, para 
se inscrever, o interessado deve acessar o site www.ascofutsal.com.br. Todas 
as informações sobre o curso, como programação e valores estão disponíveis 
na página eletrônica da Ascofutsal.

O Congresso terá palestras de dirigentes renomados do futsal brasileiro.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS),
Aécio de Borba Vasconcelos, participará da solenidade de abertura.
O ex-árbitro Daniel Pomeroy, que fez parte do quadro da Fifa entre 1980 e
1999, dará uma palestra sobre Ética e Psicologia no Esporte.

Quem também será palestrante no Congresso é o diretor de arbitragem da
CBFS, Paraguassu Fisch de Figueiredo. No dia 29, ele falará sobre as atualizações
das regras do futsal para a temporada de 2010.

COLUNA DO PAPA NO DIÁRIO D0 NORDESTE

COLUNA

Sílvio Carlos

17/12/2010 
Um sucesso
Foi o mais qualificado Curso de Formação de Técnicos já realizado até hoje no Ceará. Mais uma vez a presença do laureado técnico carioca Fernando Ferreti marcou esse evento, numa clara evidência de que ele é mesmo o treinador de maior prestígio nacional neste País. A propósito, Ferreti, que conquistou diversos títulos com a Malwee/Jaraguá, na próxima temporada vai comandar a equipe Cortiana/Santos (SP). E voltando à edição 2010 do curso, mais de 120 pessoas lá estavam e veja como ficou o auditório do Colégio Farias Brito/Centro.

Secretário Ferruccio
Rossman roubou a cena, com os seus conhecimentos amplos sobre o esporte. A figura de Roberto Lopes, um campeão do mundo, sempre cumprimentado nos eventos a que comparece. E o secretário Ferruccio Feitosa, dentro de uma simplicidade que encanta, tem um poder de síntese extraordinário ao detalhar o que se faz no esporte, em tão curto espaço de tempo.

Momento de emoção
As lágrimas da Luana (filha do Gláucio, do casamento com Lillianne) se misturaram a sua emoção e ela agradece ao titular da Sesporte tudo o que tem sido feito pelo esporte.

Ferruccio abriu o Curso mostrando o que o governo Cid Gomes tem feito pelo desporto. Foi aplaudido no final.

No Darwin
Quem tem competência se estabelece, por isso o sucesso do Colégio Darwin. Neste eficiente estabelecimento de ensino a arte e a cultura estão juntos com o esporte no projeto extracurricular elaborado por sua direção. E na coluna de hoje apresentamos a equipe de dança daquela escola. Um time de belas, graciosas e talentosas bailarinas.

Agenda cheia
Olhando para o relógio, pois tinha um outro compromisso em Sobral, Thales de Sá Cavalcante destacou o esporte como ferramenta umbilicalmente ligada ao estudo. E o fisioterapeuta e osteopata Helder Montenegro, fundador do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, assim como o professor Bolzano, da Universidade Federal do Ceará, disseram porque são "cobras" nas áreas nas quais eles atuam. O curso realmente "bombou" no FB/Centro.

O Réveillon
Todos os clubes sociais que investem no esporte estão com as festas de fim de ano a pleno vapor. O Círculo Militar, Náutico, Ideal e a AABB. Manoel Pereira fala com entusiasmo do Réveillon dos Diários e o BNB vai "bombar".

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Futsal do Brasil encerrará o ano com Desafio das Estrelas




O futsal do Brasil encerrará a temporada 2010 com um evento diferente. O Desafio das Estrelas colocará frente a frente passado, presente e futuro do salonismo n acional. Serão dois jogos, em que jogadores que atuam em clubes brasileiros enfrentarão um elenco de atletas que estão em atividade em times do exterior. 

O primeiro confronto ocorrerá no dia 26 de dezembro, em Santos (SP), na Arena Santos, enquanto o segundo desafio será em São Bernardo do Campo (SP), dia 28, no ginásio Adib Moyses Dib.

Os jogos envolverão gerações diferentes, que fizeram e farão história no futsal nacional. A seleção de atletas que jogam fora do País conta com nomes como do goleiro Rogério, campeão mundial em 2008, além do ala Joan, e dos pivôs Anderson e Índio, que participaram da campanha no mundial de 2000, em que o Brasil foi vice-campeão.

Os atletas naturalizados russos Pula, artilheiro da Copa do Mundo de Futsal da Fifa de 2008, e Cirilo também defenderão a equipe dos ?estrangeiros?, contra um time que mesclará experiência e juventude, como são os casos do goleiro Franklin, do fixo Neto, e do pivô Lenísio, que estarão ao lado de atletas que estão despontando, como os alas Gadeia e Murilo, e o pivô Dieguinho.

Desafio das Estrelas
Sel. Estrelas Nacionais x Sel. de Estrelas do Exterior
Jogo 1

Data: 26/12 (domingo)
Horário: 10 horas
Local: Arena Santos ? Santos (SP)

Jogo 2
Sel. Estrelas Nacionais x Sel. de Estrelas do Exterior 

Data: 28/12 (terça-feira)
Horário: 18 horas
Local: Ginásio Adib Moyses Dib ? São Bernardo do Campo (SP)

Convocações
Sel. Estrelas Nacionais 

Goleiros

Djony (Florianópolis FutSal-SC)
Franklin (Krona/Joinville/DalPonte-SC)

Fixos
Neto (Malwee/Cimed-SC)
Leco (Malwee/Cimed-SC)

Alas
Gadeia (Copagril/Faville/DalPonte-PR)
Pixote (V&M Minas-MG)
Guina (Krona/Joinville/DalPonte-SC)
Murilo (Krona/Joinville/DalPonte-SC)
Thiaguinho (Carlos Barbosa-RS)

Pivôs
Dieguinho (V&M Minas-MG)
Lenísio (Malwee/Cimed-SC)
Valdin (Malwee/Cimed-SC)

Sel. Estrelas do Exterior
Goleiros

Greuto (Tyumen-Rússia)
Rogério (Neftci-Azerbaijão)

Fixos
Rômulo (Dínamo Moscou-Rússia)
Índio (Malwee/Cimed-Brasil)

Alas
Tatu (Dínamo Moscou-Rússia) 
Robinho (Gazprom/Ugra-Rússia)
Pula (Dinamo Moscou-Rússia)
Joan (Sibiryak-Rússia)
Éder (Gazprom/Ugra-Rússia)
Pelé (Gazprom/Ugra-Rússia)

Pivôs
Anderson (Kairat Almaty-Cazaquistão)
Maicky (Kairat Almaty-Cazaquistão)
Índio (Suzano-Brasil)
Cirilo (Dínamo Moscou-Rússia)

COLUNA DO PAPA NO DIÁRIO D0 NORDESTE


Clique para Ampliar
Fábio, Fábio Júnior e Vivianne
Clique para Ampliar
Léo Oliveira
Clique para Ampliar
Ígor
Clique para Ampliar
15/12/2010
Homenagem
Na noite de quinta-feira passada os craques da base do elenco do BNB Clube foram recebidos no restaurante Nova Casa, que é um dos patrocinadores do time benebeano. O casal Fábio/Vivianne recebeu os atletas e seus pais. Fábio Júnior, que é filho do casal anfitrião, integra o elenco do BNB Clube. Também na coluna hoje está o goleiro Ígor, em foto isolada. Ele pegou três penalidades na grande final da categoria Sub 17, contra a equipe do Sumov, em jogo disputado na quadra do Ginásio Coronel Leonel Alencar, do Corpo de Bombeiros.

Estrela nacional
Léo Oliveira é goleiro da Copagril e teve uma destacada atuação no último certame nacional organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), a Liga Futsal 2010. Léo foi considerado o melhor goleiro da competição na qual sua equipe foi vice-campeã. E estará na festa em Aracati, neste fim de semana, promovida pelo professor Segundo Costa.

Festa do Sumov
O cel. Francisco Gomes da Silva, presidente do Sumov, espera receber esta noite nos jardins do Ceará Country Club (Barão de Studart, 825) cerca de 150 convidados para uma homenagem ao governador Cid Gomes; cantor e compositor Raimundo Fagner; empresário Raimundo Delfino Filho; Dr. Luciano Feijão; Dr. Edilmar Norões, do Sistema Verdes Mares; Roberto Moreira, da TV Diário; e Geraldo Luciano, um dos diretores do Grupo Dias Branco.

O maior clube
O Sumov ainda é a maior instituição de futsal do País. Conquistou ao longo de sua trajetória títulos nacionais e internacionais. Quando governador do Estado, e prefeito de Fortaleza, Ciro Gomes investiu nesse clube e em suas viagens a delegação levava material promocional do Estado.

Helder, o grande
Nos pequenos gestos se conhece a grandeza de um homem. Helder Montenegro levou Rossman para falar no curso e este deu um show de bola. Emocionou a todos. E a decisão de Helder de destinar a Luana e Liana o pagamento das horas/aula fala mais do que qualquer prova de amizade. E ele pediu segredo do gesto. Como me contaram e não guardo segredo, aí está a informação. O grande fisioterapeuta não quis um centavo do que lhe foi prometido para falar sobre o que bem sabe.

A lei de incentivo
O Bic Banco deu uma demonstração de modernidade e de sensibilidade olímpica. Essa competente instituição bancária entrou na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e autorizou que de seu lucro fosse destinado um valor para que o Clube Círculo Militar cobrisse as suas quadras, um sonho acalentado de várias gestões e que agora se torna realidade. O coronel Adauto Bezerra ganha também um lugar no pódio, onde está o filho Artur, tendo ao lado a mãe Silvana.

Presença distinta
Meu amigo Fernando Pontes, que é um dos diretores da CDA e presidente da Fenabrave, prestigiou a festa dos 50 anos do Francisco Lorda. Aliás, o cap da concessionária Fiat foi muito cumprimentado no evento que aconteceu no Country, dia 26/11. Pontes integra lista de bem-sucedidos empreendedores e apoia o esporte através da Fenabrave.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

COLUNA DO PAPA NO DIÁRIO D0 NORDESTE

COLUNA

Sílvio Carlos

Clique para Ampliar
Elizangela Marques de Sousa
Clique para Ampliar
Luiz Inácio Lula da Silva e Antônio Carlos Paulino de Menezes
Clique para Ampliar
14/12/2010 
Campeã mundial
Ela é destaque do futsal cearense e nacional. Elizangela Marques de Sousa, ou simplesmente Neguinha, integrou o elenco da Seleção Brasileira adulta feminina de futsal que conquistou, no sábado que passou, na cidade de Alcobendas, Espanha, o título do primeiro Campeonato Mundial da modalidade para mulheres. Na final disputada no Ginásio Poliesportivo José Caballero, o selecionado comandado pelo técnico Vander Iacovino goleou a equipe portuguesa por 5 a 1, tornando-se a primeira seleção feminina campeã mundial de futsal adulto.

Várias convocações
Ala da equipe da Nacional Gás/Unifor, Neguinha desde 2005 fica na lista de jogadoras convocadas para a seleção nacional feminina. "Tento fazer o melhor possível nas equipes onde jogo, para ser lembrada sempre nas convocações. Mas a cada vez que sou chamada é como se fosse a primeira vez", disse Neguinha antes de seguir para a Espanha com a seleção.

Outros títulos
Além de campeã mundial, Neguinha já havia conquistado o bicampeonato sul-americano com a Seleção Brasileira. Foi tetracampeã gaúcha, campeã da Taça Brasil e Liga Nacional pelo Chimarrão/RS e várias vezes campeã cearense com as equipes da AABB, Fortsal e Nacional Gás/Unifor. Aluna do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza, ela ajudou o time da instituição na campanha do vice-campeonato nos Jogos Universitários 2010.

Elogio
"Foi uma das melhores equipes de que participei na Seleção Brasileira. Um time jovem, com talento, experiente, que tinha como pontos fortes a marcação e rapidez do jogo", comentou Neguinha acerca do selecionado dirigido por Vander Iacovino, campeão mundial na Espanha.

Copa Liga Park
Domingo que passou aconteceram as finais da 13ª Copa de Futsal da Liga Park, com jogos no Ginásio Aécio de Borba. O certame contou com 52 equipes da Capital, Caucaia, Maranguape, Eusébio, Horizonte e Canindé. Na categoria 14 anos o campeão foi o time do Colégio Joaquim Magalhães (Canindé); na 16 anos, o Sumov; na 18, Lions; e na adulto, Futsal.Com.

Lula e a Liga de Jijoca
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi agraciado com o título Benemérito da Liga Desportiva de Jijoca de Jericoacoara. A entrega ocorreu no início deste mês, no Palácio do Planalto, e foi feita pelo presidente da Liga e da Associação da Juventude de Jericoacoara, Antônio Carlos Paulino de Menezes, por ocasião da entrega do Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional Celso Furtado. Lula agradeceu e parabenizou a Liga. E hoje na coluna o presidente Lula e Antônio Carlos.

Por e-mail
Atleta cearense Carlinhos, de Andorra, na Espanha, enviou e-mail para o colunista. "Oi Sílvio, sou Carlinhos, que ano passado jogou pelo Maracanã e Fortaleza, e estive na Seleção Cearense. Eu voltei ao futsal espanhol, onde estou há muito tempo, tirando 2009. Comecei no futsal profissional com o Gláucio Castro. Eu tinha apenas 17 anos quando ele me colocou para jogar no time adulto do Sumov Atlético Clube".

No Ideal Clube
A comemoração anual e natalina dos tenistas do Ideal Clube transcorreu num clima de alegria e fraternidade, como não poderia deixar de ser. O evento aconteceu no dia 4/12 passado, com a participação de pelo menos 40 atletas, principalmente os veteranos. Na coluna hoje um momento de descontração no evento dos tenistas do clube idealino.