VÍDEOS

Loading...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Coluna do Silvio Carlos - Jornal Diário do Nordeste


Sílvio Carlos

silviocarlos@diariodonordeste.com.br
Publicado em 9 de novembro de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
Clique para Ampliar
Bruno Lambão
Clique para Ampliar
Firmo de Castro, que era zagueiro central do Riachuelo e tinha um racha perto do sítio do Dr. Aécio no qual jogavam nomes de evidência da sociedade. A seu lado um homem acima de seu tempo. Lívio Correa Amaro, que trouxe o futebol de salão para o Ceará
Maureen
Emílio Ribeiro, o fotógrafo do Zoeira, entregou-me ontem, já reformada, a foto que traz Maureen Schwartz de raquete em punho e que ficava na entrada do Clube Náutico. A foto vai agora para outro laboratório e em breve será transformada em gigantesco banner. O atual presidente do Náutico, Guedes Neto do Ceará, resgatará a trajetória dessa menina que encantou o mundo do tênis e hoje é vitoriosa e talentosa médica em São Paulo. Em tempo: Maureen foi campeã de duplas do IV Pan, em São Paulo (1963) jogando com Maria Esther Bueno.

Pegou tudo
"Até as que iam por fora. Nem mosquito ensebado passou". Esse foi o comentário que ouvi domingo passado 
(06/11), pela manhã, de um torcedor do Alto Santo que foi a Quixeramobim. O goleiro Bruno Lambão (na foto quando ainda jogava Sumov) ficou de fora nos 4 a 1 do tempo normal para os donos da casa, mas entrou na prorrogação: 3 a 0 Alto Santo.

Eleição no Ideal
De um idealino puro, que conhece os bastidores do clube mais fechado do Ceará, sobre a sucessão do ano que vem ao colunista, mas pedindo para não dizer seu nome: "Para derrubar a atual situação, os sócios do Ideal só têm um nome: Francisco José Barros de Oliveira, Dedé. Este sacudia o pleito e ganhava fácil a eleição". Posso dizer seu nome, perguntei a esse idealino: "de maneira nenhuma. Se você disser, digo que é mentira". Mas ele conhece o Ideal, sim.

O tribunal a pleno
Volto a lembrar aos meus amigos do futsal que se controlem durante e depois dos jogos. O TJD está funcionando e quem fala demais, perde a razão. Contenham-se. Pois aquele que "fala cobras e lagartos" da arbitragem, por exemplo, pode se dar mal e ser punido, por exemplo.

Os novos confrontos
De acordo com o regulamento, que prioriza o critério técnico durante o campeonato para estabelecer o mando de quadra na 2ª partida, teremos no sábado (12/11), às 16 horas, Horizonte x Afagu/Russas. E à noite, em Alto Santo, o time da casa pega o Fortaleza. No dia 19/11 os mandos serão invertidos. Quem se deslocou, espera em casa. E quem esperou, vai.

Lívio Amaro/Firmo
Dentro dos meus 50 anos de jornalismo e 70 de idade, continuo resgatando nomes e acontecimentos, entidades e instituições que brilharam nessa trajetória. E hoje na coluna dois personagens que fazem parte dessa história. Firmo de Castro, que era zagueiro central do Riachuelo e tinha um racha perto do sítio do Dr. Aécio no qual jogavam nomes de evidência da sociedade. A seu lado um homem acima de seu tempo. Lívio Correa Amaro, que trouxe o futebol de salão para o Ceará.

Lívio/Firmo II
Aliás, lívio trouxe o futebol de salão para o nosso Estado juntamente com Geraldão e Luiz Carlos Aguiar. Aqui quando da festa do cinquentenário do time do Francisco Lorda, de saudosa trajetória. Ninguém no Brasil pode falar de futebol de salão se não falar em Lívio Correa Amaro. Quanto a Firmo de Castro, continua nas lides, emprestando o brilho de sua inteligência (que é grande, por sinal), ao Ideal Clube.

Marron e Luciano
Os neutros e os justos e que viram o jogo Quixeramobim x Alto Santo são unânimes: a arbitragem de Marron e Luciano foi perfeita. E eu que vi Fortaleza 1 x 1 Espaço Jovem digo o mesmo: espetacular a arbitragem. Os árbitros são passíveis de erro, afinal, são humanos, mas juízes não entram em quadra para deliberadamente favorecerem A ou B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário