VÍDEOS

Loading...

terça-feira, 23 de março de 2010

Presidente da CBFS promove reunião em prol da arbitragem

Medellín (Colômbia) - O presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal (CBFS), Aécio de Borba Vasconcelos, esteve reunido na tarde desta terça-feira (23/3) com o Colaborador do Departamento de Arbitragem da Fifa, o espanhol Jesus Rubio Cano. O encontro foi em Medellín, na Colômbia, onde está ocorrendo o torneio de futsal dos IX Jogos Sul-Americanos.

A reunião teve como foco principal a melhoria do nível de arbitragem do futsal mundial. O uruguaio César Figueredo, membro da Comissão de Arbitragem da Conmebol, e o colombiano Fabian Lopez, instrutor de arbitragem da Fifa, além do diretor de seleções da CBFS, Emir Silva, também estiveram presentes ao evento, realizado em um hotel na cidade anfitriã dos Jogos Sul-Americanos.

Segundo Jesus Rubio, a intenção do departamento de árbitros da Fifa é de se criar um programa para se qualificar a arbitragem do futsal em todo o mundo. “Começamos a implantar um programa chamado Copa do Mundo de Futsal 2012, em que ao invés de concentrar os árbitros em um local, nós iremos às competições onde eles estarão atuando. Assim poderemos atualizar e aperfeiçoar, por meio da troca de experiências”, revelou.

Jesus disse ainda que a Fifa deve investir cada vez mais na formação e aperfeiçoamento dos instrutores de arbitragem para o futsal. “O curso para instrutores de árbitros é mais importante neste momento, pois assim capacitaremos pessoas que possam transmitir conhecimento e massificar as regras Fifa”, comentou.

César Figueredo fez coro com as declarações de Rubio. “Temos que ter olhos em cada país, para que possamos ter uma uniformidade, um compromisso com a arbitragem e com as regras do futsal, tudo no mais alto nível”, disse o membro da Conmebol.

Sobre o panorama do futsal, Jesus se disse impressionado com o que viu no Brasil. “Estive no Grand Prix do ano passado, à convite da organização, e fiquei impressionadao com o nível de organização e comprometimento que há no futsal do Brasil. A dedicação de todos é impressionante. Sem dúvidas, supera o que temos no futebol espanhol, não falo de futsal, e sim de futebol”.

Para o presidente da CBFS, o encontro com Jesus Rubio foi animador. “Precisamos ter um futsal cada vez mais forte para conseguirmos incluí-lo no programa olímpico. Fico muito feliz em ver o empenho da Fifa em melhorar a arbitragem, com isso ganham todos”, esclareceu Aécio de Borba Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário