segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Conheça um pouco da vida do craque Jeanzinho.


Jean é 10, de Crateús para o mundo
Oficina Design & Comunicação - Adriana Diniz
Confira a entrevista do atleta Jean Douglas Pinho Amâncio, 34 anos, nascido na cidade de Crateús (CE), foi considerado o melhor atleta do Ceará em 2010. Jean brilhou em vários clubes do futsal brasileiro e do exterior.




O que levou você à escolher o futsal?
Jean - Primeiramente está no sangue da família, como lhe falei antes, começou tudo devido ao meu pai. Pois até hoje meu pai é um mito lá e com isso o desejo de jogar a cada dia aflorava em mim. E dentro de casa eu já tinha umas dicas e o incentivo para o futsal foi naturalmente uma cobrança da sociedade se eu iria ser igual ao meu pai.
Desde cedo venho com o comprometimento e o desejo de ganhar tudo dentro do meu município, mas nunca imaginava que iria muito longe, pois quem mora no interior no Ceará jamais imagina que tem condições de se destacar ou pelo menos jogar no Sul do país.
Sendo assim, eu nunca deixei os estudos de lado. Mas sempre colocando o meu futsal em prática na minha cidade, e com apenas 15 anos, veio a consagração de vez dentro do meu município, pois ganhei meu primeiro título municipal adulto, inclusive na época tinha vários jogadores de fora e um deles é o atual goleiro consagrado Lavosier do Carlos Barbosa e mesmo assim eu era títular da equipe.

Onde você iniciou sua carreira ?
Em Crateús-CE amadora, mas meu primeiro clube federado foi o Bombeiros-CE.

Na sua opinião o que é necessário para ser um bom jogador de futsal? 
Profissionalismo, dedicação, objetivos, responsabilidade. E acima de tudo buscar aprimorar todos os fundamentos que o futsal exige.

Você diz que ganhou seu primeiro título com 15 anos de idade, então começou muito novo?
Isso mesmo, no meu currículo eu só coloco os títulos federados, mas a nível de município e região do Ceará eu ganhei praticamente todos que participei de 1992 à 1996, e no fim de 96 terminou meu estágio no Banco do Brasil, pois eu trabalhei lá e com isso meus mais resolveram me enviar para capital para fazer cursinho.
Já na capital, no início de 1997 uns amigos meus souberam que eu estava morando lá e com isso pediram para eu fazer um teste nos bombeiros pois a equipe iria jogar a taça Brasil fiz o teste, passei e fui jogar a Taça Brasil uma experiência que eu jamais imaginava que iria acontecer, foram somente dois meses e logo o tão famoso clube cearense Sumov me contratou e minha carreira se consolidou até hoje, meu primeiro título profissionalmente foi com Sumov-CE em 97

Antes de você chegar onde chegou, quem era teu ídolo no futsal e porque o admirava?
Meu ídolo era e é meu pai

Além de seu pai ter influenciado na sua carreira, teve mais alguém e porquê?
Além do meu pai, acho que fui eu mesmo. Pois sempre gostei do futsal e tinha um desejo de conquistar títulos e dar ao meu pai o prazer que ele não teve ou seja de fazer com que o futsal da família fosse mais longe.

Alguma vez sentiu dificuldades que impedisse de jogar futsal? 
Acho que a maior dificuldade é a distância da família, pois o mercado do futsal no Brasil é no sul e com isso o nosso maior adversário é a saudade.

Você se espelha em alguém?
Manoel Tobias , Falcão e Lenísio, esses três atletas fizeram e fazem o futsal ser bonito e acima de tudo sempre procuraram honrar seus compromissos.

Você passou pela experiência de jogar no exterior, nos conte como foi e o que fez voltar para Brasil?
A Rússia foi uma oportunidade excelente para eu consolidar meu trabalho no exterior e lá com todas as adversidades eu consegui superar e ao mesmo tempo ajudar a minha equipe a crescer dentro do futsal Russo. A equipe russa queria que eu ficasse mais dois anos, mas pesou o lado familiar. Minha filha precisar estudar e lá era difícil minha esposa e a filha suportar mais dois anos, então resolvi voltar.



Como chegou a sua atual equipe
Já tive o privilégio de ter jogado no Umuarama em 2006 e devido o bom desempenho tanto dentro como fora de quadra fez com que a diretoria me contratasse novamente.

Qual é o seu segredo para manter o nível físico? 
O grande segredo é o cuidado com o corpo, temos que respeitar o nosso corpo. Então temos que entender que precisamos ter uma vida regrada ou seja como uma boa dose de diciplina e profissionalismo.

Você foi eleito o melhor jogador do Campeonato Cearense de Futsal 2010, o que sentiu?
Eleito o melhor jogador do estado do ceará em 2010 foi para mim o maior feito em todos os aspectos. Um deles é que eu nunca tinha sido eleito o melhor dentro do meu estado até porque fazia tempo que não jogava no Ceará e o principal motivo é ter sido eleito jogando com a camisa do time da minha cidade Crateús e isso me deixou mais orgulhoso pois nunca um atleta da cidade foi eleito o melhor do estado.



Qual é a importância da sua família em sua carreira?
Minha família foi a base de tudo, mas de tudo mesmo. Amor, carinho, ajuda financeira, incentivo, confiança, superação. Tudo isso são adjetivos que fizeram com que eu tivesse fosse para suportar até mesmo os 35 graus negativos da Sibéria.

Um jogo Inesquecível.
São tantos os jogos inesquecíveis que até evito mencionar. Acho que todos, pois cada me ajudou a crescer dentro da profissão.

Você tem vários projetos no Ceará, fale sobre isso.
Realmente o Ceará é um estado que sempre amou o futsal, sendo assim quero priorizar os meus conhecimentos para crescer mais o futsal cearense. Tenho interesse de abrir uma loja de esporte em Crateús-CE. Desenvolver mais ainda a escolinha J10 de futsal dando oportunidade das crianças da minha cidade e região ter o privilégio de iniciar um trabalho de base pois infelizmente no interior do Ceará não tem esse trabalho. Quem sabe um dia treinar uma equipe de futsal no Ceará.

Quais são seus objetivos pessoais e profissionais para 2011
Meus objetivos pessoais é ver o nascimento do meu filho em outubro, de sempre procurar ver minha filha, minha esposa e minha família e amigos bem. Os objetivos profissionais é procurar nesse último ano de futsal aqui no sul poder ajudar da melhor forma possível a equipe do Umuarama Futsal à conquistar os títulos que a equipe deseja, estou consciente que só quero mais esse ano no alto nível e espero poder terminar da mesma forma que comecei. O Umuarama foi um clube que abriu grandes portas para mim e com isso quero encerrar minha carreira aqui no sul vestindo essa camisa 10 que sempre caiu tão bem em mim.

Deixe uma mensagem para os atletas que estão iniciando uma carreira.
Que os mesmos possam acima de tudo serem profissionais e não deixar que o meio os envolva e que percam as rédias do profissionalismo. Busquem sempre ter metas a cada ano, para que os mesmos possam estar exigindo a cada dia o seu melhor.

BATE-BOLA
Prato favorito - Baião de dois com carne de sol ou uma picanha.
Música - Forró, MPB, pagode
Livro - A BÍBLIA
Programa Esportivo - E Esporte Espetacular
Melhor Jogador de campo - Zico
Do que você não abre mão - Não abro mão do amor a Deus, a família, aos amigos, ao profissionalismo, a saúde, a alegria, a vida.
Se não fosse jogador o que seria - Seu eu não fosse jogador, acho que optaria em administração de empresas, ou contabilista.
Uma frase - Ame ao próximo como a si mesmo, sendo assim teremos um mundo melhor.

Jean por Jean - Uma pessoa simples, feliz, que procura a todo momento aprender não só dentro da profissão mais com as coisas da vida e ao mesmo tempo procura ajudar outras pessoas com aquilo que de melhor aprendeu. Trabalhador, família, busca sempre ter uma boa estrutura psicológica para entender e superar as dificuldades que o mundo nos coloca.

Fale sobre a campanha Futsal! Um Sonho olímpico idealizada em 2003 pelo presidente da FPFS
Fico muito feliz de ver e participar em algumas vezes dessa campanha, pois a cada dia a FPFS procura colocar o futsal na principal competição que uma modalidade almeja. Espero que essa entidade possa conseguir esse feito pois todos nós amantes do futsal com certeza teremos motivos para comemorar e nos sentirmos vitoriosos de vermos a nossa modalidade nas olimpíadas, pois o futsal merece isso há muito tempo.

A importância de ter um Blog
Hoje percebo a necessidade e a importância do marketing para o crescimento de um atleta, um comércio, etc. Sendo assim, além do blog é impressindível que nós atletas tenhamos pessoas capacitadas para gerenciar nossa imagem, até porque a propaganda e a mídia positiva é a alma do negócio.


Acesse - http://j10futsal.blogspot.com


AGRADECIMENTOS: São tantas as pessoas que fizeram e fazem parte da minha história que fica até chato mencionar nomes e talvez eu possa esquecer de alguns, mais em cada etapa da minha vida acho que Deus colocou aquela pessoa para me ajudar, sendo assim prefiro mencionar da seguinte forma: a Deus em primeiro lugar, a família, verdadeiros amigos, companheiros de clubes, treinadores, torcedores, professores, imprensa, diretores, clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário