VÍDEOS

Loading...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Coluna do Papa no Jornal Diário do Nordeste


coluna

Sílvio Carlos

Publicado em 21 de abril de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
 
Evaldo Lima e Sílvio Carlos, em destaque
Mateus está hoje na coluna com João César
Lado a lado
Eu vi todo o jogo Fortaleza 2x0 Sumov, na decisão da 20ª Copa Metropolitana de Futsal - Série Ouro, segunda-feira passada (18/04), ao lado do secretário Evaldo Lima, titular da Secretaria de Esportes e Lazer de Fortaleza (Secel). E mais uma vez ele mostrou conhecimentos do esporte. Eu destaquei o fato da democratização do uso do Ginásio Paulo Sarasate e ele falou dos planos para este ano ainda. Na foto o secretário Evaldo, o colunista e aparecem ainda o diretor técnico da FCFS Roberto do Vale e o presidente do time sumoveano, coronel Gomes. 

Reconhecimento
Ele é filho de meu amigo Darcy Pinheiro e sobrinho do ex-presidente da FCF José Alcy Pinheiro. É um estrategista do futsal e conhece a fundo o esporte. Foi carregado nos braços após a vitória e brincou com o colunista: “Cadê o El Bruxo”, referindo-se ao técnico rival Elivésio Fernandes. E este disse: “O campeonato começa 2ª (25/04). Hoje foi uma preliminar”.

1 mi para o basquete 
A notícia é oficial. A Secel fechou contrato com a Liga Cearense de Basquetebol (LCB) e destinou 1 milhão e oito mil reais para projeto de massificação nos bairros. O convênio foi assinado e o Diário Oficial do município já publicou os termos. A LCB e a Federação Cearense de Basquetebol (FCB) de há muito lutam pelo controle deste esporte. Tentei um contato com Renan Correa, da LCB, mas ele não respondeu os recados deixados em seu celular. 

“Bombas”
E atenção! O Horizonte pode perder jogadores antes da 2ª feira (25/04). O Sumov pode ficar sem Thiago e o Afagu/Russas está reagindo e partindo para novas contratações. Liguem os fios. Fiquem atentos. O caldeirão de transferências no futsal pode virar um vulcão a qualquer momento. 

23 jogos num dia
Incrível! Recorde! A Federação Cearense de Futsal (FCFS) realizou, sábado que passou, 23 jogos num só dia. Somente no ginásio da Faculdade Católica tivemos 10 partidas. Jogos ainda no Ginásio Aécio de Borba, Ginásio Meton César, do Náutico, e no Ginásio Paulo Sarasate, que foi pelo adulto. A vitalidade de um esporte a gente mede pelo número de participantes. 

São Mateus
Airton Fontenele confirmou a versão de que em 1946 Gentil Cardoso, técnico do Fluminense, disse que se o clube desse a ele o Ademir, ele ganharia o campeonato. O Ademir foi para o Flu, que foi campeão. Régis Rato, técnico do Sumov, disse ao coronel Gomes: “Dêem-me o Mateus e vos darei o título”. Betinho tirou Mateus do Sumov e levou para o Fortaleza, que ganhou a 20ª Metro. Ele pegou três pênaltis na semi e fechou o gol na decisão. Mateus está hoje na coluna com João César. 

Inclusão social
Atenção Gony Arruda e Evaldo Lima. A inclusão social é vital para que o Brasil acabe com a miséria. Realizando 23 jogos num só dia, a FCFS ensejou trabalho a árbitros, oficiais de mesa, enxugadores de quadra, eletricistas, funcionários dos ginásios, seguranças da rede privada, ambulantes etc. E em todos os ginásios não foi cobrado nenhum centavo do torcedor. Portões abertos. Isto é o que a gente chama de inclusão social. 

Retificação
Na foto que aqui saiu com o prefeito Nezinho recebendo troféu, quem está a seu lado é o goleiro Alan (muito bom por sinal) e não o Glauber, como eu disse. E a retificação vem a pedido do próprio pai do Alan, meu velho amigo dos tempos da Gazeta de Notícias e leitor assíduo desta coluna, ao lado de quem vi Horizonte e Fortaleza, sábado passado.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Coluna do Papa no Jornal Diário do Nordeste


coluna

Sílvio Carlos

Publicado em 20 de abril de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
 
Mais de 3 mil pessoas viram o Leão ganhar na segunda-feira passada (18/04) a 20ª Copa Metropolitana
Com o título da Metro - Série Ouro, Tricolor garantiu vaga na Liga Nordeste de Futsal do próximo ano
De pé: André Farias, Alexandre, Luick, Carlos Filho, Lucas Cunha, Célio Fábio e Marcos Teles. Agachados: Jarsan, Ibsen, Gabriel, Giovanny e Álvaro
Festa no Paulo Sarasate
As 2.100 cadeiras do Ginásio Paulo Sarasate literalmente tomadas. Mais de 1.000 torcedores nas arquibancadas. Mais de 3 mil pessoas viram o Leão ganhar na segunda-feira passada (18/04) a 20ª Copa Metropolitana. O Tricolor do Pici marcou 2 a 0 em cima do Sumov, com matéria já dada aqui. A festa do Fortaleza aconteceu logo após o triunfo, com a entrega dos troféus. E as fotos da coluna hoje são dos momentos de alegria da família tricolor, que com o título da Metro - Série Ouro garantiu vaga na Liga Nordeste de Futsal do próximo ano.

Fenabrave
Na missa para Roberto Fiúza o presidente da Fenabrave, Fernando Pontes, me disse: "Vai haver, sim, este ano, a Copa de Futebol de Salão Fenabrave". Este é um desejo dos vendedores de veículos autorizados e Fernando lembrava que na primeira Copa realizada era ele o presidente da entidade. Com relação ao certame estadual salonista adulto masculino, que se inicia no próximo dia 25/04, é possível que tenhamos uma placa da Fenabrave saudando os participantes desse evento que terá 24 jogos ao vivo transmitidos pela TV Diário e TV Verdes Mares (final).

23 jogos num dia

Incrível! A FCFS realizou sábado que passou 23 jogos. Só no ginásio da Faculdade Católica foram 10 partidas. Jogos ainda nos ginásios Aécio de Borba, Meton César, do Náutico, e Paulo Sarasate.

Todos pelas categorias de base, à exceção do Paulo Sarasate, que foi pelo adulto.

A vitalidade de um esporte a gente mede pelo número de participantes.

A PM garantiu


Um show de segurança deu o contingente da PM que foi ao Ginásio Paulo Sarasate garantir que o duelo entre Fortaleza e Sumov ocorresse sem anormalidades. Os militares realizaram trabalho preventivo e o povo gostou. Os baderneiros não tiveram chance e a TUF teve um comportamento exemplar, estimulando o time ao triunfo. Seu grito de guerra emocionava.

No Ari de Sá
Com o objetivo de alcançar bons resultados nesta temporada, a equipe de futebol de salão - categoria juvenil do Colégio Ari de Sá/sede da Av. Washington Soares, comandada pelo professor Marcos Teles, iniciou a temporada com treinos, amistosos e competições. Na foto, de pé: professor André Farias (preparador físico), Alexandre, Luick, Carlos Filho, Lucas Cunha, Célio Fábio e professor Marcos Teles. Agachados temos os jogadores Jarsan, Ibsen, Gabriel, Giovanny e Álvaro.

Retificação
Na foto ao lado, em que ele saiu com o prefeito Nezinho recebendo um troféu, quem está a seu lado é o goleiro Alanj (muito bom jogador, por sinal) e não o Glauber, como disse. E a retificação vem a pedido do próprio pai do Alan, meu velho amigo dos tempos da Gazeta de Notícias e um leitor assíduo desta coluna, ao lado de quem assisti o jogo Horizonte e Fortaleza no sábado passado, que garantiu o Tricolor na decisão da 20ª Copa Metropolitana - Série Ouro.

Horizonte vence
Na preliminar da 2ª feira que passou, o Horizonte, treinado pelo competente Francisco Ayres, ficou com o 3º lugar da Metro 2011 - Série Ouro ao vencer o Afagu/Russas por 4 a 2. A próxima atração do futsal na Capital será na segunda- feira próxima (25/04), com o início do Campeonato Estadual 2011, maior competição regional da modalidade no Brasil. O certame será aberto com o clássico Horizonte x Afagu/Russas, às 20h30, no Ginásio Paulo Sarasate. E TV Diário fará a transmissão ao vivo.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Fortaleza Campeão Metropolitano Serie Ouro de 2011


futsal

Leão ganha Copa Metropolitana

Publicado em 19 de abril de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
 
FOTO: TUNO VIEIRA
O Tricolor chegou com méritos à decisão contra o Sumov e acabou ganhando o direito de disputar a Liga Nordeste
FOTO: TUNO VIEIRA
O Fortaleza venceu o Sumov Atlético Clube por 2x0, ontem à noite no Ginásio Paulo Sarasate e conquistou o título de campeão da 20ª Copa Metropolitana de Futsal - Edição 2011 Série Ouro. Os gols do Fortaleza foram marcados por Rafinha aos 2mins39segs e por João César, aos 7min2segs. O vencedor, dirigido pelo técnico Régis Freitas, ganhou o direito de representar o Estado na Liga Nordeste 2012.

Neste ano, o representante cearense na Liga Nordeste ainda será o Horizonte, que foi campeão da Copa Metropolitana do ano passado.

Na disputa do terceiro e quarto lugares, o Horizonte venceu o Afagu Russas por 4x2 e ficou com a terceira posição.

Um detalhe curioso aconteceu durante os jogos das semifinais. Tanto Fortaleza quanto Sumov venceram seus adversários nas cobranças de penalidades máximas. O Tricolor empatou em 5 a 5 no tempo normal com o Horizonte Futsal, atual campeão da Copa Metropolitana e bicampeão estadual. E venceu nos pênaltis por 3 a 1 com duas defesas do goleiro Matheus. O Sumov empatou em 2 a 2 no tempo normal do jogo com o Afagu Russas e venceu por 5 a 4 nas cobranças de pênaltis. Dia 25 de abril, começa o Estadual, com 16 equipes na disputa.

Liga Nacional de Futsal Feminina de 2011


nacional gás/unifor

Time estreia na Liga

Publicado em 19 de abril de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
 
Foto: José Maria Melo
Meninas da equipe da Nacional Gás/Unifor viajaram, ontem, para a cidade de Chapecó, onde disputam a Liga 2011 
FOTO: JOSÉ MARIA MELO
A mais importante competição no futsal feminino será aberta hoje nas cidades de Caçador e Chapecó, Santa Catarina
"O nosso objetivo inicial é conseguir uma vaga na segunda fase da competição. Para isso, estrear com vitória é importante".

A declaração é do técnico Wilson Saboia, do time feminino adulto da Nacional Gás/Unifor. O grupo viajou, ontem, para a cidade de Chapecó/SC, onde disputa a Liga Futsal 2011.

O time cearense, que está no Grupo A, estreia hoje na competição contra o Barateiro/SC. O jogo acontece às 17 horas, no Ginásio Plínio Arlindo de Nês.

Além das cearenses e catarinenses do Barateiro, a Chave A da Liga Futsal feminina conta ainda com o atual campeão do certame, Unochapecó/SC, Barueri e São Caetano, ambos de São Paulo, e Chimarrão/RS.

Grupo B
Já o Grupo B da Liga Feminina deste ano, com sede na cidade de Caçador, é composto pelas equipes do Kindermann/Uniarp, que é a atual vice-campeã da competição, Unesc, ACE Kurdana, ADJ, Sabesp e ADC.

A edição 2001da Liga Futsal adulta para as mulheres mantém a mesma forma de disputa do ano passado. Na primeira fase os times enfrentar-se-ão entre si dentro das respectivas chaves. E os mais bem colocados avançam para a etapa seguinte, as quartas-de-final, que serão realizadas com jogos de ida e volta. Os vencedores se classificam para as semifinais. E depois os mais bem colocados avançam para a final do evento.

Coluna do Papa no Jornal Diário do Nordeste


coluna

Sílvio Carlos

Publicado em 19 de abril de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
 
Gony Arruda
Miguel Facundo, Fábio Braga e Giraiá
Enzo, Ítalo e Roberto
Com Gony Arruda
O projeto do futebol de salão já está desde o mês passado nas mãos do secretário Gony Arruda, titular da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte). E na coluna hoje o secretário Gony aparece ao lado de Roberto do Vale, diretor técnico da Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS) e Fernando Marques, a verdadeira máquina do trabalho da equipe liderada por este "sportman" filho da cidade de Granja. O Campeonato Estadual 2011 de Futsal começa no dia 25/04 com o clássico Horizonte x Afagu/Russas no Ginásio Paulo Sarasate.

Na Regional I
Miguel Facundo, Fábio Braga e o contramestre Giraiá, no batizado e formatura de membros do grupo Esquiva Capoeira, do mestre Maurício. O evento teve como cenário o teatro Cuca. Aliás, o grupo Esquiva Capoeira adota lemas bem sugestivos: Honra, Disciplina, Lealdade e Coragem. O que já diz muito da qualidade e força de seus integrantes.

Dia de inauguração
O novo comandante da 10ª Região Militar, general Gomes de Mattos Filho, assume hoje no Círculo Militar a presidência de honra do clube. A programação tem início com descerramento da placa de abertura das quadras poliesportivas, realização que teve o apoio do BIC Banco, através dos irmãos Adauto e Humberto, que recebem o título de sócio benemérito do clube.

Renan Correa
Renan Correa, um apaixonado pelo basquetebol, liga para dizer que o secretário Evaldo Lima, titular da Secretaria do Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), é um dos maiores nomes da equipe liderada pela prefeita Luizianne Lins. Eu também avalizo essa sua avaliação, Renan.

Briga de cachorro grande
Quem viu os jogos semifinais da Metro/Ouro e a final de ontem no Ginásio Paulo Sarasate já concluiu: o jogo dia 25/04, que abre o Cearense de Futsal, é mesmo choque de cachorros grandes. Afagu/Russas e Horizonte travarão empolgante confronto. E por falar em campeonato, três times que ainda não se regularizaram podem ser afastados do certame ainda hoje.

No Provecto
Fevereiro e março foram meses de muito esporte no Colégio Provecto. E os destaques no futebol de salão, por exemplo, apontados por quem acompanhou a programação esportiva estão hoje na coluna: os atletas Enzo, Ítalo e Roberto, comandados pelo professor Douglas. Aliás, o Colégio Provecto disponibiliza para os seus alunos e a própria comunidade escolinhas de futsal, vôlei, basquete, natação, judô, handebol, ballet, jazz e hidroginástica. Com o intuito educativo-esportivo.

Basquetebol
Beto Amora, Zé Flávio, Raul Santos Filho, Aziz Jereissati, Duarte Filho, Vicente Alencar e Roberto Bastos formavam na missa para Roberto Júnior, após a mesma, roda onde o tema era basquete de ontem, com os feitos em Recife e Belo Horizonte. E Beto com memória eletrônica. Quando disse que o Ceará foi vice em Ponta Grossa, ele foi enfático: "Em Ponta Grossa nem participamos, chegamos atrasados". E estava certo.

Elogios
"Sílvio, gostei de ter participado da reunião do Arbitral. Tudo transparente, tudo decidido de conformidade com a maioria. Eu e o prefeito Raimundo Cordeiro gostamos muito". Mensagem de Fernando Leite, de Russas. Obrigado, Fernando. Partindo de você, que faz esporte com seriedade, o citado comentário, isto é realmente gratificante.