quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Daniel Pomeroy vai assumir comando da arbitragem nacional


Divulgação / Assessoria

Daniel Pomeroy vai assumir o comando da arbitragem nacional
A Vice-Presidência de Competições, atualmente dirigida pelo desportista Renan Tavares, confirma oficialmente a indicação da verdadeira lenda da arbitragem do futsal mundial, o ex-árbitro da FIFA, Daniel Pomeroy, para assumir a direção de oficiais da CBFS, antes ocupada por Paraguassu Fisher.

Renan Tavares destacou o trabalho desenvolvido por Paraguassu e anunciou a implementação da Escola Nacional de Arbitragem. “Quero ressaltar o trabalho de Paraguassu e esclarecer que implementaremos a Escola Nacional de Arbitragem, denominada Mário Augusto Lopes, tarefa a ser executada pelo professor universitário, Daniel Pomeroy, qualificado totalmente para desenvolver o mencionado projeto, além de reformular o quadro de oficiais, oportunizando o surgimento de novos valores na arbitragem nacional”, ressalta.

Quanto a indicação de Daniel Pomeroy, o vice-presidente de competições foi enfático: “Participo há mais de 30 anos do futsal, convivi com figuras humanas extraordinárias, entre elas o 'grande' Daniel Pomeroy. Contribuir para trazê-lo de volta ao convívio da CBFS é motivo de muita alegria. Sei que esta indicação conta com o apoio de todos os verdadeiros salonistas, inclusive do mestre dos mestres da arbitragem, Mário Augusto Lopes, pois onde estiver com certeza parabeniza desde já o seu amigo Aécio de Borba por esta merecida escolha”, pontuou Renan. 

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Coluna do Silvio Carlos no Diário do Nordeste


COLUNA

Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
24.12.2012
Dupla vencedora
O técnico Marcos Sorato e o auxiliar Vander Iacovino compõem uma dupla vencedora. A última empreitada desses dois personagens que conhecem a fundo o futebol de salão foi no comando da comissão técnica da Seleção Brasileira que faturou na Tailândia o sétimo título mundial. Marcos Sorato, conhecido no meio salonista como Pipoca, é catarinense da cidade de Criciúma. Desde 2009 Pipoca está à frente do selecionado do Brasil, onde já conquistou outros títulos, além do Mundial em quadras tailandesas. Já o paulista Vander teve passagens, como atleta, pela Seleção Brasileira, e foi campeão mundial em 1992 e 1996. E agora campeão mundial na Tailândia como auxiliar técnico de Pipoca.

lideranças: Eles fazem esporte e o social também nos clubes. Manoel Pereira, presidente do Clube dos Diários; Décio Queiroz e Flávio Assunção aparecem na coluna em recente jantar do Ferroviário Atlético Clube no Náutico.

Bola de ouro
Ele foi um dos destaques da Seleção Brasileira que conquistou o título da Copa do Mundo de 2012 na Tailândia. Falamos do uberlandense Neto, que além do título de campeão mundial recebeu a bola de ouro da Fifa como melhor jogador da competição. Neto, ex-atleta do Krona/Joinville-SC, está de mudança para a Rússia, onde defenderá o TTG Gaspron, com salário de 50 mil reais. Autor de dois gols na final diante a Espanha, o fixo foi recebido com festa em sua cidade natal, Uberlândia, onde agradeceu ao apoio da família em toda sua carreira. O atleta (31), disse que um dia espera defender o Uberlândia na Liga Futsal. Mas a partir de 2013 ele encara na Rússia uma nova etapa na carreira.

Revelações
O ano de 2012 revelou grandes craques para o futsal cearense. As diversas competições patrocinadas ou não pela FCFS mostraram que temos um enorme potencial de bons valores que surgem todos os dias. E uma das revelações é o atleta Vinícius, apontado pelos organizadores do Campeonato De Nardi o melhor goleiro do certame.

Festa do Segundo
Eu não fui. Preso a compromissos profissionais em Fortaleza, não deu para ir a Canoa Quebrada abraçar este monstro da promoção que é o meu amigo professor Segundo Costa. Mas soube que a sua festa Noite das Personalidades do Futsal 2012 foi um sucesso, com a presença de gente de bem do nosso esporte. Bola branca para o eficiente Segundo.

Aécio na luta
E quem pensava que Aécio de Borba Vasconcelos ainda curtia a dor da contusão sofrida no Japão, ei-lo lépido e fagueiro chegando às duas da manhã em Fortaleza vindo de uma viagem a Joinville/SC, onde foi encerrar o Campeonato Brasileiro. Cada vez mais lúcido e de bem com a vida este campeão, competente presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

Só a federação
Aviso aos navegantes. Somente a Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS) tem legitimidade para realizar cursos sobre este esporte. Qualquer outro evento deste sentido é considerado pirata se não tiver o devido ok da FCFS. Fica dado o oportuno recado a quem interessar possa, que também vale como um alerta para os incautos de plantão.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Craques brasileiros participam do Futsal Fest



Manoel Tobias e Falcão estarão presentes no Futsal Fest
O Futsal Fest irá reunir grandes craques do futsal e do futebol brasileiro nesta terça-feira (18/12), às 20 horas, no Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte (MG). 

O amistoso busca relembrar os tempos de glória da equipe de futsal do Atlético (MG), que conquistou dois títulos da Liga Nacional e um Mundial, e contará com a presença de craques como o Manoel Tobias, Falcão, Neto, Marques e Belletti.

“Vamos relembrar uma data marcante para o Atlético (MG), mas eu deixo bem claro que este amistoso é de todas as torcidas. O jogo é para todos os apaixonados pelo futsal”, afirmou Manoel Tobias, ex-ala do Atlético (MG) e um dos organizadores do evento.

Falcão, que também marcou época no time mineiro, se juntou a Manoel Tobias para a realização do amistoso. “Eu e outros jogadores renomados do futsal mundial tivemos o prazer de vestir a camisa do Atlético (MG). Já faz muito tempo, porém o respeito e admiração de todos sempre foi algo impressionante. Por isso, eu, junto com Manoel Tobias, resolvemos juntar muitos craques que vestiram essa camisa”, disse Falcão aos seus seguidores, em seu perfil oficial do Twitter.

O maior artilheiro com a camisa da Seleção Brasileira e eleito duas vezes o melhor do jogador do mundo, também falou sobre o adversário, que deverá ter ídolos nacionais. “Vamos jogar contra um combinado de grandes jogadores do futsal, além do ídolo de todos, Zico, que tem grande chance de jogar com a gente”. Jackson, Neto, Franklim, Lavoisier, Fininho, Sandrinho, Piu, Schumacker, Lenísio, Vinícius e Vander Carioca, são outros nomes confirmados para disputar a partida no Mineirinho.

Relembrando conquistas

Manoel Tobias e Falcão, que marcaram época no time de Futsal do Atlético (MG), aproveitam o amistoso para relembrar algumas conquistas. Dentre elas, o jogo que aconteceu em 8 de agosto de 1999, quando o Galo se sagrou campeão nacional de futsal, com uma vitória por 5 a 4, diante do Rio de Janeiro. 

Esta partida reuniu cerca de 25 mil pessoas, capacidade máxima do Mineirinho na época, e até hoje é o recorde mundial de público de Futsal, segundo registrado na época. Vale lembrar, no entanto, que a atual capacidade de público do Mineirinho para eventos esportivos é de 17.800 pessoas, de acordo com a Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (ADEMG).

Ingressos

Os ingressos para o Futsal Fest estão sendo vendidos por R$ 10, 00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada) na bilheteria do Mineirinho e outros postos de venda. Além do Ingresso Rápido: http://www.ingressorapido.com.br. “Além de rever os amigos e relembrar algumas conquistas, este amistoso também tem o seu lado social”, afirmou Manoel Tobias.

Confira a programação:

18 horas: Futsal Sub-9.
19 horas: Amistoso entre Comunidades de Recuperação de Dependentes Químicos.
20 horas: Jogo das Estrelas do Futsal

Minas goleia Krona na casa do adversário e fatura o título


Manolo Quiróz/Assessoria Krona Futsal

Antes do jogo acabar, os atletas do Minas fizeram a festa
Joinville (SC) - O Minas é o novo campeão da Taça Brasil Correios de Futsal. O título foi conquistado com a vitória por 7 a 2 sobre os donos da casa, a equipe da Krona, em um ginásio da Univille lotado. O duelo teve início ao meio-dia deste domingo, 16 de dezembro.

Os catarinenses levaram um susto com menos de dois minutos de jogo. Diego Belém passou para Dieguinho bater rasteiro e abrir o placar para o Minas. Depois, aos oito, foi a vez de Diego Belém deixar o seu, depois de receber pelo meio. A Krona diminuiu por meio de Ricardinho, logo em seguida; mas a alegria durou pouco. Dieguinho, no minuto seguinte, marcou o terceiro da equipe mineira.

Com a situação bastante adversa, o time de Joinville partiu para cima, pressionando bastante. Em um dos lances, Valdin chutou forte e a bola bateu no travessão e, depois, para baixo, mas sem cruzar o limite do gol. Ricardinho respondera em seguida, mas o primeiro tempo terminaria sem mais gols.

O segundo período foi de pressão da Krona. Com o tempo ficando escasso, os catarinenses não conseguiam efetuar as jogadas. E, para piorar a situação dos sediantes, Dieguinho, aos doze, faz o quarto gol mineiro.

O técnico Fernando Ferretti colocou, então, Pixote como goleiro linha. Mas Bianchini defendeu o chute deste, em investida para o ataque, e tocou para Wender, com o gol livre, fazer mais um. Vander Carioca, a três minutos do fim, acertou um bom chute e fez o segundo da Krona; mas, no minuto seguinte, Wender descontou e, de maneira semelhante, fez 6 a 2 para o Minas. Caio liquidou a fatura, e, com trinta segundos, os atletas do Minas comemoraram e a Krona se rendeu. O título de campeão da Taça Brasil Correios foi para Minas Gerais.

Franqueados e dirigentes da CBFS traçam rumos para a Liga 2013


Luciano Bergamaschi / CBFS

Aécio de Borba, presidente da CBFS, abriu a reunião
Joinville (SC) - Franqueados da Liga Futsal e membros da presidência da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) se reuniram na manhã desta sexta-feira (14/12), no Auditório II da Univille, em Joinville (SC), para decidir os passos que a Liga tomará em 2013. Dentre os assuntos pautados, estiveram a mudança de clubes participantes e ajustes de ordem técnica para a próxima temporada.

Estiveram à frente da reunião o presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos; o vice-presidente de Competições, Renan Pimentel Tavares de Menezes; o vice-presidente de Planejamento, Affonso Covello Netto; o diretor do Comissão Organizadora de Certames Nacionais (Cocen), José Carlos dos Santos; Edson Nogueira, presidente da Federação Pernambucana de Futsal; o presidente da Federação Catarinense de Futsal, João Carlos de Souza; o representante do Carlos Barbosa, Rudy Vieira, que também representa os franqueados da Liga; e Valdecir Kortmann, presidente da Krona.

Aécio de Borba, que abriu a assembleia, demonstrou contentamento com a realização da reunião. "Fico muito feliz de ver o auditório quase lotado, o que demonstra que o esporte está forte e desperta o interesse de mutas empresas", disse. Ele destacou a importância do esporte no mundo, sendo reconhecido pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). "Quando João Havelange era presidente da entidade, ele via com bons olhos o futsal. Após a saída dele, o esporte ficou esquecido por um período. Mas este Mundial, com uma final em ginásio lotado, fez com que a FIFA percebesse a nossa grandeza", exortou. E, no fim de seu discurso, desejou que a reunião fosse profícua, e que as decisões tomadas fossem as melhores para o futsal. 

Substituição

A Liga poderá contar com algumas mudanças para o ano que vem. A Fundeavel/Cascavel (PR) manifestou interesse em disputar a Liga com a franquia usada pela ADU/Hipper Freios/Joma, de Tubarão (SC), este ano. O Suzano/Penalty, cuja detentora da franquia é a empresa produtora de materiais esportivos, acertou uma parceria com o São Paulo Futebol Clube. Esta, que também possui uma franquia na Liga, cedeu sua vaga ao time de São Bernardo do Campo (SP). As recém-ingressas deverão preencher os requisitos e arcar com os custos antes de sua confirmação no certame. 

Outro ponto importante é a retirada do Macaé/Botafogo, já que o time carioca desfez a parceria com a dona da franquia. Os representantes dos clubes decidiram, por maioria de votos, que a vaga estará livre, e o campeonato será disputado por 19 equipes. 

Espaço para o marketing

Durante sua fala, o presidente da CBFS cedeu a palavra a Eduardo Generoso, diretor de projetos esportivos da ESM, empresa de marketing esportivo que venceu a concorrência para trabalhar para a Confederação. Ele foi convidado a expor as propostas da empresa para incrementar a Liga Futsal e os demais certames. "Nosso objetivo é ajudar o futsal. Conhecemos a força do esporte; a quantidade de pessoas que estão aqui mostra isso", afirmou. 

Aspectos técnicos

O representante das franquias, Rudy Vieira, também estava confiante nas decisões que seriam tomadas. "Hoje, não estamos mais andando ladeira abaixo, estamos em terreno plano. Vamos começar a subir ladeira acima", afirmou. Também tratou de assuntos técnicos, como a presença de instrumentos musicais nos ginásios e a substituição de jogadores, bem como dúvidas quanto às regras do torneio. 

Em um segundo momento, o coordenador geral do Minas Tênis Clube, Guilherme José Brandão, o "Palhinha", membro da Comissão de Marketing da Liga, expôs aos presentes as propostas e orçamentos para exposição de marcas em placas, áreas da quadra e fornecedora de materiais esportivos. As datas para propostas serão publicadas posteriormente.

CBFS divulga calendário de competições para 2013



Divulgação/CBFS
Após um ano de muitas vitórias para o Futsal brasileiro, com a conquista do heptacampeonato mundial masculino e tricampeonato mundial feminino, que de forma inédita aconteceu na mesma temporada, a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) já se prepara para as competições do próximo ano.

A entidade divulga o calendário dos certames de 2013, quando serão disputadas várias competições, como a Superliga, Ligas Masculina e Feminina, Taça Brasil Correios de Futsal e as Ligas Regionais. 

+ Clique aqui e confira o calendário de 2013

Superliga

O calendário do próximo ano está com algumas novidades. Uma das principais refere-se à realização de duas Superligas de Futsal. Em fevereiro de 2013 teremos a Superliga de Futsal, referente a 2012. Já em dezembro de 2013 será realizada a competição referente ao ano corrente. "Fizemos isto no intuito de ajustar o calendário e desenvolver a programação dentro do próprio ano", explicou Renan Pimentel Tavares de Menezes, vice-presidente de Competições da CBFS.

Taça Brasil

Outra novidade do calendário é a data da disputa da Taça Brasil Correios de Futsal – Adulto Masculino (Divisão Especial, 1ª e 2ª Divisões). Nos anos anteriores, esta competição fechava o calendário da CBFS. Em 2013, a Taça Brasil será a primeira competição oficial do ano, sendo realizada em março. "A mudança ocorreu para conciliar o trabalho das federações com o andamento da Taça Brasil Adulta", afirmou Suria Attianesi, Supervisora do Departamento de Registros e Transferências. Também teve mudança na data da Liga Feminina de Futsal. Este certame costumava ser disputado no segundo semestre. Porém, em 2013, a Liga Feminina começará em abril.

Credenciamento

A CBFS informa que os clubes interessados em sediar as competições de 2013 podem fazer a solicitação até o próximo dia 23. Os formulários já estão disponíveis no site oficial da confederação e também na Intranet da CBFS.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Alto Santo e Minas empatam em 2 a 2


Luciano Bergamaschi / CBFS

Com boas chances, os dois times poderiam ter saído de quadra com a vitória
Joinville (SC) - Alto Santo (CE) e Minas T. C. (MG) fizeram um jogo franco na noite desta quarta-feira (12/12), pela Taça Brasil Correios de Futsal - Adulto Masculino - Divisão Especial. No fim, o empate por 2 a 2 acabou não sendo vantajoso para nenhuma das equipes, que precisavam da vitória para almejar algo mais na competição.

Com o jogo truncado, a bola só foi balançar a rede depois dos dez minutos de bola rolando, com Diego Belém marcando o primeiro dos mineiros. Mas, no minuto seguinte, o Alto Santo empatou no cruzamento de Rude, que Domar aproveitou e mandou para a meta. 

O time cearense, necessitando da vitória para espantar o rebaixamento para a Primeira Divisão, atacou bastante e, na mesma medida, perdeu boas chances. O Minas, embora tivesse a chance do contra-ataque, parava na boa marcação da equipe do interior do Ceará. E estes, com dois minutos restantes para o fim da etapa, conseguiram a virada: Raimundo Luciano avançou pela esquerda e chutou forte. O goleiro espalmou, mas Wendel aproveitou a sobra e marcou.

No segundo período, a partida ficou ainda mais fechada. O Minas tentava chegar, mas esbarrava na defesa cearense, que, por sua vez, não acertava as finalizações. E, depois da insistência mineira, Lucas Teixeira, aos nove, recebeu cruzamento e 
empatou o jogo. O restante da partida foi de chances frustradas das duas equipes. O Alto Santo ainda usou Rude como goleiro linha, mas o placar terminou empatado.

O ala cearense Raimundo Luciano demonstra resignação, apesar de tudo. "Ninguém sabe o quanto foi difícil. Treinamos por um mês, e deixamos mais uma vez a vitória escapar. Mas é erguer a cabeça e partir para a próxima", sentencia. Já o atleta mineiro Diego Belém acredita que a tranquilidade na finalização fez falta no jogo de hoje. "Tomamos alguns gols bobos, o que não pode. Agora é manter o foco e continuar a jornada", pontua.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

TAÇA BRASIL DE CLUBES DE FUTSAL - DIV. ESPECIAL

Na abertura do torneio, Tigre goleia Alto Santo
Luciano Bergamaschi / CBFS

Pernambucanos levam a melhor sobre cearenses na abertura da Taça Brasil Correios
Joinville (SC) - Pela estreia da 39ª Taça Brasil Correios de Futsal - Adulto Masculino - Divisão Especial, a A. D. Tigre (PE) iniciou com vitória sobre o Alto Santo E. C. (CE) por 7 a 2, em partida que iniciou às 15h30 desta segunda-feira (10/12). 

O jogo começou truncado, até que Waltinho, em um cruzamento pela esquerda, passou para Edu, que encheu o pé e mandou para o fundo da rede. Apesar das investidas do time cearense nos minutos seguintes, foram os pernambucanos quem ampliaram: Joãozinho, aos nove.

O Alto Santo teve diversas chances para ampliar, mas esbarrava na marcação do Tigre. E, restando pouco mais de oito minutos para o fim da etapa, André Lafayette marcou o terceiro. 

Embora estivessem com larga vantagem no placar, os pernambucanos temiam as investidas do Alto Santo e acabavam parando muitas jogadas com falta, chegando ao limite de cinco penalidades antes dos 16 minutos de bola rolando. Mas estes ainda protagonizaram bons lances individuais com Waltinho, antes do fim do período. 

Pouco depois do início do segundo tempo, foi a vez de Waltinho deixar o seu, com 1min42 de jogo. Ele ainda faria mais um dois minutos depois, recebendo passe de Ian e tocando sutilmente para o gol. Os cearenses colocam Rude como goleiro linha, mas nada mudou.

Parecia que o jogo ficaria assim até o fim, mas, restando três minutos, Joãozinho chutou pela diagonal esquerda e marcou o sexto. Na sequência, Ian aproveitou o gol livre e fez o sétimo. Frede e Wendel ainda diminuíram para os cearenses, mas a vitória ficou mesmo com o Tigre.

Na sequência do campeonato, o Alto Santo pega a Esmac/Ananindeua (PA), às 15h30 desta terça (11/12). O Tigre, às 18h30, enfrenta a A. Concordiense de Futsal (RS).

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Congresso técnico define últimos detalhes da competição


Luciano Bergamaschi / CBFS

James Veiga, da sediante Krona e Paraguassu Fisch e José Carlos dos Santos, da CBFS, presidiram o congresso
Joinville (SC) - Representantes das equipes que iniciam a saga pelo título da 39ª Taça Brasil Correios de Futsal - Adulto Masculino - Divisão Especial se reuniram nesta segunda-feira (10/12), às 10h, para acertar os últimos detalhes da competição. O local do congresso técnico foi o Auditório II da Univille.

Representando a CBFS e presidindo a reunião, esteve o diretor de arbitragem da CBFS, Paraguassu Fisch de Figueiredo. Também esteve presente no congresso o diretor da Comissão Organizadora dos Certames Nacionais (COCEN), José Carlos dos Santos, e, representando a equipe sediante, a Krona/Joinville/DalPonte, o supervisor James Veiga, que deu as boas vindas aos presentes. "Agradecemos a todos que fazem parte desta grande competição. A cidade de Joinville está mobilizada com o torneio e faremos de tudo para que ele corra da melhor forma", afirmou.

Paraguassu fez as explicações da parte técnica e, em seguida, deu oportunidade aos membros dos times participantes da Taça Brasil para fazerem suas alterações nos cadastros pré-existentes de atletas. "É uma excelente oportunidade para divulgar o esporte pelo País", exortou.

O primeiro jogo da competição será ainda nesta segunda, às 15h30, entre A. D. Tigre (PE) e Alto Santo E.C. (CE). Todas as partidas da Divisão Especial serão no Ginásio da Univille.

Alecrim faz a festa e levanta a taça de campeão


Zerosa Filho/CBFS

Alecrim levanta a taça de campeão
Assú (RN) - Bastou o apito final para a festa da equipe do Alecrim começar. O time do Rio Grande do Norte venceu por 4 a 2 o Goiás e se sagrou campeão da 39ª Taça Brasil Correios de Futsal Adulto Masculino 1ª Divisão que foi realizada na cidade de Assú (RN). Após o jogo, aconteceu a cerimônia de premiação, o Alecrim fez a festa e levantou a taça de campeão.

O primeiro prêmio a ser entregue foi o de equipe mais disciplinada da competição, e quem ficou incumbido em repassar o troféu Fair Play, ao capitão da equipe do Goiás, foi a representante dos Correios em Assú, Iris Cabral.

O prêmio de artilheiro da competição foi entregue ao fixo do time do Alecrim, Felipe, que terminou o campeonato com 7 gols anotados. O responsável pela entrega do prêmio foi Luiz Dailson, secretário de esportes e eventos de Assú.

A equipe do Cruzeiro (RN) não compareceu a cerimônia para receber as medalhas de terceiro lugar. O troféu de vice-campeão foi entregue para o time do Goiás, que recebeu das mãos Túlio Bertoldo, presidente do Cruzeiro.

Chico Erasmo, prefeito da cidade São Bento, teve a missão de entregar as medalhas ao grande campeão. A taça de campeão foi entregue por Clovis Gomes, presidente da federação de futsal do Rio Grande do Norte, que passou o caneco dourado para Edson, capitão da equipe do Treze. Que fez a festa junto com sua torcida.

Brasil supera Portugal e conquista o título do Mundial Feminino



Arte CBFS/FPF

Seleção conquistou o terceiro título Mundial
Oliveira de Azeméis (POR) - A longa e difícil caminhada terminou com recompensa para as meninas da Seleção Brasileira. Diante de um ginásio lotado, com pressão da torcida portuguesa, o Brasil conseguiu superar Portugal na decisão do Mundial feminino e, com o placar de 3 a 0, ficou com a taça de campeão.

Mesmo assim o confronto foi bastante complicado. Empurradas pela massa das arquibancadas, a seleção lusa chega com perigo aos 6 minutos. Em cruzamento na área, Rita Martins acertou um belo chute de primeira, mas Jozi fez a defesa.

A resposta do Brasil vem na sequência. Vanessa arriscou de fora da área, Ana Pereira defendeu parcialmente e voltou a salvar na tentativa de Luciléia.

Com o jogo em igualdade, um erro acabou colocando o Brasil na frente. Posicionada na segunda trave, Cilene consegue se desmarcar e desvia um chute cruzado da esquerda. A bola entra mansamente no fundo das redes, para desespero da torcida portuguesa.

Jogo segue quente

Atrás no placar, Portugal acaba deixando de lado a postura defensiva e parte para o ataque. Melissa consegue acertar a trave após pressionar a saída de bola do Brasil. Porém, um novo erro acaba definindo mais um gol brasileiro.

Aos 16 minutos, Portugal é castigado com um tiro-livre após uma bola recuada de forma indevida para Ana Pereira. Na cobrança, Renata rola para Vanessa, que acerta um chute no cantinho, sem chances de defesa.

A volta do intervalo conta com a Seleção da casa mais ativa. Rita Martins perde três chances seguidas incríveis. Na melhor delas, aos 3 minutos, a capitã portuguesa recebe lançamento na frente, consegue driblar Jozi, porém, no chute, Cilene salva em cima da linha.

Levando a máxima de que quem não faz, leva, Portugal acaba tomando o golpe final. Aos 5 minutos, Marcela tabela com Luciléia, avança pela ala direita e finaliza forte, estufando as redes de Portugal. 

Festa de campeão

Melhores em quadra, as meninas brasileiras passaram a administrar o placar já elástico com toques de bola rápidos e envolventes. O Brasil ainda carimba a trave duas vezes, com Ju Delgado e Vanessa, e comemora no apito final o terceiro título de campeão do Mundo.

Coluna do Silvio Carlos no Diário do Nordeste


Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
10.12.2012
Secretário recebe atletas
O secretário do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), Gony Arruda, receberá na próxima 3ª feira (11) a delegação que disputou a etapa nacional das Olimpíadas Escolares - 15 a 17 anos, realizada em Cuiabá/MT, no período de 25/11 a 8/12. O encontro com os atletas que trouxeram medalhas da competição acontecerá no auditório Blanchard Girão da Sesporte, às 14h30.

A participação dos cearenses nas Olimpíadas Escolares 15 a 17 anos em Cuiabá superou o número de medalhas de 2011, quando a equipe conquistou nove medalhas. Até agora o time do Ceará já soma 14 medalhas na competição, além de duas convocações para o Mundial de Atletismo em 2013.

Jogos III
No taekwondo Gabriel Bueno foi bronze; o vôlei feminino com as atletas do Christus BS ganhou bronze; Mikael Gonzaga trouxe bronze no ciclismo; na natação, Júlia Felizola foi prata nos 50m borboleta. E no handebol as atletas do Colégio Jemina Gois chegaram à final dos Jogos Escolares, que foi disputada no sábado passado (8).

Minhas desculpas
Dezembro é um "mês" puxado. As festas de ex-alunos, os eventos do esporte, as reuniões sociais agitam este festivo mês. O colunista agradece os convites que tem recebido, mas como passamos já dos 70, não temos o fôlego necessário para concorrer com os demais. Minhas desculpas, então, aos que me convidam e não me vêem na festa.

Canoa Quebrada
Ele é um dos astros do futebol de salão no País e vem para a festa das personalidades do esporte, que acontece dia 19/12, em Canoa Quebrada. Cabreúva é um dos craques do time do Corinthians e da Seleção Brasileira também.

Olimpíada Escolar II
No atletismo, por exemplo, os alunos-atletas cearenses trouxeram três medalhas: ouro no lançamento de dardo, com Lídia Silva; prata de Ulisses Costa no salto triplo; e Vitória Santiago foi prata no lançamento de disco. No vôlei de Praia, a dupla Deyvison/Jefferson ganhou bronze; no judô, prata para Érika Moraes; bronze para Emilia Lopes; bronze de Thaynara Silva; e bronze por equipes. No tênis de mesa, Wellinson Rodrigues e João Belfort e Isadora Leite e Brenna Albuquerque ficaram com o bronze por equipes.

Racha do Bechara
Este talentoso jogador (está em forma), reúne neste mês alguns amigos de fora para um racha. Ele tem compromissos com Aquiraz para a festa do Dr. Gustavo e um encontro com o Osvaldo, do São Paulo, e Paulo Henrique Ganso, em Guaiúba. De comunicação fácil e com grandes amigos pelo mundo, Bechara acompanhava Mancini em jantar no Sirigaddo.

Marcelo vem
O comentarista do Sportv, Marcelo Rodrigues, confirmou, ontem, presença em Aracati, dia 19/12, para a festa que o professor Segundo Costa promove anualmente. Aliás, na última edição da Copa do Mundo de futsal da Fifa, na Tailândia, o comentarista de futsal do Sportv não evitou as lágrimas durante a transmissão do triunfo da Seleção Brasileira por 3 a 2 sobre a Argentina, pelas quartas de final do certame. Ele se emocionou quando o ala Falcão anotou o gol de empate, após o Brasil estar perdendo por 2 a 0. 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Assu(RN) abre as portas para a Primeira Divisão da Taça Brasil


Marcos Campos / Especial para CBFS

Complexo Poliesportivo Deputado Arnóbio Abreu receberá os jogos da competição
Assu (RN) vai respirar futsal mais uma vez. A cidade localizada a 210 km de Natal receberá a 39º edição da Taça Brasil Correios de Futsal - Adulto Masculino - Primeira Divisão, dos dias 3 a 9 de dezembro. 

Dez equipes de diversos lugares do País disputam o título e o direito a disputar a Divisão Especial em 2013. Além do sediante, o Cruzeiro F. C., também estão na briga a Amamp Futsal (SE), A. A. Colégio ABC (MS), A. A. Uirapuru (MT), Alecrim F. C.(RN), Aliança/Peixe/Mazza (DF), A. São Lucas (RO), Brumado E. C. (BA), Goiás E. C. (GO) e Tuna Luso de Manaus (AM).

Para Carmésio Cabral, diretor técnico da Federação Norte-rio-grandense de Futsal, experiência em ter sediado, em outubro, a Primeira Divisão da Taça Brasil Correios Feminino Adulto, será completamente válida para o sucesso absoluto desta competição. "Corrigiremos o que não foi acertado e repetiremos o que acertamos, para garantir uma excelente competição", garantiu.

O palco da Taça Brasil também continua o mesmo: o Complexo Poliesportivo Deputado Arnóbio Abreu. Com capacidade para 4 mil pessoas, a quadra é revestida em paviflex e tem dimensão de 40 m por 20 m. 

Confira os grupos

Grupo P1
Goiás E.C. (GO) 
Alecrim F.C. (RN) 
A. A. Colégio ABC (MS) 
A. São Lucas (RO) 
Tuna Lusa de Manaus 

Grupo P2
Amamp Futsal (SE)
A. A. Uirapuru(MT)
Brumado E.C. (BA)
Aliança/Peixe/Mazza (DF)
(AM) Cruzeiro F.C. (RN) Sediante

Treze vence Cajuína e conquista a Taça Brasil Correios


Claudio Goes/ Especial para CBFS e Alberir Pontes/ Especial para CBFS 

Treze campeão
Campina Grande (PB) - Uma final de campeonato é rodeada por um turbilhão de sensações e a decisão deste domingo (02/12), da 39ª Taça Brasil Correios de Futsal Adulto Masculino 2ª Divisão, que está sendo realizada em Campina Grande (PB), não podia ser diferente. Cajuína E.C (PI) e Treze F.C (PB) fizeram um confronto digno do nível de toda a competição. Melhor para a equipe do Treze, que com o apoio maciço de sua torcida fez 3 a 1 e conquistou o título da competição.

Um gol para cada lado

A decisão começou com o time do Cajuína indo com tudo ao ataque. Logo com 15 segundos de jogo, Mardney recebeu na frente, puxou para o meio e bateu no canto, inaugurando o marcador da decisão.

Parecia que o Treze iria sentir o golpe, mas com a força da torcida o time da Paraíba foi para cima. O Cajuína recuou a marcação, dando mais espaço para os donos da casa. 

De tanto tentar, o Treze conseguiu o empate aos 6 minutos. Yuri recebeu na entrada da área e bateu rasteiro com estilo no canto esquerdo do goleiro, festa no Ginásio Meninão. Treze 1 a 1 em cima do Cajuína.

Segundo tempo

Começou nervoso, as duas equipes não perdiam a viagem e sempre paravam o jogo com falta. Porém, mais uma vez, a torcida fez a diferença para o Treze. Aos 10 minutos, Edilson ganhou na força da defesa do Cajuína e colocou a equipe paraibana na frente.

O gol tirou a calma dos jogadores do Cajuína. Nada dava certo para a equipe do Piauí. Sem ter na a ver com isso, o Treze aproveitou o melhor momento para marcar o terceiro com Valmir, o capitão alvinegro recebeu livre com o gol escancarado. Treze 3 a 1, festa das arquibancadas do Meninão, o título estava próximo.

Bastou à arbitragem dar o apito final para a festa começar. Treze campeão da 39ª Taça Brasil Correios de Futsal Adulto Masculino 2ª Divisão.

INFORMAÇÕES GERAIS

Data:02/12/2012
Horário:10:00:00
Local:Ginasio o meninao
Cidade:Campina Grande - PB
Arbitro 1:Cristian Barney de Jesus Nascimento - SE
Arbitro 2:Evaldo Wellington Medeiros do Valle - CE
Anotador:Adriano Pessoa Moreira - PB
Cronometrista:Glauciano Joaquim de Melo - PE
Representante:Elito Gomes de Lima - SE

Coluna do Silvio Carlos no Diário do Nordeste


COLUNA

Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
03.12.2012
Turfe 65 anos
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará prestou, na 5ª feira passada (29/11), no Plenário 13 de Maio, homenagem ao Jockey Club Cearense (JCC) pelos 65 anos de fundação da tradicional entidade. E no contexto dessa solenidade os criadores de animais Quarto de Milha receberam placas comemorativas. O criador Cláudio Rocha (Fazenda Haras Claro), revitalizador do JCC, recebeu a sua placa das mãos da esposa, Lenise Queiroz Rocha. O criador Rafael Leal (Haras Primavera), incentivador da criação quartista em nossa região, recebeu a placa das mãos de sua irmã Celina Queiroz. Outros turfistas foram homenageados nessa festa da AL comandada pelo deputado Paulo Facó.

Gley 50 anos
Meu amigo Afonso Luiz (dos bons tempos da década de 60) liga e me lembra que o Gley completará neste mês de dezembro 50 anos, uma data redonda e difícil de ser atingida. E foi exatamente no dia 10 de dezembro de 1962 (data também da criação do time), que o a equipe do Gley ganhou o seu primeiro e único título no futebol de salão cearense. O grupo do Gley derrotou na final da competição em 62 a AABB por 4 a 3 na terceira partida da série melhor de três (havia vencido a primeira por 3 a 2 e perdeu a segunda por 3 a 1). E sabe quem apitou essa partida? Aécio de Borba Vasconcelos (foto), hoje presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e um apaixonado e incentivador do futsal.

Mais Gley
O Gley surgiu após o advento da quadra do América e reunia jovens das ruas Dom Manuel, Rodrigues Júnior, Dona Leopoldina, Pinto Madeira e adjacências. Desse grupo saíram vários economistas, médicos e advogados que, hoje, brilham na sociedade. O Dr. Eulino Oliveira foi um dos goleiros do time do Gley e muito bom, por sinal.

Gley III
Mas na final do Estadual de 1962 de Futsal o goleiro do Gley foi Erialdo. Jogaram ainda os atletas Marcelo (fez dois gols), Luciano (um gol) e Duvagner. O Dr. Fernando Maia, hoje um conceituado médico local, era o treinador da equipe campeã. Já os gols da representação da AABB foram marcados pelos jogadores Juarez (dois) e Luciano.

Denominação
Grêmio Lítero-Esportivo Ypiranga. Esse o nome do campeão estadual de 1962 no futsal. Afonso Luiz quer reunir neste mês, dia 10, um grupo daqueles tempos numa festa que assinalará data tão significativa. E as adesões estão chegando. Todos esses dados que transcrevo hoje me foram passados por César Vieira, tirados do livro de eficiente Vicente Figueiredo. ´

Dr. Franzé Gomes
Este é um nome de ponta nos meios jurídicos do nosso Estado. Figura de enorme carisma pessoal e de uma trajetória limpa por onde passou. O conheci defendendo as causas do Fortaleza, sempre com incomum brilho. Nesta quarta-feira (5/12) ele receberá da Câmara Municipal o título de Cidadão de Fortaleza, já que é filho de Sobral. Lá estarei.

Juvenis de 68 
Uma volta ao passado. Quatro integrantes da seleção juvenil de futebol de salão de 1968. Ibsen, Cacá, Wilter e Armando Gondim. O elenco contava com outros craques, sendo três goleiros: Correia, Denir e Baleia. 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Aécio de Borba celebra heptacampeonato mundial


Descrição: Topo-mail
Aécio de Borba celebra heptacampeonato mundial

A conquista do sétimo título mundial pela Seleção Brasileira de Futsal pode ser considerado motivo de orgulho para todos os brasileiros. O presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Aécio de Borba Vasconcelos, mostrou-se orgulhoso com a campanha que fez o Brasil sagrar-se campeão na Tailândia.

"Um título mundial é o máximo que se pode querer. E, em dez oportunidades, vencemos sete. Isto mostra que continuamos com a hegemonia na prática da modalidade", afirmou Aécio de Borba.

O presidente do órgão máximo do futsal brasileiro, que foi reeleito foi eleito por aclamação para continuar no cargo no quadriênio 2013-2017, atribui o mérito da conquista "à comissão técnica e aos atletas que o País possui, que são os grandes vitoriosos".

Polêmica das estrelas

Sobre o caso das estrelas na camisa da Seleção Brasileira, em que a FIFA exigiu a retirada das que rememoravam às conquistas na época da extinta Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), Aécio de Borba é enfático. "A FIFA considera apenas os certames que ela organizou. Mas o futsal não é dividido em 'antes e depois da FIFA'. Ele existe desde que foi oficializado e dirigido pela Fifusa. E, se nós já ganhamos sete mundiais, não temos como usar apenas uma parte do que foi conquistado".

O presidente da CBFS espera que a entidade máxima dos esportes ligados ao futebol reveja a sua decisão em proibir a alusão aos títulos de 82 e 85. "Iremos levar esta solicitação de forma oficial, mostrando à FIFA a realidade das duas entidades que dirigiram o futsal mundialmente e esperamos que ela admita que possamos ostentar a marca das conquistas", afirmou.

Momento de renovação

O Brasil realiza, nos dias 25 e 27 de novembro, duas partidas pelo Desafio Internacional contra a Colômbia, em São Bernardo do Campo (SP) e Palmas (TO), respectivamente. A expectativa para os dois jogos, segundo Aécio de Borba, é de iniciar a renovação do elenco da Seleção.

"Nós temos inúmeros jogadores que entraram numa faixa etária que não os garante em um próximo Mundial. A ideia da Confederação é de, nesses próximos jogos, atuar com alguns atletas que se destacaram e estiveram a ponto de serem convocados, além de atletas do Sub-20 que obtiveram melhor condicionamento técnico", analisou.

Descrição: Rodape_mail-fila